*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 4 de abril de 2015

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

REFLEXÃO
"Trate seu trabalho como diversão. Encare as dificuldades como parte de um jogo, ignore os aborrecimentos com uma risada e todo o quadro se modificará para melhor, e continuará modificado."
- Emmet Fox (1886-1951), escritor e conferencista irlandês.
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE   
Monsenhor Álvaro  Negromonte, do Engenho Gameleira a camareiro do Papa Pio XII


      Dando continuidade ao resgate das personalidades históricas timbaubenses, trazemos este mês a figura do Monsenhor Álvaro  Negromonte. Em nossas pesquisas, encontramos o texto abaixo no volume 2 do livro Timbaúba Ontem e Hoje, de Lusivan Suna. Na internet, localizamos um trabalho acadêmico escrito por   Evelyn de Almeida Orlando, da Universidade Federal de Sergipe , com um título emblemático,  “Monsenhor Álvaro Negromonte, o slêncio das fontes e o campo religioso”,  http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/162EvelyndeAlmeidaOrlando.pdf . Em ambas as fontes não há alusão à data da morte do religioso.


      Monsenhor Álvaro Negromonte nasceu em  26 de outubro de 1901, no Engenho Gameleira, em Timbaúba. Entrou no Seminário de Olinda aos treze anos de idade e ordenou-se sacerdote em 08 de junho de 1924. Foi designado logo após diretor do Colégio Diocesano e capelão do Colégio Santa Cristina, em Nazaré da Mata.
      Em 1927, transferiu-se para Minas Gerais, onde passou a exercer a capelania do hospital de Ituna, para depois fixar-se em Belo Horizonte. E foi na capital mineira que o padre Álvaro iniciou realmente sua brilhante carreira sacerdotal. Foi secretário do Arcebispado, capelão do Hospital Carlos Chagas, professor de catequética no seminário de Belo Horizonte, fundador e  reitor do Instituo Católico de Cultura. Vice-presidente da Sociedade Pestalozzi e vice-diretor Arquidiocesano do Ensino Religioso. Seu primeiro livro, “O Caminho da Vida”, ao qual se seguiu Pedagoia do Catecismo, de 1936, que sintetiza os princípios pedagógicos de renovação catequética, realizada na serie dos livros textos.
      De Minas, onde seu nome se propagara com brilho, como educador dos mais ilustres, foi para o Rio de Janeiro, centro irradiador por excelência, onde foi designado, em 1945, orientador educacional do Serviço de Assistência a Menores do Ministério da Justiça, cargo que exerceu com brilhantismo. Já  no Rio, publica os livros: “Educação Sexual, Noivos e  Esposos”  e “O que fazer de seu filho”, onde já encara de frente, com prudência mas sadia e indispensável objetividade já louvada por Tristão de Athayde, os complexos e difíceis problemas da educação sexual e do matrimônio no primeiro livro e os da educação dos filhos no último.
      Em 1950, foi diretor do ensino religioso na Arquidiocese do Rio e nesse mesmo ano representou o Brasil no Congresso Internacioanl de Catequética realizado em Roma. Em 1956, foi Monsenhor (camareiro) de S.S.o Papa Pio XII.
______
Crédito da imagem: FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco
*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA


A POESIA DO TREVO - De um lado, a arquitetura do ginásio a lembrar o Maracanãzinho, / enquanto uma placa alerta que o Estado é divisa com a Paraíba. / Se  tudo é Brasil, a estrada é a porta  que leva à casa do vizinho. / De outro lado, uma placa alerta que logo mais é  Macaparana, / antigo distrito de Timbaúba. Onde começa uma e termina outra? / O trevo me dirá quando o vento saborear a mais doce banana. -  Versos de Daslan Melo Lima - Foto: Jorge Moura
*****
FLASHES
FOLIA - Diercio e Eliana Guerra, filho e mãe na folia olindense, um carnaval para recordar.
----------
TURISMO - João e Conceição Souza, o mar do Rio de Janeiro por testemunha.
----------
CULTURA - Marlene Vasconelos Guerra na exposição recifense sobre a Tailândia.
----------
FORMATURAKalyna Araújo ladeada pela avó Zorilda e o tio Rodrigo Chaves Araújo, formatura em Direito.
----------
JUVENTUDE – O casal Clebson e Jacqueline Nunes, estudantes de Educação Física da FADIMAB-Goiana. ***** Roupas: Kara Nova ***** Fotos: DML/Passarela Cultural.
----------
TIMBAÚBA EM FOCO - Já está circulando a nova edição da revista TIMBAÚBA EM FOCO. Exemplares à venda na banca de Júlio Alfredo, centro da cidade.
*****

2 comentários:

Sociedade Legião Eucarística disse...

As informações sobre a vida do padre estão um tanto quanto equivocadas. Se ele nasceu em 1901 como poderia ter sido ordenado em 1914, se neste ano ele deveria estar com 13 anos? kkkkkk

DASLAN MELO LIMA disse...

RECADO PARA A SOCIEDADE LEGIÃO EUCARÍSTICA
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Grato pelo aviso.
O texto já foi devidamente corrigido.

Daslan Melo Lima