*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 21 de novembro de 2015

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Dr. Enilton Sérgio Tabosa do Egito: “Um dia, quem sabe?”

        
      O menino nascido em São Vicente Férrer e criado em Timbaúba, vive hoje à frente do Instituto do Coração, reconhecido internacionalmente como referência na medicina cardiológica. Seu nome é uma legenda, Dr. Enilton Sérgio Tabosa do Egito, nascido em São Vicente Férrer e criado em Timbaúba.
      Na sétima edição do Baile dos Casais, evento beneficente promovido pela Maçonaria no Tênis Clube, no dia 04, o renomeado médico chorou ao receber a Comenda do Mérito Maçônico Pernambucano concedido pelo Grande Oriente Independente de Pernambuco, “em virtude dos relevantes serviços prestados à Humanidade, contribuindo com suas pesquisas na área da saúde, em que chegou aos mais auspiciosos resultados, para o bem estar e à felicidade de incontáveis pessoas que desse progresso científico necessitaram”.
       Com a humildade de sempre, uma das características marcantes da sua personalidade, ele não esquece suas raízes e afirma emocionado: “Sempre que posso, visito Pernambuco. Sempre fico de voltar e nunca voltei de vez. Um dia, quem sabe?”
          Abaixo, um pouco da sua trajetória, com base no texto elaborado há três anos pelo deputado Maviael Cavalcanti, quando justificou à Alepe, Assembleia Legislativa de Pernambuco, a concessão da Medalha Leão do Norte (Classe Ouro) na categoria Sanitarista Josué de Castro, ao ilustre vicentino-timbaubense.
      Dr. Enilton do Egito formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas, atual UPE, no Recife. Partiu para São Paulo, onde completou sua residência e especializações. Na grande metrópole, fundou o Instituto do Coração, cuja diretoria integra atualmente. O médico Enilton Sérgio Tabosa do Egito é um pernambucano, nascido no município de São Vicente Férrer-PE, na Fazenda Balanço, em 19/08/1950. Foi criado em Timbaúba-PE, tendo portanto, profundas vinculações com a Mata Norte e com Pernambuco. Concluiu o curso de Medicina, na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, na turma de 1974, tendo em seguida se transferido para São Paulo, onde concluiu sua Residência Médica no Hospital de Beneficência Portuguesa, com o Dr. Adib Jatene, construindo uma carreira médica vitoriosa na área de Cardiologia, hoje, uma referência nacional que ao longo da sua trajetória profissional tem prestado relevantes serviços ao aperfeiçoamento da saúde e da modernização da Cardiologia, atuando presentemente com sucesso no Hospital do Coração de São Paulo – HCOR, do qual também é um dos seus dirigentes.
       Atua também como Diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, possui inúmeros trabalhos publicados, com ênfase em Cardiologia, e recebeu o título de Cidadão do Estado de São Paulo, como reconhecimento ao seu trabalho dedicado e expressivo. O Dr. Enilton do Egito, tem o reconhecimento de São Paulo, sem, no entanto, deixar de manter seus vínculos com Pernambuco, sempre prestando sua contribuição aos pernambucanos que procuram seus serviços profissionais. Importante também assinalar que o Dr. Enilton do Egito, tem prestado expressivo apoio técnico aos profissionais do Recife, hoje o 2º pólo médico do País, construindo uma rede de troca de informações e conhecimentos no campo da saúde e da Cardiologia. Demonstração evidente do reconhecimento profissional do Dr. Enilton do Egito é que ele tem recebido várias homenagens em Pernambuco, sua terra, da qual não se afasta, mesmo em São Paulo, onde mantém contato permanente com os pernambucanos.  Ele é presidente da Confraria Príncipe Maurício de Nassau, entidade que reúne dezenas de pernambucanos, provando suas vinculações com seu Estado e ampliando seu trabalho de apoio a Pernambuco.
         Dentre as homenagens que recebeu em Pernambuco, destacam-se a Medalha Nunes Machado, outorgada em 2004, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, no seu aniversário de 182 anos. O nosso Diário de Pernambuco, importante jornal do País, ao completar 183 anos, também o distinguiu como um dos seus homenageados, sobretudo pela sua expressão como profissional da Cardiologia. Além dos seus atributos específicos à saúde e à Cardiologia, o Dr. Enilton do Egito, se destaca como cidadão compromissado com as causas da melhoria da qualidade de vida da população, graças ao aperfeiçoamento da ciência médica aplicada ao avanço da medicina.

*****


8 comentários:

Cardiologista disse...

Incrível! O Cardiologista é de extrema importância para fazer acompanhamento de qualquer pessoa, com sintomas ou não, de doenças do coração.

FAMILIA MAFFEI DARDIS disse...

ENILTON DIGNIFICA A MEDICINA, PESSOA HUMANA E DEDICADA A SEUS PACIENTES, TENHO NELE A RAZÃO DE ESTAR VIVO, POR 16 ANOS ME ACOMPANHA COMO MEU MÉDICO, IRMÃO E COMPANHEIRO.
A TUDO AFIRMO : ENILTON " o CAPITÃO" É O EXEMPLO DE UM HOMEM DE HONRA.
Adv FERNANDO MAFFEI DARDIS

FAMILIA MAFFEI DARDIS disse...

O QUE FALAR DE UM HOMEM DE HONRA, ENILTO É O EXEMPLO DA DIGNIDADE, AMIGO LEAL, IRMÃO DE FÉ , HUMILDE E VENCEDOR NO SEU MISTER, DEVO MINHA VIDA A ELE, HA 17 ANOS ME ACOMPANHA COM PRESTEZA EM SEU MODO DE AGIR.
DIFICILMENTE PODEREMOS ENCONTRAR UM MÉDICO COM OS PREDICADOS DO CAPITÃO, COMO ASSIM É CONHECIDO NO H. COR.
DEUS O ABENÇOE CAPITÃO EM TODO SEU VIVER.
ADV. FERNANDO MAFFEI DARDIS

Adriana de Lima Henrique disse...

Agradeço a Deus por colocar pessoas como Dr.Enilton no mundo sofri muito com meu filho com problema no coração mas Deus enviou um anjo para operar e esse anjo foi Dr.Enilton Deus abençoe muito ...

Unknown disse...

Já o admiro e respeito mesmo antes de conhecê-lo, ansiosa por este momento breve !!!

Dione Assumpcao Romero disse...

Grande Dr Enilton Tabosa do Egito.
Dedicação exclusiva aos seus pacientes, incansável, muito competente.O melhor cardiologista.sem palavras para agradecer.
Dr Enilto está de parabéns.Deus no céu e Dr Enilton na terra.
Viva o Capitão, como é chamado no Hcor

Fernando Maffei Dardis disse...

Falar do Capitão e agradecer a Deus sua existência, pessoa emotiva e amiga , profissional de grande sabedoria e dedicação, o tenho em grande estima e com Ele me trato há mais de 18 anos com isso estou vivo. Deus abençoe o Capitão em todo seu viver

Anônimo disse...

Profissional maravilhoso. Humilde e muito dedicado ao paciente. Eu e meu marido Maurício só temos elogios e agradecimentos ao "Capitão". Que Deus o abençõe sempre!