*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 1 de novembro de 2014

SESSÃO NOSTALGIA ESPECIAL - Miss Brasil Latina 2015

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

      A convite de Fernando Bandeira Diniz, diretor geral do concurso Miss Brasil Latina, participei da comissão julgadora das etapas semifinal e final que elegeu a representante brasileira ao Miss América Latina del Mundo 2015. As concorrentes chegaram ao Recife Praia Hotel no dia 25 e cumpriram uma programação cultural que jamais esquecerão.

Misses no Marco Zero, Recife antigo.
----------
Misses na Oficina Brennand, do artista plástico Francisco Brennand.
----------
Misses no Catamarã, passeio noturno sob as pontes do Recife

-----
AS CANDIDATAS
Miss Acre Latina– Rita Cardoso
Miss Alagoas Latina – Juliana Cavalcante
Miss Amapá Latina - Williene Vanessa 
Miss Amazonas Latina - Thayana Fernandes
Miss Bahia Latina - Luana Flávia 
Miss Ceará Latina - Aline Medeiros 
Miss Distrito Federal Latina  - Silvana Moura 
Miss Goiás Latina - Katherin Strickert 
Miss Mato Grosso Latina - Natália Froes 
Miss Minas Gerais Latina  - Dianine Nunes 
Miss Pará - Paloma Souza
Miss Paraíba Latina - Mariana Souto
Miss Paraná Latina - Silvia Letícia Maccarin 
Miss Pernambuco Latina - Camila Garret 
Miss Rio de Janeiro Latina - Yasmin Martins
Miss Rio Grande do Sul Latina - Laís Berté 
Miss Rondônia Latina - Joiselita Fazio
Miss Santa Catarina Latina - Alessandra Freski
Miss São Paulo Latina  - Juliana Oliveira
Miss Sergipe Latina - Saiury Carvalho 
Miss Tocantins Latina - Natasha Marinho Paixão
 -----
PRODUÇÃO
Diretor geral: Fernando Bandeira Diniz ***** Diretor artístico: Luiz Welter de Souza ***** Fotógrafos  oficias: Solimar Correia e Alexandre Yamamoto, da SK Fotografia ***** Iluminação artística: César Vasconcellos ***** 
----- 
A SEMIFINAL
As candidatas desfilaram para uma comissão julgadora na noite do domingo, 26, no Recife Praia Hotel, em trajes típicos, bikini e traje de gala. Depois, cada uma foi submetida a uma entrevista. A análise permitiu que os jurados apontassem as  semifinalistas cujos nomes só foram anunciados na etapa final.
-----
A GRANDE FINAL
A final do concurso aconteceu no Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco,  na terça-feira, 28, quando todas voltaram a desfilar em trajes típicos, bikini e trajes de gala.
Top 12 - Por ordem de chamada, as semifinalistas foram as representantes dos Estados de Alagoas, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Paraíba. 
------------
Top 5 - Da esquerda para a direita, Juliana Cavalcante (Alagoas), quarto lugar; Laís Berté (Rio Grande do Sul), segunda colocada; Dianine Nunes (Minas Gerais), primeiro lugar; Saiury Carvalho (Sergipe), terceiro lugar; e Thayana Fernandes (Amazonas), quinta colocada.
----------


A despedida de Patrícia Guerra


A baiana Patrícia Guerra, Miss Brasil Latina 2014, no seu desfile de despedida. No seu discurso emocionado, derramou lágrimas ao afirmar o quanto o concurso foi importante em sua vida e elogiou o trabalho de Fernando Bandeira Diniz, que também não conseguiu controlar o choro. 
----------


A coroação de Dianine Nunes


Patrícia Guerra coroa sua sucessora Dianine Nunes.

----------
Hollywood é aqui - As candidatas fizeram seu desfile individual em traje de gala ao som de trilhas sonoras de filmes famosos, uma brilhante ideia de Luiz Welter, diretor artístico do concurso. O cenário era simples, "enxuto", sem efeitos visuais, dentro daquela proposta de que o mínimo é mais. A primeira candidata a desfilar, Juliana Cavalcante, de Alagoas, entrou ao som da música de "...E o Vento Levou". Foi um show inesquecivel, destaco além da alagoana as misses a seguir por gostar muito das canções dos referidos filmes: Thayana Fernandes, do Amazonas, "Cantando na Chuva". Saiury Carvalho, "Carruagem de Fogo", Dianine Nunes, de Minas Gerais, "Evita". 
----------
 Mariana Souto, a "Martha Rocha" do concurso 
Mariana Souto, Miss Paraíba Latina, 23 anos, 1,72 de altura, um dos mais belos rostos do concurso, tinha uma torcida forte que gritava todas as vezes em que ela aparecia no palco: "Martha Rocha! Martha Rocha da Paraíba!". Foi a última a ser chamada para compor o Top 12 graças ao título de "Miss Popularidade Latina 2015". As pessoas que entravam no Teatro Beberibe colocavam nos versos das senhas o nome de sua miss preferida. A que teve o maior número de indicações garantiu sua vaga no grupo das semifinalistas. 
----------



A transparência do resultado
Fernando Bandeira Diniz faz questão de mostrar aos coordenadores, candidatas e a quem interessar, os mapas de votação dos jurados.  


Primeiro Lugar - Dianine Nunes, Miss Minas Gerais Latina, 22 anos, 1,73 de altura recebeu 10 (dez) indicações para a vitória dos seguintes jurados : Tiago Korban, Daslan Melo Lima (editor do blog PASSARELA CULTURAL), Léo Sandres (estilista), Pascoal César, Walberto Camará (missólogo), Marcílio Pascoale, Taynara Gargantin, Raby da Galiléia (cabeleireira), Sandra Mota e Patrícia Guerra (Miss Brasil Latina 2014).
----------

Segundo Lugar: Laís Berté, Miss Rio Grande do Sul Latina, 22 anos, 1,80 de altura, recebeu 03 (três) indicações para a vitória dos seguintes jurados : Sarita Tabatchnik, Lourdes Barreto (antiquária)  e Claudemir Spyver (diretor da revista Vulque).
----------
Terceiro Lugar: Saiury Carvalho, Miss Sergipe Latina, 21 anos, 1,73 de altura, recebeu 02 (duas) indicações para a vitória dos seguintes jurados : Manoel Emídio Leão (cirurgião plástico) e Heloísa Helena Bandeira.
----------

Quarto Lugar - Juliana Cavalcante, Miss Alagoas Latina, 22 anos, 1,72 de altura não recebeu nenhuma indicação para a vitória, mas recebeu 19 (dezenove)  indicações para fazer parte do Top 5.
----------

Quinto Lugar -Thayana Fernandes, Miss Amazonas Latina, 24 anos, 1,74 de altura, não recebeu nenhuma indicação para a vitória, mas recebeu 16 (dezesseis)  indicações para fazer parte do Top 5.

----------
PRÊMIOS ESPECIAIS
Melhor Concurso Estadual, Rio Grande do Sul. Luciano Vianna recebeu o troféu das mãos de Tainara Gargantini. O prêmio de Melhor Coordenação ficou com a equipe do Ceará.
----------
Melhor Traje Típico Latino 2015 Laís Berté, Miss Rio Grande do Sul Latina
---------------

Miss Bikini Latina 2015, o prêmio de melhor corpo foi para Saiury Carvalho, Miss Sergipe Latina
----------
Miss Personalidade Latina 2015,  Dianine Nunes, Miss Minas Gerais Latina.
----------
Miss Elegância Latina 2015, Aline Medeiros, Miss Ceará Latina.
----------
Miss Simpatia Latina 2015, Camila Garret, Miss Pernambuco Latina.  
----------
Miss Popularidade Latina 2015, Mariana Souto, Miss Paraíba Latina.
-----
APOIOS CULTURAIS

Graças Jóias
A empresa Graças Jóias presentou as três primeiras colocadas com estas peças confeccionadas em ouro 18 quilates.
----------
Korban Cosméticos Profissionais

----------
Revista Vulque
A revista Vulque vai dedicar duas páginas da próxima edição ao concurso.
----------
Restaurante Casa D'Itália
O Miss Brasil Latina 2015 também teve o apoio do Restaurante Casa D'Itália, de Boa Viagem, que patrocinou um jantar para as candidatas.
----------
Love it Doces Finos


Love it Doces Finos presenteou as finalistas com cestas e aos jurados da final com kits que estavam sobre a mesa da comissão.
-----
DETALHES PARA RECORDAR 
BAHIA EM DOSE DUPLA - Elas disputaram o Miss Bahia Universo 2013 e voltaram a se encontrar no Recife. Patrícia Guerra, Miss Brasil Latina 2014 e Luana Flávia, Miss Bahia Latina 2015. Natural de Paulo Afonso, Luana Flávia, 22 anos, participou em 2010 da seleção em Salvador do concurso Menina Fantástica, da Rede Globo, e no ano seguinte ficou em quarto lugar  no Miss Mundo Bahia 2011.
----------
Walberto Camará e Taynara Gargantini, Reina Internacional Ganaderia 2014. "Descobrir uma garota e vê-la ganhar um título internacional é uma emoção que não tem preço", disse ele.  
-----
EU E ELAS



ENTRE AS ESTRELAS IRMÃS - “Alagoas, estrela radiosa / Que refulge ao sorrir das manhãs / Da República és filha donosa / Maga estrela entre as estrelas irmãs”, assim começa o hino de Alagoas, o Estado onde nasci. ***** "Salve! Ó terra dos altos coqueiros! / De belezas soberbo estendal! / Nova Roma de bravos guerreiros / Pernambuco, imortal! Imortal!", diz o estribilho do hino de Pernambuco, meu Estado adotivo. ***** No Recife, emocionado por fazer parte da comissão julgadora do concurso Miss Brasil Latina, sinto-me entre estrelas irmãs, ao lado da alagoana Juliana Cavalcante e da pernambucana Camila Garret . 
----------

O QUE É QUE A BAIANA TEM? - Eu e Patrícia Guerra, que tão bem representou a cidade de Luiz Eduardo Magalhães no Miss Bahia 2013, conquistando o segundo lugar, tendo sido eleita depois Miss Brasil Latina e terceiro lugar no Miss América Latina del Mundo 2014, na República Dominicana. ***** Filha de gaúchos, nascida em Barreiras, BA, o que é que a Patrícia tem? Parodiando Dorival Caymmi, responde o vento pernambucano: Tem inteligência, tem! Tem simpatia, tem! Determinação, tem! Tem classe, tem! Tem elegância, tem! ***** "Tem graça como ninguém". 
----------
APRENDIZADO CULTURAL - Estar presente na hora da entrevista com cada candidata representou um ótimo aprendizado cultural. Escutei histórias de determinação e superação de garotas lindas e sonhadoras de todas as partes do nosso Brasil. Uma das frases que mais ouvi : "Não foi fácil chegar até aqui". 
----------
REINA INTERNACIONAL DE LA GANDERIA - Natural de Paranavaí, Paraná, Taynara Gargantini morou seis anos no Recife. No seu currículo constam os seguintes títulos: Miss Clube dos  Oficias da PM de PE, Top 10 e Miss Simpatia do Miss Pernambuco-Universo 2011; Miss Paraná Latina, segundo lugar no Miss Brasil  Latina 2012; Miss Pernambuco Mundo 2013; Miss Paranavaí Universo 2014; Reina Internacional de la Ganderia (Rainha Internacional da Agropecuária), tradicional concurso de beleza realizada em Córdoba, Colômbia. ***** Eu digo que Taynara Gargantini é “paranabucana”, a mistura perfeita do frio do Paraná com o calor de Pernambuco.
                                     -----
VÍDEOS
Seleção de imagens do Miss Brasil Latina 2015
-----
Apresentação das semifinalistas em biquini 
https://www.youtube.com/watch?v=YsX05gxecac
------


Entrevista com Dianine Nunes antes de embarcar para o Recife. Mineira de Ipatinga, 22 anos, 1,73m, começou a atuar  como modelo aos 12 anos de idade. Morou em São Paulo, China e está há sete anos residindo no México.  
http://plox.com.br/caderno/aconteceu/modelo-ipatinguense-com-carreira-internacional-miss-brasil-latina

------
EPÍLOGO


Dianine Nunes, Miss Brasil Latina 2015, eu e Patrícia Guerra, Miss Brasil Latina 2014.
           Quando eu era adolescente, muitas vezes imaginava produzindo um concurso de Miss. Desenhava rostos e corpos femininos e colocava os desenhos numa passarela imaginária. Eu era o apresentador, jurado, atração musical... Tudo isso vinha na minha lembrança quando estava na comissão julgadora do Miss Brasil Latina 2015, nas etapas semifinal e final. 
      A missão de julgar não é fácil. Cada garota tem o seu toque de beleza peculiar, seu brilho, seus sonhos... Desejo que Danine Nunes, a nova Miss Brasil Latina, tenha um excelente reinado.
                                            ---------------------

Nota de Fernando Bandeira Diniz: "Amigos, aproveitando o grande sucesso do Miss Brasil Latina 2015 em Recife quero informar a todos que as inscrições para o MISS BRASIL LATINA 2016 já estarão abertas a partir do próximo dia 01 DE DEZEMBRO DE 2014. Aproveitamos a oportunidade para pedir que as coordenações estaduais que pretendam fazer seus concursos estaduais se comuniquem conosco para que acertemos alguns detalhes a cerca das novas regras para a realização dos mesmos." 

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Impressionante! Eu não tinha ideia da organização do evento. Um nível muito bom!
Parabéns aos coordenadores do Miss Brasil Latina!

C.Rocha de Floripa