*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 10 de dezembro de 2016

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Coronel Carlos Lyra, um orgulho timbaubense


Daslan Melo Lima


>>>>> O Coronel Carlos Lyra, Delmiro Gouveia e Gustavo Paiva formam o trio pioneiro da industrialização em Alagoas. Carlos Lyra é um orgulho das cidades  de Timbaúba, PE, onde nasceu, e de São José da Laje, AL, da qual foi seu maior benfeitor.  



         O Coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, industrial, filho do capitão João Alves C. Pereira de Lyra e de Feliciana Maria de Araújo Pereira de Lyra, nasceu em Timbaúba, PE, no dia 13.02.1859, e faleceu em São José da Laje, AL, em 11.06.1924, onde seu corpo foi sepultado.  Era casado com Severina Pereira de Lyra. O casal teve cinco filhos: Regina de Lyra da Rocha, Benigno Pereira de LyraSalvador Pereira de Lyra, Carlos Benigno Pereira  de Lyra Filho e Antonizita de Lyra Tigre 
-----------------

Obras relevantes promovidas pelo Coronel Carlos Lyra em São José da Laje, AL:

Usinas Serra Grande e Apolinário - A Usina Serra Grande foi implantada em 1894. Em 1897, foi a vez da Usina Apolinário, depois incorporada à Usina Serra Grande.
.
Igreja Matriz de São José - Em 17.01.1923, deu-se início a edificação. As obras continuaram mesmo depois da sua morte, ocorrida em 11.06.1924. A construção terminou em 19.03.1929. A inauguração aconteceu no dia 17.04.1929. 
.
Iluminação pública e privada e Hidroelétrica -  05.01.1924, inauguração da iluminação pública e privada, constituída de 75 postes de madeira de lei com igual número de lâmpadas de 50 velas. A Hidroelétrica, também inaugurada na mesma data, era constituída de uma barragem de pedra e cimento no rio Canhoto, com 100 metros de extensão, para obrigar as águas derivarem para o canal de captação de aproximadamente 950 metros até as duas turbinas tipo Francis. As turbinas tinham 275 cavalos cada, conjugadas diretamente com os geradores de corrente trifásica de 50 ciclos para uma tensão de 2.400 volts.  
.
Paço Municipal (Prefeitura Municipal) - Inaugurada em 07.01.1924;
.
Ponte Fernandes Lima sobre o rio Canhoto - Ano de 1924;
.
Estrada de rodagem São José da Laje X Colonia de Leopoldina - Extensão de 60 quilometros, inaugurada em 1924.

Com o seu falecimento, as usinas, as fazendas e o jornal Diario de Pernambuco, também de sua propriedade desde 1913, não sofreram solução de continuidade.
----------
ENTREVISTA - Trechos de uma entrevista com o Coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, publicada no “Timbaúba Chic”, suplemento do jornal "A Serra", de 30/12/1922.

Sua impressão sobre Timbaúba
- A melhor possível. Seria a terra ideal se houvesse mais água e menos mosquitos.
*
O traço predominante do seu carater
- Não defino. Acompanho os conterrâneos.
*
Sua maior virtude
- Saber viver, impondo-se.
*
Seu defeito mais grave
- É ter gente que não está satisfeita.
*
Sua verdadeira vocação
Criar zebus.
*
Sua maior felicidade
Ter vivido.
*
Sua maior desventura
– É pensar que morro.
*
Que terra desejaria habitar?
A terra onde nasci.
*
E em que época?
Época do milho.
*
Seus planos futuros
Viajar, ao céu de preferência.
*
Como desejaria morrer
- De maneira alguma.
*
Sua divisão
– Ser timbaubense.
---------

Fonte: "Timbaúba Ontem e Hoje", volume II,  Lusivan Suna. Edições A Província, 1996.
Imagem: Acervo de José Maria Mattos

*****


PASSARELA CULTURAL

Nenhum comentário: