*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 27 de maio de 2017

SESSÃO NOSTALGIA - Laura Angélica e Carmelo de Castro, a Miss Brasil Mundo e o Mister Brasil 1978

Daslan Melo Lima

       
           Segunda colocada no concurso Miss Brasil 1978, a baiana Laura Angélica Viana de Oliveira Pereira conquistou o direito de representar nosso País no Miss Mundo, realizado no Royal Albert Hall, Londres, em 16/11/1978. Embora não tenha obtido classificação, Laura Angélica foi uma das mais belas brasileiras a participar do Miss Mundo.
      A revista Fatos & Fotos/Gente, de 24/07/1978, Ano XVI, nº 883, circulou com duas páginas focalizando a baiana ao lado do pernambucano Carmelo de Castro, Mister Brasil. Reportagem de Marlene Anna Galeazzi e fotos de Rolnan Pimenta.

---------- 
------

Laura e Carmelo na procura de mais dois títulos para o Brasil  

A GRAÇA, A BELEZA E
 O CHARME DA MULHER (E DO HOMEM) 
BRASILEIROS

         O dengo e a beleza da baiana Laura Angélica Pereira, que representará o Brasil no concurso de Miss Mundo, em Londres. A pele bronzeada, os músculos e os olhos verdes do pernambucano Carmelo de Castro, eleito Mister Brasil. O encontro dos dois, em Brasília, programado com exclusividade por FATOS E FOTOS/GENTE, provocou um grande congestionamento na frente do Itamarati e do Congresso Nacional (que está em pleno recesso parlamentar). 
       Quando Carmelo de Castro foi apresentado a Miss Brasil nº 2, confessou uma agradável surpresa: "Você é a coisa mais linda do mundo. Quanta beleza, simpatia e comunicabilidade. Você vai trazer o título, fácil, fácil." E a baiana - que de maiô recebia aplausos e variados elogios pela beleza do corpo e a perfeição do rosto - também não se conteve: "Nunca tinha visto de perto um campeão dessa especialidade. Que beleza! Deixa eu ver como são os seus músculos. Com este físico todo, você já está eleito Mr. Universo. Aliás, nós dois vamos ficar numa boa. Dois estados vizinhos, Bahia e Pernambuco, trazendo dois títulos internacionais pra o Brasil." 

-------------------

No duelo de beleza entre miss e mister ninguém perdeu - Carmelo quis saber de Laura por que ela não ficou com o primeiro lugar do Miss Brasil e, consequentemente, credenciada a disputar o Miss Universo, em Acapulco. E a baiana respondeu: "Quando eu voltar como Miss Mundo você vai compreender por que estou feliz de ir para Londres."
--------------------

        Depois da apresentação e da troca de elogios, cada um ficou demonstrando os triunfos que levará ao exterior. Laura, perfeita nas linhas do corpo, dona de uma simpatia que a todos encantava, foi mostrando "aquilo que Deus lhe deu e que só a baiana tem", como já disse alguém. Carmelo de Castro não fez por menos. Jogou seus músculos para fora e provocou gritinhos na plateia feminina e aplausos da masculina. O pernambucano explicou à baiana que entre a perfeição de seus corpos existia uma grande diferença: "Você é linda, já nasceu com a beleza feita. Tudo lhe foi dado por Deus e pela natureza. Comigo o negócio é outro. Um mister tem que construir seu corpo num ginásio, fazer um verdadeiro laboratório de musculação. Moldamos nosso corpo à imagem e semelhança das estátuas gregas.
        Os dois deram um verdadeiro show público, classificado por uma turista como "uma beleza que deu vida à Esplanada dos Ministérios". Carmelo demonstrou que além de bonito é forte, levantando nos braços a moça de cabelos castanhos-claros. Depois do rápido espetáculo, eles se despediram. 


        Carmelo seguirá na próxima semana para Acapulco, onde disputará o Mr. Universo. Lá estará também a mineira Suzana Araújo dos Santos que, como Miss Brasil número 1, concorrerá ao Miss Universo (até então realizado em Long Beach). E Laura estará em Londres no mês de novembro, para o Miss Mundo. Prima em segundo grau do cantor João Gilberto, a baiana retornou a Salvador depois do encontro com Mr. Brasil. Da capital baiana, onde será homenageada com uma grande recepção, ela seguirá para Juazeiro, cidade onde se criou. Como foi eleita rainha do centenário desse município, ela deverá, no dia 15 de julho, participar das solenidades locais. Apaixonada pela praia e pelos banhos de rio, no São Francisco, Laura promete seguir para Londres bem bronzeada, naquela fórmula de beleza tropical para inglês ver. Carmelo aproveitou o rápido encontro para lhe dar a receita de um bronzeador infalível.  Até novembro, ela promete cuidar de si, para não voltar ao Brasil sem o título de Miss Mundo. 

        ----------
         
          Carmelo de Castro dirigiu uma academia de musculação durante muitos anos, no primeiro andar de um prédio antigo localizado na rua da Aurora, centro do Recife. Quem passava pela calçada podia ler a reportagem da Fatos e Fotos/Gente, emoldurada num quadro próximo à entrada de acesso para a escada. Sempre que eu passava, fazia uma pausa para admirar a matéria. Faz dois meses que encontrei um exemplar daquela revista num "sebo" do Recife. Você, leitor, leitora, não pode imaginar minha emoção. 
          Espero que tenham gostado de mais uma Sessão Nostalgia. Voltaremos a nos encontrar na próxima semana, se Deus permitir. 

-----------

 

Carmelo de Castro e Laura Angélica deveriam ter saído na capa, mas o fim do casamento de Pelé e Rose ganhou maior destaque.

*****

11 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
De C. Rocha de Floripa, via e-mail:
"Uma gata maravilhosa! Pouco sabia sobre ela, e nada sobre ele. "
>>>>>>>>>>

Edson disse...

Excelente materia. Essa Bahiana foi uma escolha perfeita. Este pernambucano mostra que os concursos de Misters vem de dezenas de anos atrás.

Anônimo disse...

Interessante!
Por onde anda Laura Angélica Pereira?
Quem souber enviar mensagem para o Daslan publicar uma matéria com essa linda Miss que foi marcante para quem acompanhava o concurso na época.
Lamento em dizer que hoje o concurso perdeu o seu brilho.
A grande magia, o romantismo, o glamour, o status e o interesse do público ficaram no passado.
Foi um grande evento que aconteceu no Brasil e deixou lindas lembranças.
Edi Corrêa - Sorocaba/SP

Anônimo disse...

Essa baiana é linda. Mais um equívoco em 1978: deixaram de eleger LAURA ANGÉLICA como Miss Brasil.Uma pena! (Ricardo Magnavita)

CARMELO DE CASTRO disse...

Recife, 1 de novembro de 2019. Eu sou o Carmelo de Castro, quem está nessa matéria. Atualmente estou com 79 anos e a Academia Carmelo de Castro ainda existe e é uma das mais antigas do Brasil, ainda em funcionamento, localizada na rua des. Virgílio de Sá Pereira 473 - Cordeiro - Recife- PE. Fiquei feliz e surpreso em rever essa relíquia de matéria. Agradeço de todo o coração a postagem da matéria. Inclusive vcs podem encontrar no google a minha participação mister Brasil no Fantástico de 1978. No youtube pesquisem o programa cabeça de área onde narro a minha vida. Não abandonei a musculação, pois continuo treinando e com saúde. Meu Facebook é Carmelo de Castro Castro e meu blog é wwwavbip.blogspot.com.br, que, na qualidade de veterano paraquedista sou o Presidente dessa Associação.
email: carmelodecastro@gmail.com - Fone: 81-99849-39-70.

Luciana disse...

Parabéns
Vi o vídeo sobre a matéria no Fantástico

Luciana disse...

Parabéns
Vi o vídeo sobre a matéria do Fantástico

Unknown disse...

Parabéns vi o seu vídeo

Luiz Carlos disse...

Fui aluno dessa academia no início dos anos 80 ainda na rua da aurora, ia treinar com o meu cunhado à época, só que ele malhava (como se diz hoje) e eu ficava assinando televisão, kkkkk

Anônimo disse...

Aqui é leao carmelo

Anônimo disse...

Oi Carmelo, eu sou José matias, treinei no de 1978, com o instrutor Brahma.