*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de novembro de 2016

SESSÃO NOSTALGIA – Conselhos de Ieda Maria Vargas e reflexões de Rachel de Queiroz para Raíssa Santana, Miss Brasil 2016

Daslan Melo Lima


        Faz poucos instantes que mergulhei no meu acervo de revistas antigas sobre misses, atrás de uma matéria sobre Ieda Maria Vargas, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo 1963, onde ela dava oito conselhos de como Ângela Vasconcelos, Miss Paraná, Miss Brasil 1964, deveria se conduzir no concurso Miss Universo.

Revista Fatos & Fotos, 11/07/1964

         Dos oito conselhos, cinco deles, no meu entender, são atemporais e poderiam ser importantes para Raíssa Santana, Miss Paraná, Miss Brasil 2016. Vejamos:  Seja sempre pontual; Não queira aparecer demais... **** Trate a todos, homens e mulheres, com urbanidade, inteligência e simpatia... ***** Desfile com naturalidade, sem muitos requebros... ***** Faça o seu specah sobre o Brasil, o traje típico e a emoção de participar do concurso: os americanos gostam de coisas leves. ***** Não queira fazer nada fora dos limites do concurso: os regulamentos são muito rigorosos.

----------
      Caso essa Sessão Nostalgia, minha encantadora Raíssa, chegue até você, peço que, também, medite nos trechos abaixo, extraídos de uma crônica primorosa da escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003). Essa pérola foi dedicada à Emília Corrêa Lima, Miss Ceará, Miss Brasil e semifinalista no Miss Universo 1955, e publicada na revista O Cruzeiro, edição de 30/07/1955.


 “... não acredite nunca quando lhe disserem que beleza é um acidente que não tem valor, que não dá felicidade, que mais vale inteligência, etc. Isso são chavões nascidos do desejo e da necessidade de consolar os feios. Uma bela mulher é uma perfeita obra de arte. Seja bonita com orgulho, com tranquilidade, com segurança...”
 “ Tudo são dons, dons gratuitos, que se recebem da fonte de todos os dons. Valerão eles menos por isso? E a beleza, entre os dons, é o mais alto de todos: o maior elogio que se pode fazer a uma realização, a uma paisagem, a um poema, é dizer que são belos. Por que a beleza é a coroa que os completa. Nem a virtude se concebe sem beleza, nem a divindade. ”
“... a beleza atrai o amor e a devoção. Porque a beleza é como um selo de Deus. ”
“Você foi escolhida a mulher mais bela do Brasil. É um grande título, não acredite em quem lhe deprecie o valor, nunca desdenhe o seu dom maravilhoso. Todos lhe queremos bem por isso, lhe somos gratos por ter nascido e se criado tão bonita, nos orgulhamos de você. “

----------


         Sucesso, Raíssa Santana, garota baianense. Ter a Bahia como berço, magia de todos os santos. Ter o Paraná como destino e se tornar a Miss Brasil 2016, quiçá Miss Universo, conspiração de todos os deuses.  

*****

Nenhum comentário: