a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 649, referente ao período de 11 a 17 de dezembro de 2017. ***** Grato por sua atenção.

sábado, 27 de maio de 2017

SESSÃO NOSTALGIA - Laura Angélica e Carmelo de Castro, a Miss Brasil Mundo e o Mister Brasil 1978

Daslan Melo Lima


       
           Segunda colocada no concurso Miss Brasil 1978, a baiana Laura Angélica Viana de Oliveira Pereira conquistou o direito de representar nosso País no Miss Mundo, realizado no Royal Albert Hall, Londres, em 16/11/1978. Embora não tenha obtido classificação, Laura Angélica foi uma das mais belas brasileiras a participar do Miss Mundo.
      A revista Fatos & Fotos/Gente, de 24/07/1978, Ano XVI, nº 883, circulou com duas páginas focalizando a baiana ao lado do pernambucano Carmelo de Castro, Mister Brasil. Reportagem de Marlene Anna Galeazzi e fotos de Rolnan Pimenta.

---------- 

 

Laura e Carmelo na procura de mais dois títulos para o Brasil  

A GRAÇA, A BELEZA E
 O CHARME DA MULHER (E DO HOMEM) 
BRASILEIROS

         O dengo e a beleza da baiana Laura Angélica Pereira, que representará o Brasil no concurso de Miss Mundo, em Londres. A pele bronzeada, os músculos e os olhos verdes do pernambucano Carmelo de Castro, eleito Mister Brasil. O encontro dos dois, em Brasília, programado com exclusividade por FATOS E FOTOS/GENTE, provocou um grande congestionamento na frente do Itamarati e do Congresso Nacional (que está em pleno recesso parlamentar). 
       Quando Carmelo de Castro foi apresentado a Miss Brasil nº 2, confessou uma agradável surpresa: "Você é a coisa mais linda do mundo. Quanta beleza, simpatia e comunicabilidade. Você vai trazer o título, fácil, fácil." E a baiana - que de maiô recebia aplausos e variados elogios pela beleza do corpo e a perfeição do rosto - também não se conteve: "Nunca tinha visto de perto um campeão dessa especialidade. Que beleza! Deixa eu ver como são os seus músculos. Com este físico todo, você já está eleito Mr. Universo. Aliás, nós dois vamos ficar numa boa. Dois estados vizinhos, Bahia e Pernambuco, trazendo dois títulos internacionais pra o Brasil." 

-------------------

No duelo de beleza entre miss e mister ninguém perdeu - Carmelo quis saber de Laura por que ela não ficou com o primeiro lugar do Miss Brasil e, consequentemente, credenciada a disputar o Miss Universo, em Acapulco. E a baiana respondeu: "Quando eu voltar como Miss Mundo você vai compreender por que estou feliz de ir para Londres."
--------------------

        Depois da apresentação e da troca de elogios, cada um ficou demonstrando os triunfos que levará ao exterior. Laura, perfeita nas linhas do corpo, dona de uma simpatia que a todos encantava, foi mostrando "aquilo que Deus lhe deu e que só a baiana tem", como já disse alguém. Carmelo de Castro não fez por menos. Jogou seus músculos para fora e provocou gritinhos na plateia feminina e aplausos da masculina. O pernambucano explicou à baiana que entre a perfeição de seus corpos existia uma grande diferença: "Você é linda, já nasceu com a beleza feita. Tudo lhe foi dado por Deus e pela natureza. Comigo o negócio é outro. Um mister tem que construir seu corpo num ginásio, fazer um verdadeiro laboratório de musculação. Moldamos nosso corpo à imagem e semelhança das estátuas gregas.
        Os dois deram um verdadeiro show público, classificado por uma turista como "uma beleza que deu vida à Esplanada dos Ministérios". Carmelo demonstrou que além de bonito é forte, levantando nos braços a moça de cabelos castanhos-claros. Depois do rápido espetáculo, eles se despediram. 


        Carmelo seguirá na próxima semana para Acapulco, onde disputará o Mr. Universo. Suzana Araújo dos Santos que, como Miss Brasil número 1, concorrerá ao Miss Universo (até então realizado em Long Beach). E Laura estará em Londres no mês de novembro, para o Miss Mundo. Prima em segundo grau do cantor João Gilberto, a baiana retornou a Salvador depois do encontro com Mr. Brasil. Da capital baiana, onde será homenageada com uma grande recepção, ela seguirá para Juazeiro, cidade onde se criou. Como foi eleita rainha do centenário desse município, ela deverá, no dia 15 de julho, participar das solenidades locais. Apaixonada pela praia e pelos banhos de rio, no São Francisco, Laura promete seguir para Londres bem bronzeada, naquela fórmula de beleza tropical para inglês ver. Carmelo aproveitou o rápido encontro para lhe dar a receita de um bronzeador infalível.  Até novembro, ela promete cuidar de si, para não voltar ao Brasil sem o título de Miss Mundo. 

        ----------
         
          Carmelo de Castro dirigiu uma academia de musculação durante muitos anos, no primeiro andar de um prédio antigo localizado na rua da Aurora, centro do Recife. Quem passava pela calçada podia ler a reportagem da Fatos e Fotos/Gente, emoldurada num quadro próximo à entrada de acesso para a escada. Sempre que eu passava, fazia uma pausa para admirar a matéria. Faz dois meses que encontrei um exemplar daquela revista num "sebo" do Recife. Você, leitor, leitora, não pode imaginar minha emoção. 
          Espero que tenham gostado de mais uma Sessão Nostalgia. Voltaremos a nos encontrar na próxima semana, se Deus permitir. 

*****    
          

4 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
De C. Rocha de Floripa, via e-mail:
"Uma gata maravilhosa! Pouco sabia sobre ela, e nada sobre ele. "
>>>>>>>>>>

Edson disse...

Excelente materia. Essa Bahiana foi uma escolha perfeita. Este pernambucano mostra que os concursos de Misters vem de dezenas de anos atrás.

Anônimo disse...

Interessante!
Por onde anda Laura Angélica Pereira?
Quem souber enviar mensagem para o Daslan publicar uma matéria com essa linda Miss que foi marcante para quem acompanhava o concurso na época.
Lamento em dizer que hoje o concurso perdeu o seu brilho.
A grande magia, o romantismo, o glamour, o status e o interesse do público ficaram no passado.
Foi um grande evento que aconteceu no Brasil e deixou lindas lembranças.
Edi Corrêa - Sorocaba/SP

Anônimo disse...

Essa baiana é linda. Mais um equívoco em 1978: deixaram de eleger LAURA ANGÉLICA como Miss Brasil.Uma pena! (Ricardo Magnavita)