*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de setembro de 2017

MEMÓRIAS DE SÃO JOSÉ DA LAJE - Madureira chorou. Eu chorei

       

       No Carnaval de 1958, a música mais tocada foi “Madureira Chorou”, de Carvalhinho e Julio Monteiro, gravada por Joel de Almeida


    O samba teve como inspiração o drama da vedete Zaquia Jorge, dona do Teatro Madureira, no Rio de Janeiro, que morreu aos 32 anos de idade, afogada no mar da Barra da Tijuca, no dia 22 de abril de 1957.


Madureira chorou
Madureira chorou de dor
Quando a voz do destino
Obedecendo ao Divino
A sua estrela chamou

Gente modesta
Gente boa do subúrbio
Que só comete distúrbio
Se alguém lhe menosprezar

Aquela gente
Que mora na Zona Norte
Até hoje chora a morte
Da estrela do lugar


         Zinho, o mestre-sala da Escola de Samba Lajense, também morreu cedo, como a musa do samba, "quando a voz do divino, obedecendo ao destino, a sua estrela chamou". Eu era um garoto introvertido, estava no meio da multidão, e não sabia que um dia, ao recordar aquele tempo mágico na minha alagoana São José da Laje, meu coração ficaria inundado de saudade, lágrimas, poesia e nostalgia.  
---------
- Daslan Melo Lima - Memórias de São José da Laje, a cidadezinha alagoana onde nasci.

*****
----------
"Madureira Chorou",  

Um comentário:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Eu era um garoto e tinha meus 14 anos, e durante o carnaval de 1958 que passava na casa de meu tio Antônio Lira, que o chefe da Estação Ferroviária de São Lourenço da Mata, ouvi por algumas vezes ser tocada a música "Madureira chorou. Eu chorei". Não entendi o porquê haver sido repetida em várias oportunidades, pois não sabia ou melhor, faltava-me a noção de que estava intimamente ligada à morte da vedete Zaquia Jorge. Só você, com suas "MEMÓRIAS DE SÃO JOSÉ DA LAJE" para nos trazer à lembrança esses fatos históricos de que a gente não tinha conhecimento ou encontravam-se distantes do alcance de nossas memórias. Parabéns pela matéria!
Jeová Barboza