*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2015

COMENDA ISNAR CABRAL DE MOURA, EDIÇÃO 2015

      


           No Dia Internacional da Mulher, cinco mulheres foram agraciadas com a comenda que leva o nome da timbaubense Isnar Cabral de Moura (1909-2014), jornalista, educadora e escritora. O evento, já em sua segunda edição, idealizado pela Funjader, Fundação Jáder de Andrade, em parceria com a Prefeitura de Timbaúba, tem  a missão de reconhecer o trabalho de personalidades femininas em sua áreas de atuação.        
          Tudo aconteceu durante um chá,  às 17 horas do domingo, 08, no Museu de Timbaúba, sede da Funjader.  Na foto, sentadas, da esquerda para a direita, as novas comendadoras:  Zorilda Chaves Araújo, Maria Lúcia Albuquerque Ferreira Lima, Maria Paula Queiroz Bandeira de Melo e Emília de Morais Melo. O professor José da Silva representou Maria Dulcimar Ferreira, ausente à cerimônia por problemas de saúde. Atrás, da esquerda para a direita, Jefferson Leal (presidente da Funjader), Adriana Araújo (secretária de Cultura), Trícia (primeira dama) e Junior Rodrigues (prefeito de Timbaúba).       Os que fazem a Funjader agradecem o apoio cultural da Nova Schin e do cantor Egemilson, assim como às personalidades que marcaram presença. 
----------
Nos seus discuros de agradecimentos, todas frisaram o quanto estavam emocionadas por receberem uma honraria que remete a uma das maiores expressões culturais de Pernambuco, Isnar Cabral de Moura. Abaixo, um pouco do perfil de cada comendadora.  


Emília de Morais Melo – Carinhosamente chamada de Emilinha, celebrou idade nova no dia 10 de fevereiro. Discreta, elegante, gosta de ajudar ao próximo e de se envolver em campanhas beneficentes de forma anônima.  A viúva do empreendedor Luismar Melo (1944-2012) é uma figura humana cujo caráter se pauta naquele trecho bíblico que diz:  “Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu... Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita...”  
---------- 

Maria Lúcia Albuquerque Ferreira Lima – Esposa de Bartolomeu  Ferreira Lima, ex-prefeito, sempre muito tranquila, com seu jeito conciliador e diplomático, firmou seu nome como uma das maiores primeiras-damas de Timbaúba.

---------- 


Maria Dulcimar Ferreira – Educadora, ex-diretora da Escola Estadual Professora Elizabeth Lyra, uma filha, duas netas e uma bisneta. Não esteve presente ao evento por problemas de saúde. Encontra-se no Recife desde o final do ano passado, quando sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Foi representada pelo professor José da Silva. Quem tiver uma foto sua, solicito fazer contato através do e-mail daslan@terra.com.br
----------  

Maria Paula Queiroz Bandeira de Melo – Filha de José Guilherme de Azevedo Queiroz e Marta Maria Barreto Queiroz, nasceu no Recife, em 02/04/1964. Formada em Administração pela Fecape (UPE), casou  aos 29 anos com Alexandre Bandeira de Mello, pai dos seus filhos Bernardo e Maria Letícia. Trabalhou na Implanor e depois na Usina Cruangi. Tetraplégica por conta de um acidente de automóvel, devota de Santa Terezinha, reacendeu a ADAT – Associação Cultural e Apoio às Pessoas com Deficiências e Amigos de Timbaúba, entidade de utilidade pública que tem o objetivo de cuidar de crianças e adolescentes com necessidades especiais.
---------- 
Zorilda Chaves Araújo – Natural de Juripiranga, PB, onde nasceu em 25/07/1938, Zo, como também é chamada, foi esposa de Ezivan Marinho Araújo (1939-2014), com quem teve três filhos. Com muita tranquilidade, uma das maiores características de sua personalidade, continua à frente do tradicional estabelecimento comercial Farmácia Estado.


 ----------


            A tarde nublada, com ameaças de chuva, não tirou o brilho do evento.  Na programação, mensagens proferidas por Jefferson Leal, Junior Rodrigues e Celma Lucia Vasconcelos; declamações de poemas por Rosani Albuquerque e números musicais interpretrados por Egemilson, finalizando com um  serviço de chá foi muito elogiado pelas pessoas presentes. 
Egemilson 
Lúcia Ferreira Lima ladeada por familiares
Sentados, Alexandre Bandeira de Mello e sua esposa Maria Paula Queiroz Bandeira de Mello. Em pé, os pais de Paula, José Guilherme de Azevedo Queiroz e Marta Maria Barreto Queiroz. 
Zorilda e Ana Lygia Bezerra
Zorilda, Edna Morais, Emilinha e Ana Lygia

  *****

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenizo a FUNJADER pela inciativa de instituir a Comenda Isnar de Moura para homenagear a "Mulher Timbaubense" no dia a nós dedicado. As homenageadas, o meu abraço carinhoso, em especial as minhas amigas/vizinhas Emilia e Zorilda.

Ana Lygia Cajá