*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 27 de setembro de 2014

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

VALDIR RAMOS, A SIMPLICIDADE DE UM CHEF

           
      Valdir Ramos Soares da Silva, ou simplesmente Valdir Ramos, um garoto de origem humilde que residia no bairro Jardim Guarani, foi destaque na revista Caras, edição 1087, 05/09/2014. Valdir Ramos nasceu em 09/04/1980, em Timbaúba/PE, foi aluno da Escola Estadual Clóvis Salgado e da Erem-Jader de Andrade. Também participou de peças teatrais, tendo feito o papel de Jesus Cristo na Paixão de Timbaúba.
       No ano de 2000, Valdir foi trabalhar como estagiário no Shereaton  Recife, dando início a uma carreira brilhante que o levou à função de chef executivo do Shereaton Rio Hotel & Resort, no Leblon, Rio de Janeiro, um cargo prestigiadíssimo numa das mais conceituadas  redes de hotéis do mundo. Durante o recente torneio de tênis Pro-Am Brasil/Caras, o Valdir elaborou o elogiado cardápio dos participantes.  
      O timbaubense é tido como profissional de grande capacidade de comunicação e facilidade de adaptação a novas funções e ambientes. Tem um forte senso de liderança, organização, habilidade para gerir pessoas, trabalhar em equipe e um bom conhecimento técnico na área de Segurança de Alimentos.
         Em julho de 2011, no Sheraton Porto Alegre Hotel, durante o jantar em comemoração aos 10 anos que o estabelecimento estava na cidade de Porto Alegre, Valdir Ramos foi eleito Destaque Especial, pelo desempenho extraordinário como Supervisor. Em 2012, a convite da Rede Sheraton, passou uma temporada no Shenzhou Peninsula Resort em Hainan, na China, como Executive Chef à frente do Restaurante Casa do Churrasco. No Sheraton Buenos Aires Hotel, na Argentina, foi Executive Chef do Festival Brasileiro, em 2011. Já participou de diversos Festivais: Gastronomia Mexicana, Peruana, Tailandesa, Portuguesa, entre outros.
       Tranquilo, Valdir Ramos não perdeu o jeito simples de ser. Ao lado da sua amada, a gaúcha Sabrina Stephanou, adora receber amigos com um jantar bem nordestino à base de jerimum, feijão verde com quiabo e maxixe, carne de sol grelhada na manteiga de garrafa, arroz, macaxeira, vinagrete... 
      Do Jardim Guarani para o Leblon, Valdir Ramos é um orgulho timbaubense.

*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE

TÚNEL DO TEMPO – Curso de Admissão ao Ginásio, professora Celma Lucia Vasconcelos, Colégio Timbaubense, 1966. Faziam parte da turma, entre outros, Ademir Damião, Airon, Alfredo,  Antônio GalvãoCarlos Eduardo, Edimir, Dorivaldo Ramalho, EdimirFernando Leão, José Marcos de Vasconcelos Carvalho,  Luiz Araújo, MaurícioTeotônio Monteiro e  Vidinho. ***** O Exame de Admissão ao Ginásio, criado em 1931, perdurou até 1971.  Terminado o curso primário, que tinha a duração de cinco anos, fazia-se a prova de admissão para ter acesso a um curso que durava quatro anos, o ginasial. Depois desse, o científico, com duração de três anos, daí vinha  o vestibular para ingressar na faculdade. ***** O exame de admissão ao ginásio era um ritual de passagem, uma prova de fogo para as crianças de um tempo que se foi, para sempre se foi. ***** Foto: Cortesia.
*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
A POESIA DA CAPELA DO CENECISTA

Um vento sutil e místico acompanha os alunos que ao encontro vão
da fórmula mais eficaz de mudar suas vidas e o mundo: - educação.

A imagem que simboliza a amada mãe do Salvador da humanidade

não cobra nada, apenas espera algo dos que esbanjam mocidade:

que aproveitem com sabedoria os dias, horas, minutos e segundos.

E os estudantes pela capela passam, alimentando sonhos fecundos.
- Daslan Melo Lima  
*****
UM FATO EM FOCO

A festa Um Sábado em Timbaúba, realizada no último sábado de agosto, na AABB-Recife, promovida pelo grupo Matutos de Timbaúba dos Mocós, mais uma vez teve caráter beneficente. Dezenas de pacotes de fraldas geriátricas descartáveis foram adquiridos e doados a duas entidades beneficentes que cuidam dos idosos timbaubenses: o Lar Espírita Lícia Campos e o Lar Vicentino. ***** A todos que desejarem fazer doações para os idosos dessas instituições, lembramos que as fraldas geriátricas descartáveis são os produtos de maior necessidade.
 

      Na Bíblia, em Mateus, capítulo 6, lemos que: “... quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita. Para que a tua obra de caridade fique em secreto: e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” **** É preciso, no entanto, que divulguemos ações como a do Matutos de Timbaúba dos Mocós, a fim de que o seu exemplo seja seguido.
*****
PELOS SALÕES SOCIAIS
Dorival Vasconcelos e Edna Cristina, focados no seu novo empreendimento, uma casa de recepcções a ser inaugurada brevemente.
-------
Tetê Andrade, Márcia Cavalcante e Soninha Araújo, na comissão julgadora do Mister e Miss Eremt.
*****
CANTANDO EM OUTRO TOM
           

         A notícia da sua partida semeou cinza na ensolarada manhã da primavera timbaubense. Morreu na sexta-feira, 26, Jurandir Xavier de Sá, o Jurandir de Sá, uma voz que marcou época em Timbáuba. Ele foi cantar e encantar em um dos muitos mundos abençoados de Deus
      Estou recolhendo material para prestar neste espaço um tributo ao artista. Sua colaboração será bem-vinda. Contatos: daslan@terra.com.br  .



*****
I CONCURSO DE POESIAS
FUNDAÇÃO JADER DE ANDRADE
Regulamento e ficha de inscrição neste link 

Nenhum comentário: