*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 21 de maio de 2016

De Timbaúba para o Mundo

Timbaúba Centenária, os 34 anos de uma publicação histórica
 
> Uma revista, editada em fevereiro de 1982 , marcou os 100 anos de posse da primeira câmara de vereadores
 
         “Ora, se em 1982, Timbaúba completou um século, pois tenho um exemplar da revista Timbaúba Centenária, a cidade fez 134 anos no último dia 08 de abril, e não 137, conforme foi divulgado”. Eis o que questionou  M.C., leitora da revista TIMBAÚBA EM FOCO, através de e-mail dirigido ao mim, co-editor. Vamos esclarecer o ocorrido.
         A Lei Provincal número 1.363, de 08 de abril de 1879, criou o município de Timbaúba, com território desmembrado do de Itambé. No dia 21 de fevereiro de 1882, quase três anos depois, foi empossada a sua primeira Câmara de Vereadores, assim constituída: José Barbosa Pereira D’Andrade, presidente interino; Francisco Cabral de Melo Cavalcanti, Manoel Gomes Cavalcanti, José Remígio D’Albuquerque, Francisco Rodrigues da Paixão, Antônio Francisco Cavalcanti de Lira e Antônio Gomes D’Andrade, secretário interino. A revista Timbaúba Centenária rendeu um tributo aos 100 anos de instalação da Câmara de Vereadores, e não aos 100 anos de Emancipação Política, pois em 1982, o município já tinha 103 anos de independência de Itambé.

Quem era quem em 1982? 


Presidente do Brasil: João Batista Figueiredo
Governador de Pernambuco: Marco Antônio de Oliveira Maciel. 
Prefeito de Timbaúba: Antonio Ferreira Duarte.
Vice-prefeito: Gilson Muniz Dias. 
Vereadores: Daniel da Costa Mendonça, presidente; Manoel de Souza Lima, Salomão Carlos Maracajá Pessoa, Fernando Andrade Ferreira, Metaxas Rodrigues dos Santos, José Joaquim Pereira Campos e Antonio Chacon Cavalcanti de Albuquerque. 
Suplentes: Eliezer Barbosa de Araújo, Antonio Joaquim Zegas, Féliz Tavares de Oliveira e Mário de Moura Gomes. 
Secretária de Finanças: Maria do Carmo Ribeiro Chateaubriand. 
Secretário de Administração: Luiz Gonzaga de Albuquerque Régis. 
Secretária de Educação: Celma Lúcia de Vasconcelos. 
Tesoureira: Maria Odete Barbosa Carvalho. 
Juiz de Direito: Dr. Sebastião Romildo Vale de Oliveira. 
Promotor Público: Dr. João Antas Florentino. 
Pároco: Padre Manoel Barbosa da Silva Baher.

    Contendo 70 páginas, a revista Timbaúba Centenária teve uma tiragem de cinco mil exemplares, numa edição primorosa da Prefeitura Municipal, impressa pela Promídia Comunicação S/C Ltda, do Recife. O sucesso foi fruto de uma equipe criada pela Comcent, Comissão do Centenário, criada pelo Decreto Municipal nº 1.118, de 1º/09/1981.    

      Na última página da Timbaúba Centenária, concluindo sua crônica, Celma Lúcia Vasconcelos escreveu:
“Possa os líderes do futuro trabalhar com energia e sem ambições pessoais, para transformar esta cidade num exemplo digno de ser seguido pelas urbes de todo o Brasil. E que, daquela fazenda perdida nos rincões longínquos do Nordeste com uma arvore a dar-lhe o nome, possa surgir, um dia, a metrópole, espalhando para toda a Pátria e quiçá para o mundo, a lição do que pode fazer o amor à terra, o desejo de progresso, a união de um povo.” 
*****



PARTIDA -  E partiu para a Grande Viagem, na quinta-feira, 19, uma das figuras mais conhecidas de Timbaúba, Carlos Borromeu, 67 anos, proprietário do restaurante Casa Grande. O corpo foi velado na Rosa Master e o sepultamento ocorreu ontem, sexta-feira, 20, no Cemitério de Santa Cruz.   À família enlutada, nossas condolências, em especial para Suely Jordão Rigaud e Nadja Palma Pedrosda de Vasconcelossuas primas, minhas ex-colegas de trabalho no BNB, Banco do Nordeste do Brasil.

*****


HOSPITALIZADO - O estimado Enicênio Queiroz (63 anos completados no dia 24 de janeiro), na foto ao lado da sua esposa Verônica, sofreu desmaios e está internado na UTI do Unicordis, no Recife. Vamos orar para que Deus o proteja. 

*****

Nenhum comentário: