*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 12 de novembro de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - Marcli Rosseti dos Guimarães, a arma do Clube Militar para a guerra das misses de 1959

Daslan Melo Lima


           O rosto bonito e o corpo harmonioso de Marcli Rosseti dos Guimarães estampou a capa da revista Mundo Ilustrado, de 13/06/1959, em três ângulos, fotografados por Campanella Neto. Eleita Miss Clube Militar do Rio de Janeiro, ela tinha disputado o primeiro concurso de Miss Brasília, onde perdeu para Marta Garcia, sua vice no clube carioca. Era apontada como forte candidata ao Miss Distrito Federal, na época Rio de Janeiro, pois Brasília seria inaugurada no ano seguinte. No Maracanãzinho, obteve o quinto lugar, no ano em que a disputa mais forte ficou entre as candidatas de Vila Isabel, Vera Ribeiro, primeira colocada, e Denise Rocha de Almeida, do Flamengo, classificada em segundo lugar.

----------
----------
As medidas perfeitas cercam as esperanças de Marcli na batalha com a fita métrica e fazem defesa cerrada.
-----------
     Esporte e vida ao ar livre ajudam a manter corpo e mente sadios.
 ----------
----------

    Marcli Rosseti dos Guimarães só tinha medo de Miss Flamengo na disputa do cetro da beleza carioca.  Lia os livros da escritora francesa  Françoise Sagan (1935-2004) no original e estudava inglês.  Preferia a música popular brasileira e achava Recado uma das coisas boas de se ouvir. 
     Seu nome na Mundo Ilustrado estava escrito Marcli Rosete, mas preferi escrevê-lo aqui tal como apareceu na revista O Cruzeiro que fez a cobertura do Miss Distro Federal 1959.
      Fui no Google e descobri que naquele ano Recado, samba de Luiz Antônio e  Djalma Ferreira, tinha sido gavado pela cantora luso-brasileira Vera Lúcia
  
Você errou
Quando olhou pra mim
Uma esperança fez nascer em mim
Depois levou pra tão longe de nós
Seu olhar no meu
A sua voz

Você deixou
Sem querer deixar
Uma saudade enorme em seu lugar
Depois nós dois cada qual
A mercê do seu destino
Você sem mim
Eu sem você

Saudade meu moleque de recado
Não diga que eu me encontro nesse estado

            Clico no Youtube, fecho os olhos e viajo ao som da musica e da voz linda e suave de Vera Lúcia para um tempo que se foi, para sempre se foi.

*****
----------
Vera Lúcia cantando Recado,  
https://www.youtube.com/watch?v=lNkFIOJeqZ0
----------
Sessão Nostalgia dedicada ao Miss Distrito Federal 1959, 
----------
Como foi o primeiro concurso Miss Brasília,
----------
Por onde anda a primeira Miss Brasília,

Um comentário:

Anônimo disse...

Daslan,

as candidatas ao Miss Rio de Janeiro e depois Estado da Guanabara, nas décadas de 50 e 60 eram tão bonitas que muitas delas poderiam representar qualquer outro estado da federação no Miss Brasil. Fariam bonito porque beleza tinham de sobra.
abraços,
muciolo ferreira