*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 25 de abril de 2015

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

MEMÓRIA TIMBAUBENSE


       Do professor Cláudio Roberto de Souza, timbaubense radicado em Paulista, PE, recebi a mensagem abaixo.
---------
         Prezadíssimo Daslan, gostaria que você me ajudasse com uma informação sobre Jáder. Trata-se de sua formação acadêmica, sobre a qual eu não encontrei referências. Ele chegou a cursar a faculdade, no caso, qual? Eu encontrei um exemplar do jornal A Província, do início de 1900, onde há o registro de um Jáder de Andrade aluno do Ginásio Pernambucano prestando exames para o curso de medicina. Vou enviar a imagem do jornal para você. Sobre o jornalismo, ele era tratado como tal, mas na época, a atividade era fruto da militância e atuação intelectual. Mas, sobre uma formação acadêmica específica, não tenho informações. Se puder me ajudar, fico grato. Em  janeiro/1902, um Jáder de Andrade aparece inscrito para as aulas de aritmética, história universal e do Brasil, preparatórias para o curso de Medicina.
     Encontrei referências ótimas sobre Jáder no Jornal do Recife, 1902, 1904.  Em uma, notícias sobre as atividades de uma filarmônica Carlos Gomes em Timbaúba e suas atividades com a colaboração do "talentoso estudante Jáder de Andrade". Em outra, a notícia de que Jáder chegava do Rio de Janeiro, onde estudava medicina, para visitar a família.A impressão que dá é que ele formou-se, mas enveredou pelas letras, assumindo-se como jornalista.
--------
Jáder de Andrade (1886-1931), jornalista, poeta, industrial, um ícone timbaubense. *****  http://www.funjader.org.br/


       No volume II do livro Timbaúba Ontem e Hoje, Edição do autor, 1992, do pesquisador Lusivan Suna, não há  referência alguma de Jáder de Andrade como médico. Em 1902, ele teria 16 anos de idade. Será mesmo que estudava medicina? Lusivan, no capítulo dedicado ao ícone cultural, não menciona as instituições onde Jáder estudou. 

*****


IMAGINANDO QUE É NATAL - Um parque de diversões, do qual ao longe se sobressai uma roda gigante, está dando um clima de festa de fim de ano ao meu bairro, Timbaubinha. O cenário tem um quê de Natal. Tenho vontade de levar o menino que um dia eu fui para a roda gigante, mas ele ainda tem receio de chegar ao alto e se assustar. Melhor ficarmos aqui, eu e ele, imaginando que é Natal. –  Daslan Melo Lima

*****
QUANDO MAIO CHEGAR

Contagem regressiva para o Encontro dos Matutos de Timbaúba do dia 30 de maio, último sábado do próximo mês, das 16h às 22h. Local: Restaurante Catamarã, Recife, com comanda individual. ***** Maiores informações com Tranquelino Monteiro, e-mail tranquelino@gmail.com


*****

Nenhum comentário: