*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 14 de outubro de 2017

SESSÃO NOSTALGIA - Misses e amigas para sempre

Daslan Melo Lima

          Foi no dia 23 de setembro, exatamente no início da primavera, que encontrei a inspiração para esta Sessão Nostalgia. Na sua página no Facebook, Conceição Bezerra Alencar, Miss Piauí 1985, fez um elogio dirigido a Carla Godinho, Miss Rio de Janeiro 1985, sua companheira de quarto no concurso Miss Brasil 1985.

----------


Conceição Bezerra Alencar, acima, quando do encontro das misses de 1985, há dois anos. Abaixo, na noite da sua eleição como Miss Piaui. 

----------
Carla Godinho, Miss Rio de Janeiro, é um marco na minha vida. 
Cheguei ao Miss Brasil 1985 super empolgada, com a possibilidade de trazer uma classificação para o Piauí. Era muito novinha, mas me deparei com um mar de bullying inimaginável.
Ela me apoiou em tudo, ensinou-me truques de beleza, de passarela e até me emprestou looks (dividimos o quarto durante o concurso).  
Uma lady rara, bela, educada, amiga, chic, descolada. Transita entre Paris/Milão/São Paulo/ou em uma vila de pescadores com a mesma simpatia e simplicidade.
Uma diva em postura e elegância. Uma fada que jogou pó de pirlimpimpim na minha necessidade.
Felizes dos que, como eu, têm o privilégio da sua amizade. 
Nenhum adjetivo será capaz de retratar os meus sentimentos e admiração.
Você me emociona!
- Conceição Bezerra Alencar. Facebook, 23/09/2017
 ----------
Carla GodinhoAcima, em foto recente. Abaixo, quando reinava como Miss Rio de Janeiro, quarta colocada no Miss Brasil 1985. 
----------
----------
Ontem e hoje, Carla Godinho Conceição Bezerra Alencar 

--------

Terezinha Granja, Miss Alagoas 1964,  
Laura Maria Ribeiro Aranha, Miss Acre 1964

        A amizade de Conceição Bezerra Alencar e Carla Godinho levam minhas lembranças ao meu tempo de garoto em São José da Laje, a cidadezinha alagoana onde nasci, início desta paixão pelo mundo Miss. 
       Quando Terezinha Granja, Miss Alagoas 1964, voltou para Maceió, após ter participado do Miss Brasil, ela declarou aos jornalistas que tinha valido a pena ter disputado o título máximo da beleza brasileira. E citava entre as coisas mais importantes que tinha lhe acontecido a amizade com Laura Maria Ribeiro Aranha, Miss Acre. A Manchete, que circulou com a reportagem sobre o certame (18/07/1964, ano 12, nº 639), postou fotos de ambas, que guardo com carinho lado a lado, num velho álbum de recortes.

Terezinha Granja, Miss Rio Largo, Miss Alagoas 1964
----------
Laura Maria Ribeiro Aranha, Miss Acre 1964

---------

Maria Olívia, Miss Brasil 1962, 
e
Maria José Defolloy, Miss Portugal 1962 

          Anos depois, li também em Manchete uma matéria onde Maria Olívia Rebouças Cavalcanti, Miss Bahia, Miss Brasil e quinto lugar no Miss Universo 1962, falava sobre sua experiência em Miami Beach: Ninguém tem tempo nem oportunidade para conversar com ninguém. Isso, naturalmente, deve-se ao fato de saberem eles que estão lidando com moças de família, inexperientes e vindas de países distantes. Mas fiz uma grande amizade com Miss Portugal, pois dormíamos no mesmo quarto de hotel. Outro dia, ela mandou-me um cartão postal dizendo que vai casar.” (Manchete, 23/04/1966, ano 13, nº 731) 
----------
Maria Olivia Rebouças Cavalcanti, Miss Brasil 1962
------
Maria José Santos Trindade Defolloy, Miss Portugal 1962 

----------

          Ao concluir esta crônica, deixo aqui um pensamento célebre e uma canção popular também famosa. Vamos refletir e cantar, em nome das misses e amigas para sempre.

"A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz." 
George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans (1819-1880), romancista britânica.
----------
 "Amigos para Sempre" (Friends for Life), composta para as Olimpíadas de Barcelona (1992). Melodia de Andrew Lloyd Webber e letra de Don Black, versão brasileira  de Carlos Cezar e Sonia Mara.
           
Eu não tenho nada pra dizer
Você parece no momento até saber
O quanto eu estou sofrendo
Vem, veja através dos olhos meus
A emoção que sinto em estar aqui
Sentir o seu coração me amando

Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes, nos momentos de prazer
Amigos para sempre

Você pode estar longe, muito longe, sim
Mas por te amar sinto você perto de mim
E o meu coração contente
Não nos perderemos, não te esquecerei
Você é minha vida, tudo que sonhei
E quis para mim um dia

Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes, nos momentos de prazer
Amigos para sempre

                                                         
*****  
_________    
Agnaldo Rayol e Ana Vitória cantam "Amigos para Sempre", acompanhados pela Orquestra de Câmara e Coro Cesumar
                          

4 comentários:

Anônimo disse...


Daslan,

a Sessão Nostalgia desta semana nos leva a refletir sobre o significado e o que é a verdadeira amizade. Para muitos ela só é praticada quando existe a proximidade dos corpos. Todavia ela pode aumentar com a distância e o passar do tempo. O belo exemplo vem dessas misses, notadamente às do concurso de 1985. Amizade é tudo na vida das pessoas, mesmo algumas morando em cidades diferentes, no Recife ou Timbaúba.
Um abraço carinhoso em todos os seus leitores que cultivam esse nobre sentimento.

muciolo ferreira

Anônimo disse...

Muito grata por ver em seu blog algo lindo entre parceiras do Miss Brasil 1985. Sra. Conceição, linda em todos sentidos, com uma inteligência maravilhosa, em contrapartida à Musa Carla Godinho, super injustiçada no Miss Brasil naquele ano (...)

Voltando ao tema, agradeço muito ao Sr. Daslan, por compartilhar momento único, entre amigas verdadeiras, coisa que, infelizmente, não se vê tanto hoje em dia. Maravilhoso que o Sr. tenha amizade com muitas delas. Fiquei sabendo que existem alguns fãs desses concursos que se sentem íntimos delas. Para se tentar passar uma mensagem, tem de passar primeiro pelos INTIMOS delas. Curioso, hein?

Mais uma vez, agradecida por tantos post lindos sobre esses concursos que um dia pararam o Brasil, em meus quase que 64 anos.

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
Comentário de Carla Godinho, via Facebook
>>>>>>>>>>

Obrigada, Daslan!
Amei a homenagem recebida!
Fiquei emocionada e sem palavras para descrever o tamanho da minha felicidade ✨ 💝
Obrigada!
Que venha uma semana abençoada para você também!
Um abraço!

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
Comentário de Andréia Ribeiro Reis, Miss Santa Catarina 1985, via Facebook
>>>>>>>>>>

Ceça que lindo este carinho entre vc e Carlinha!
Daslan Melo Lima, obrigada por compartilhar esta linda história.
Nosso grupo Miss Brasil 1985 é abençoado.