*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 6 de dezembro de 2014

SESSÃO NOSTALGIA – O encontro das rainhas de 1965

Daslan Melo Lima

    Naquele distante 1965, em nenhuma localidade do mundo, durante o transcorrer do ano, houve tantos concursos de beleza quanto no Rio de Janeiro, quando a cidade completou 400 anos de fundação.  




      Na próxima quinta-feira, 11, faz 49 anos que a revista Manchete (Ano 13, nº 712, 11/12/1965) circulou em todo o País trazendo na capa Miriam Salgado Lima, fotografada por Antônio Rudge, eleita Garota de Ipanema, e trazendo uma página dupla dedicada às oito rainhas da beleza carioca. A reportagem tinha o título de Manchete promove o encontro das rainhas de 65 e foi feita por Clóvis Scarpino e Domingos Cavalcanti.


     De janeiro a dezembro, elas tornaram o Rio mais belo no ano do seu IV Centenário. Levantaram títulos de beleza, com os quais dezenas de moças sonharam.   
Na foto maior, da esquerda para a direita:
Marina da Conceição Silva (Marina Montini), Rainha Mulata do IV Centenário;
Solange Sousa Barbosa, Rainha dos Jogos da Primavera;
Maria Raquel de Andrade, Miss Guanabara, Miss Brasil;
Miriam Salgado Lima, Garota de Ipanema;
Tônia Passos, Miss Suéter;
Sônia Maria Cardoso, Senhorita Rio;
Clara Bastos, Rainha do Sweepstake.
Na foto menor, Solange  Dutra Novelli, Rainha do IV Centenário, que chegou atrasada para o encontro devido a um problema no seu carro.

      Duas delas estão cumprindo uma nova missão em outra dimensão: Marina Montini, que faleceu em 20/03/2006, aos 58 anos de idade, devido a problemas de insuficiência hepática; e Miriam Salgado Lima, que  morreu no dia 16/02/2013, vítima de câncer. 

     Imagino acontecer o impossível: a revista Manchete nas bancas de todo o País no próximo ano, promovendo o encontro das rainhas de 1965, cinquenta anos depois. Fecho os olhos e ansioso imagino o que vai acontecer daqui a dois meses, com a graça de Deus: o garoto que fui visitando o Rio de Janeiro, passeando pela Cidade Maravilhosa e tentando identificar o lugar onde aquelas jovens lindas posaram para a Manchete

*****

3 comentários:

Edgard Bartolomeu. disse...

Boa tarde, Poeta
Gostei muito da sua lembrança homenageando e elogiando as Rainhas do IV Centenário carioca. Você quando escreve , redige com muita clareza e sensibilidade, nota-se a sua emoção e lembrança daquela época, sempre dá uma volta ao tempo. Desta vez houve um descuido, chamemos assim, não quero desmerecer a sua redação: você esqueceu de de publicar a data e a capa da Manchete dessa reportagem, detalhe este sempre pertinente nas suas notificações. Fiquei curioso para conhecer essa revista. Obrigado.

DASLAN MELO LIMA disse...

Sou muito grato ao leitor Edgard Bartolomeu pela atenção e comentário.
Com base no que escreveu, postei a capa da revista e as referências de praxe.

Um abraço.

Daslan Melo Lima
Timbaúba, PE, 08/12/2014, feriado na cidade, Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Anônimo disse...

Oi Daslan!

Você terá um local a mais para visitar e fotografar quando estiver no Rio daqui há dois meses, claro! Refiro-me ao monumento inaugurado ontem (8) em Ipanema homenageando Tom Jobim pelos 20 anos que nos deixou.

Tom e Vinícius de Morais contribuíram indiretamente pelo sucesso do concurso Garota de Ipanema, pois compuseram a canção que internacionalizou a praia carioca. E o concurso teve a melhor safra de jovens em todos os certames de beleza realizados no ano de 1965.

Muciolo Ferreira