*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 28 de maio de 2016

De Timbaúba para o Mundo - Miss "Pirua" 2016, um Carnaval para recordar

UM CARNAVAL PARA RECORDAR - "Piruas", quando os machos sonham ser Misses

     Há alguns anos a revista VIP realizou uma enquete entrevistando um grande número de homens em várias capitais brasileiras, sobre questões referentes ao carnaval. Os resultados da enquete foram surpreendentes, apesar de não ser novidade o gosto ou o sonho de muitos homens por se vestirem de mulher no carnaval. Segundo os resultados da pesquisa feita com os leitores da dita revista, 3,5% dos entrevistados afirmou que gostam do carnaval justamente porque podem vestir-se de mulher, outros 2,6% dos entrevistados estar vestido de mulher já vale o carnaval dos sonhos e outros 3,2% dos entrevistados afirmam que o lugar mais divertido para pular carnaval é nos blocos em que os homens se vestem de mulher. Resumindo a enquete, cerca de 10% dos homens entrevistados passam ou gostariam de passar o carnaval vestidos de mulher.
         Desde que se tem lembrança do carnaval, esse fenômeno acontece no Brasil inteiro, homens que são héteros e muito machos, e outros nem tanto, se vestem de mulher e soltam a franga, ou seja,  assumem um lado feminino, alegre e com desinibição, fazendo a festa com muita diversão. E vale prestar atenção, eles nunca usam uma roupa e uma maquiagem discreta ou elegante, na grande maioria das vezes assumem o papel de uma mulher vulgar com vestidos justos e sensuais, uma maquiagem pesada, batons muito vermelhos, seios grandes, decotes ousados, fendas e saltos altos, mesmo que se equilibrem com visível dificuldade. 
        Homem vestido de mulher no carnaval é um fenômeno nacional.   Muitos psiquiatras e outros especialistas já tentaram explicar este fenômeno, mas não chegaram a um consenso. Entre tantas teorias vigentes a que tem mais adeptos é aquela que afirma que o carnaval é a oportunidade que os homens encontram de exorcizar a  fragilidade e afetividade reprimida no dia a dia, ou mesmo, soltar a franga.
      Este ano, o bloco irreverente timbaubense As Piruas (assim mesmo, com a letra “i”) completou 25 anos de existência e levou às ruas dezenas de rapazes, a maioria com um sonho: ser eleita Miss Pirua 2016
     
      
       Danilo Gadelha, vestiu azul em homenagem a Pia Alonzo WurtzbachMiss Filipinas, Miss Universo 2015, e faturou o primeiro lugar. Seu maior concorrente foi Rafael Carlos, de Roqueira, que conquistou o segundo lugar, enquanto Cleto Silva, de Oriental, faturou o terceiro lugar. Danilo ganhou troféu, 150 reais em dinheiro e uma faixa elaborada pela empresa Imagem-Gráfica Rápida. Os demais finalistas, prêmios em dinheiro e troféus.          A comissão julgadora foi composta pelo professor Leomir Lima, Franciele Roberta (Garota Verão de Timbaúba 2015), e pelo artista Leo do Pagode, sob a coordenação geral deste editor.

*****
UM FATO EM FOCO

----------
 ----------
Rua de Goiana. Um cano d'água estourado cobriu o calçamento e deixou um buraco escondido sob as águas. Resultado: um veículo danificado. Fotos enviadas por Walfredo Silva, via whatsapp. 

*****

TÚNEL DO TEMPO – As garotinhas, alunas da Escola Santa Maria, nem se davam conta naquele ano, o primeiro da década de 1960, que seriam testemunhas de uma época marcante para o Brasil e para o planeta Terra. 
Entre os fatos históricos, a Guerra do Vietnam; as mortes de John Kennedy e Martin Luther King; a chegada do homem à lua; a minissaia; os títulos de Miss Universo conquistados pela gaúcha Ieda Maria Vargas e pela baiana Martha Vasconcellos; a Palma de Ouro do Festival de Cannes concedida ao filme brasileiro “O Pagador de Promessas”; o golpe militar; os festivais de música; a Jovem Guarda... 
Aquelas garotinhas nem se davam conta de que um dia, lá longe, acessariam este blog e entrariam no túnel do tempo com os olhos marejados de lágrimas, lágrimas de saudades de um tempo que se foi, para sempre se foi. 
- Foto: Cortezia.
*****

Nenhum comentário: