*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 25 de novembro de 2017

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Projeto Sem Fronteiras, de olho nos talentos timbaubenses


>>>>> Crianças e adolescentes podem alcançar visibilidade em associação de bairro
                    
          No cotidiano, nos mais diferentes pontos de encontro de sociabilidade dos espaços esportivos, tanto públicos (escolas, parques, praças) quanto privados (academias, escolinhas de esportes, ginásios), a prática esportiva produz uma série de valores no seu contexto. Liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, são alguns exemplos de valores que são vivenciados. Neste contexto, os programas e projetos sociais são fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens. Possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas, pedagógicas, alimentação balanceada, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com demais crianças, criar vínculos de amizade, afastando-as e as conscientizando do perigo das drogas, são alguns dos objetivos dos projetos sociais oferecidos por governos e instituições.

----------
----------

       O movimento é grande nas terças e quintas-feiras, no imóvel onde funciona a Associação dos Moradores do Bairro de Cesar Augusto, localizado na rua Olga de Albuquerque Queiroz, nº 24. A entidade é presidida por Ivonaldo Ribeiro da Silva, 49 anos de idade, funcionário público municipal, e nela vem se desenvolvendo o Projeto Sem Fronteiras, sob a responsabilidade do também funcionário público Márcio de Nazaré Silva Ferreira, 34 anos.  
       São quarenta e cinco jovens de ambos os sexos focados na prática esportiva. As atividades mais populares são Jiu-Jitsu e Muay-thai, mas também há espaço para outras, tais como Futsal, Basquete e Handebol.

----------
----------

        Dois jovens oriundos do Projeto Sem Fronteiras, filhos do Márcio de Nazaré, são campeões estaduais de Jiu-Jitsu. Eles são Márcio Gabriel Lopes Ferreira, 16 anos, aluno da Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar, Campeão Pernambucano Juvenil Faixa Azul 2017; e Flávio Antonio Lopes Ferreira, 10 anos, estudante da Escola Municipal Dr. Antônio Galvão Cavalcanti (Ginásio Municipal), Vice-Campeão Pernambucano Infantil Faixa Amarela 2017.
       Em sintonia com os cuidados que norteiam a formação cidadã dos jovens, o Sem Fronteiras exige autorização dos pais ou responsáveis, frequência escolar comprovada e boas notas. O Sem Fronteiras compactua com quem acredita que o esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos... Dentro de uma quadra todos estão igualados em condições. Devemos ensinar que é saudável competir, querer ser melhor, mais veloz, mas também é importante ajudar o outro a criar possibilidades para ele também ser o melhor, mais habilidoso e ainda, que juntos possam ser melhores.
-----------
- Daslan Melo Lima, com informações e fotos de Márcio de Nazaré e contextualização do www.efdeportes.com .

-----------

Página de Comportamento, jornal CORREIO DE NOTÍCIAS - Ano 10 - Número 121,  Novembro de 2017 

*****

Nenhum comentário: