*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 17 de setembro de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - Bianca Dias Lopes, Miss Brasil Latina 2017

Daslan Melo Lima


Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife, PE. Terça-feira, 13/09/2016. ***** Bianca Dias Lopes, 19 anos, 1,72 de altura, Miss São Paulo Latina, é eleita Miss Brasil Latina 2017, e irá representar nosso País no concurso Miss América Latina del Mundo, próximo ano, em Cancún, México. 
                                ----------
      Foi uma grande satisfação compor a comissão julgadora do concurso Miss Brasil Latina 2017, em suas duas etapas, a preliminar, como júri técnico que apontou as doze semifinalistas, e a final, que indicou as finalistas e a vencedora.

A PRELIMINAR

       Domingo, 19 horas, em um dos salões do Recife Praia Hotel, Boa Viagem, Recife, PE. Logo mais terá início o desfile em traje de banho das 20 candidatas ao título de Miss Brasil Latina 2017. 
     Fernando Bandeira Diniz, coordenador geral do certame, convida os componentes do júri técnico para passar algumas orientações:  "Miss América Latina Del Mundo busca uma garota magra, com curvas, e não uma magérrima; embora o termo latino possa remeter a alguém com trejeitos à la Carmem Miranda, com requebros e exageros, isso não tem nada a ver com a essência do concurso; a latinidade desejada requer um rosto bonito, graça, comunicação, um corpo harmonioso, determinação..." 
        Pediu aos jurados que não deixassem de assinar os mapas de votação, os quais, dentro da transparência que imprime ao evento, são mostrados depois aos coordenadores e misses. No júri, além de mim, experts como Manoel Gomes Filho, Carlos Holanda, Lizbeth Trujillo, Cristina Cadaval, Sílvia Furtado, Tiago Leite, Raphael Targino e Bruna Bloise (Miss Pernambuco Latina-Miss Brasil Latina 2016).
        O biquíni foi abolido e as misses desfilaram em maiôs tradicionais e trajes de gala. No final, em trajes casual, apareceram em grupos de três para as entrevistas, onde falaram de si e das suas regiões. Em cada mapa de votação, marcávamos um X ao lado dos nomes dos Estados e ilhas que as   garotas representavam. Tínhamos que apontar apenas doze.  Da média da pontuação desses mapas, a coordenação formataria outro, onde as 12 pré-selecionadas estariam destacadas e daí, na noite final, indicaríamos as finalistas e em seguida a vitoriosa.
        Todo jurado teve a oportunidade de fazer perguntas às candidatas. Ao chegar a minha vez, a indagação única para três concorrentes foi: “Qual o melhor livro que vocês leram e porquê.” O trio era formado pelas misses Ceara, Distrito Federal e Espírito Santo.  “O cérebro de alta performanace”, de Luiz Fernando Garcia, foi a resposta de Eliza Araújo, do Distrito Federal. “Eu e meus versos”, do Padre Fábio de Melo, afirmou Fernanda Pessan, do Espírito Santo. “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, concluiu Jacqueline Braga, Miss Ceará.  Cada uma, obviamente, justificaram  suas respostas com bastante desembaraço. 

AS CANDIDATAS

          Vinte candidatas e um sonho, ser eleita Miss Brasil Latina 2017. 
                                                                     
Miss Alagoas – Poliana Alencar
Miss Alter do Chão (uma ilha do Pará) – Kauane Nava
Miss Bahia – Joyce Oliveira
Miss Ceará – Jacqueline Braga
Miss Distrito Federal – Eliza Araújo
Miss Espírito Santo – Fernanda Pessam
Miss Ilhas do Pantanal – Sabrina Duarte
Miss Mato Grosso – Emile Tenório
Miss Minas Gerais – Karina Magalhães
Miss Pará – Larissa Oliveira
Miss Paraíba  - Flaviane Estrela
Miss Paraná – Amanda Rodrigues
Miss Pernambuco – Cynthia Willama
Miss Rio de Janeiro – Bruna Guimarães
Miss Rio Grande do Sul – Amanda Brenner
Miss Rondônia – Isabela Miranda
Miss Roraima – Gabriela Guimarães Garcia
Miss Santa Catariana – Carolina
Miss São Paulo – Bianca Dias Lopes
Miss Sergipe – Katiuscia Menezes

             Duas candidatas já tinham experiências como misses dos seus Estados no Miss Brasil Universo e uma no Miss Mundo Brasil: Fernanda Pessan, pseudônimo de Fernanda Pessoa do Espírito Santo, Miss Espírito Santo Latina,  top 10 no Miss Brasil Universo 2012; Sabrina Oliveira, Miss Pará Latina, top 15 no Miss Brasil Universo 2014; e Katiúscia Menezes, Miss Sergipe Latina, que disputou o Miss Mundo Brasil 2016. 
              A caçula das concorrentes era Isabela Miranda, de Rondônia, 17 anos, loura de 1,75 de altura, um tipo que impressiona. Espero que volte ao mundo Miss mais bem preparada. 

A GRANDE NOITE

Terça-feira, 19h30min, Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife, PE.

Top 12 do Miss Brasil Latina 2017, por ordem alfabéticas dos seus Estados e Ilhas:  Alagoas - Alter do Chão – Ceará – Espírito Santo – Mato Grosso – Pará – Paraná – Rio de Janeiro – Rio Grande do Sul – Santa Catarina – São Paulo - Sergipe:

      Com os mapas em mãos contendo a relação de todas as candidatas, mas com as doze semifinalistas destacadas, já selecionadas na preliminar, coube a cada jurado apontar as 7 mais em maiô e gala. Quando o Top 5 foi anunciado, em ordem aleatória, Alter do Chão, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pará, coube a cada um apontar apenas aquela que  gostaria que fosse a vitoriosa. Votei na paraense Larissa Oliveira
      Além de mim, outros jurados da preliminar também estavam no júri da final. Na comissão julgadora, o prazer de encontrar Williana Siqueira, Miss Alagoas Universo 2008, Miss Brasil Latina 2009 e terceira colocada no Miss América Latina del Mundo 2009.
      A trilha sonora do desfile de gala rendeu tributo a inesquecíveis sucessos da música popular brasileira. Emocionante acompanhar os desfiles das lindas jovens ouvindo canções como “Deus e eu no sertão” e  “Escrito nas estrelas” . A plateia foi  ao delírio quando a  gaúcha Amanda Brenner desfilava ao som de “Foi assim”, um dos maiores sucessos da carreira musical de Wanderlea.
----------

Bianca Dias Lopes, Miss SP Latina, recebendo a coroa de Miss Brasil Latina 2017 de Bruna Bloise, Miss PE Latina, Miss Brasil Latina 2016. Bruna Bloise viajará na próxima terça-feira, 20, para Cancún, México, onde participará do Miss América Latina del Mundo 2017.


TOP 5 do Miss Brasil Latina 2017 - Da esquerda para a direita, Kauane Nava, Alter do Chão, quarto lugar; Larissa Oliveira, Pará, segunda colocada;  Bianca Dias Lopes, São Paulo, primeiro lugar; Amanda Brenner, Rio Grande do Sul, terceiro lugar; e Fernanda Pessan, Espírito Santo, quinta colocada. 

       O Fernando Bandeira fez questão de ressaltar, antes de anunciar o resultado, que a diferença da primeira colocada para a segunda foi apenas de um ponto, afirmando que, dos catorze jurados, sete tinham dado o primeiro ligar à paulista Bianca Dias Lopes; seis à paraense Larissa Oliveira; e um à gaúcha Amanda Brenner.  

          Prêmios especiais: Miss Popularidade, Pernambuco (escolhida pela maioria do público que deixava o nome de sua preferida escrito nos versos dos ingressos, e colocados numa urna.  Miss Simpatia, Bahia; Miss Elegância, Santa Catarina; Miss Personalidade, Pará; Miss Bikini (melhor corpo), Miss Distrito Federal; Melhor Traje Típico, Rio Grande do Sul.. ***** Melhor Coordenador Estadual, Marcelo Ramos, Paraná ***** Melhor Concurso Estadual: Pará. 
         O concurso contou com a parceria de Rafael Targino (cabelos e maquiagem), Graça Joias, F’Salles Professional, Firenze (buffet), Ceiça Cavalcanti e Recife Praia Hotel
           Vale ressaltar o empenho de Fernando Bandeira Diniz, coordenador geral, e Luiz Welter de Souza, diretor Artístico. Eles comandam o evento com simplicidade, carinho e muita transparência.  Não há grandes cenários, nem grandes pompas e circunstâncias, pois o foco está nas estrelas, as Misses. São elas que têm espaço e oportunidade para mostrar a que vieram.

RECIFE, CAPITAL DA BELEZA LATINA

         Durante o período em que permaneceram no Recife, as concorrentes não gastaram tempo ensaiando coreografias. O Fernando  Bandeira optou apenas por marcações,  “se não as meninas não teriam tempo de conhecer o Recife”, justificou. No roteiro dos passeios estavam pontos turísticos inesquecíveis: Casa da Cultura, Ponte da Boa Vista, Marco Zero e um passeio de catamarã pelo poético rio Capibaribe.


OUTROS DETALHES




     Os responsáveis pela coordenação do Miss Paraná Latina distribuíram com os componentes do júri técnico fotos de Amanda Rodrigues e uma caixinha de guloseimas com o seguinte texto: O Pinheiro do Paraná fornece madeira de excelente qualidade, mas também fornece uma fonte de alimento muito importante, a sua semente, conhecida como pinhão. O pinhão, que garante a alimentação de muitas espécies animais, principalmente roedores e pássaros, também é item obrigatório, no cardápio de outono e inverno em milhares de residências do Paraná. 


          Enquanto isso, a comissão julgadora da etapa final recebeu da coordenação do Miss Distrito Federal Latina uma lembrança de Eliza Araújo, uma caixinha contendo um lenço bordado com o famoso versículo O Senhor é meu pastor; e nada me faltará.
----------
    Atuando como assistentes de produção, duas beldades  que já brilharam nas passarelas, Natália Spinelli, Miss Terra Fernando de Noronha 2010, e Natália Estanislau, Miss Sport Club do Recife 2008.
----------

Bianca Dias Lopes é a Miss Brasil Latina 2017.
O título está em boas mãos.


*****

Um comentário:

Miss Brasil Latina disse...

Simplesmente magico. Voltamos ao tempo. Detalhe por detalhe. Me deu ateh vontade de chorar. Enfim, restam apenas as lembranças de uma grande familia. Obrigado Daslan. 10 nota 10...