*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de abril de 2014

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Comenda Isnar Moura - O legado de Sofia - Niver de Júnior Rodrigues - Josefa Fulgêncio, 70 anos

A NOITE DA COMENDA ISNAR CABRAL 

      A entrega da comenda Isnar Cabral de Moura foi realizada na quinta-feira, 03, às 19h30min, no Museu de Timbaúba, uma iniciativa da Funjader, Fundação Jáder de Andrade, em parceria com a Prefeitura Muncipal. As homenageadas com a honraria foram: 

1 - Alga Marina de Oliveira Feliciano, timbaubense, nascida em 05/11/1925, filha do poeta Balthazar de Oliveira e viúva do poeta João Feliciano
2 - Hilda Costa de Souza, timbaubense do engenho Jussara Grande, onde nasceu em 10/12/1924. Parteira que, segundo estimativas, ajudou mais de 2.000 crianças vir ao mundo.
3 - Maria de Lourdes Jacques Coutinho, natural de Olinda, PE, nascida em 06/07/1925, radicada em Timbaúba desde 04/02/1945, viúva do médico João Gomes Coutinho, ex-vereadora. Por problemas de saúde não compareceu à cerimônia, tendo sido representada por sua filha Zarinha Coutinho
4Santina Bezerra, nascida em 20/03/1924, gestora da Creche Mãe Rainha.
5Irmã Sofia Maria Salanga, religiosa da Congregação das Fransciscanas de Maria Stern de Augsburg, Alemanha, onde nasceu em 17/06/1944. Chegou ao Brasil em 11/01/1986 e um mês depois recebu a tarefa de administrar a OSSAM, Obra Social Santa Maria, função que exerceu até a semana passada. Irmã Sofia recebeu sua comenda no domingo passado, 30/03, durante uma reunião na Ossam, pois na noite da quinta-feira estava embarcando para a Alemanha. 

Jefferson Leal, presidente da Funjader, ladeado por Santina Bezerra e Alga Marina.

Hilda Souza e o sobrinho-neto Eder Costa.
Em pé, da esquerda para a direita: Rosani Albuquerque, Eder Costa, Jefferson  Leal e Djalma Junior. Sentadas, na mesma ordem: Santina, Hilda, Alga e Zarinha Coutinho (representando sua mãe Lourdinha Coutinho). Na ocasião houve uma hora de arte com textos declamados por Rosani Albuquerque e Luciana Matias, além de uma performance da atriz Joselma Carneiro de Melo e um show musical com o cantor Egemilson.  

Banner com os dados biográficos de Isnar Cabral de Mouraeducadora de méritos consagrados, jornalista, cronista social e escritora, um ícone cultural, de Timbaúba para o mundo. Isnar mora no Recife e vai completar 105 anos de idade no dia 05 de agosto. 
    
Acima, Luciana Matias e Santina Bezerra. Abaixo, a comendadora ladeada pela irmã e o cunhado Givaldo Braz de Macedo.
----------

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com imagens das comendadoras ausentes, Maria de Lourdes Jacques Coutinho, de vermelho, e Irmã Maria Sofia Salanga. 
                                    *****

O LEGADO DE SOFIA 
          Na noite da entrega da Comenda Isnar Cabral de Moura, uma homenageada não estava presente porque naquele momento se encontrava no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, embarcando de volta para o País onde nasceu, Alemanha, depois de 28 anos de trabalhos à frente da Ossam, Obra Social Santa Maria. O que dizer da comendadora Irmã Maria Sofia Salanga? Simples, discreta, seu olhar transmite docilidade associada a uma boa dose de determinação. Na reportagem  “Um pouco sobre uma missionária e a missão que tomou para si”, postada em 27/12/2013, no site www.ossam.org.br,  abaixo condensada, podemos conhecer um pouco de sua vida. Os textos estão intercalados por imagens feitas na tarde do domingo, 30/03, quando ela recebeu sua comenda na Ossam.

Irrmã Sofia, comendadora,  e Jefferson Leal, presidente da Funjader, Fundação Jáder de Andrade. A comenda Isnar Cabral de  Moura é  uma iniciativa da Funjader com o apoio cultural da Prefeitura Municpal de Timbaúba.  Abaixo, eu, Celma Lucia Vasconcelos (secretária acadêmica da Facet, Faculdade de Ciências de Timbaúba), Irmã Sofia e Jefferson Leal.  
      Irmã Maria Sofia Salanga, nasceu na Alemanha em 17/06/1944, em plena 2ª guerra mundial.  Em 22/08/1969 , tornou-se religiosa da Congregação das Franciscanas de Maria Stern de Augsburg. Na Congregação fez o curso de pedagogia e trabalhou durante 12 anos como professora primária. Durante esse tempo o contato com as irmãs brasileiras, que por lá passavam, foi lhe despertando o desejo de servir no Brasil, como missionária.  Assim, depois de receber autorização da Congregação na Alemanha, estudou um pouco de português e partiu para o Brasil chegando em 11/01/1986. Um mês depois recebeu a tarefa de administrar a escola Estrela do Guaraní em Timbaúba, hoje Ossam, Obra Social Santa Maria. 
      Em todos esses anos a Ossam cresceu em sua estrutura física, tudo em função da necessidade de mais educação para crianças, jovens e adultos.  A educação infantil teve seu lugar de destaque. A complementação escolar surgiu como forma de apoio à escola regular. Depois veio a necessidade dos adolescentes terem cursos de prática profissionalizante. Adiante, ela percebeu que era a hora de trazer as mulheres para dentro da Ossam e dá a elas as  oportunidades  que perderam com o casamento ainda na adolescência. Foram oportunizados todos os cursos, todos os  espaços e feitos investimentos de tempo, material e professores para fazer com que as mulheres se descobrissem; percebessem que eram capazes de aprender, de crescer, de mudar com a família, de se amar. 
Na cozinha da Ossam, pausa para um delicioso lanche. Abaixo, em pose especial para PASSARELA CULTURAL, Irmã Sofia no veículo que dirigia para atender os compromissos da Ossam. Sofia e a kombi, uma cena que fazia parte da paisagem do dia a dia timbaubense.
      Irmã Sofia, com muita determinação, firmeza e carinho levou crianças, jovens, famílias e funcionários a acreditar que é possível vencer, ser feliz e bom cidadão.     Para a cidade de Timbaúba, Irmã Sofia fez, contribuiu, acrescentou, trouxe crescimento, através da formação do povo mais pobre.  Construiu casas em regime de mutirão, ouviu, orientou, apoiou. Mostrou para muitos que o mundo vai além das fronteiras de Timbaúba. Que todos podem e que a educação remove montanhas: a montanha do descaso, da desvalorização, da desumanidade, do desamor. A sua luta é por justiça. A sua causa é o amor! A sua bandeira são os ideais de São Francisco de Assis.

     Irmã Sofia e a educadora Tânia. Abaixo, eu e a comendadora.  

      No calor timbaubense daquela tarde de domingo, eu e a homenageada fizemos uma pausa para uma foto que acabou ficando emblemática, ao contastarmos que o Papa Francisco, através da imagem na parede, se fez presente ao encontro. Ao encerrar esta postagem, fico a refletir na passagem do tempo, pois 28 anos não são 28 dias. O legado da Comendadora Irmã Maria Sofia Salanga, ou simplesmente Irmã Sofia,  ecoará pela eternidade em cada espaço da Ossam, em cada coração das vidas que tiveram suas trajetórias direcionadas para um horizonte impregnado de azul e esperança.
*****

UMA TERÇA PARA RECORDAR
O prefeito João Rodrigues da Silva Júnior, ou simplesmente Júnior Rodrigues, completou 49 anos de idade na segunda-feira, 31 de março. No dia seguinte, terça-feira, 1º de abril, as personalidades que compõem o seu secretariado promoveram um jantar na Secretaria de Educação em torno da data especial. Presença de todos os secretários: Adriana Araújo (Cultural, Lazer, Esporte e Turismo), Alessandra Cavalcanti (Habitação), Alfredo Campos (Secretário de Governo), Arleide Guerra (Educação), Aryosvaldo Brandão (Obras e Serviços Urbanos), Carlos Menezes (Comércio, Agricultura e Pecuária), Irlene Lemos (Administração), Jorge Guedes (Planejamento Urbano), José Pedroza (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Magda Gomes (Finanças), Rafaella Marinho (Saúde) e Vânia Lúcia Barreto (Assistência Social e Cidadania).  

Um dos momentos mais significativos da festa foi o da exibição de um pequeno documentário com imagens de sua vida. Na foto, Júnior Rodrigues no dia da primeira comunhão. 
*****

JOSEFA FULGÊNCIO, A CLASSE DE UM NIVER


Josefa Fulgêncio, a Dra. Finha, celebrou seus 70 anos de idade na casa de recepções Espaço Livre, no sábado, 29 de março. Animação, descontração, glamour, boas bebidas e um jantar delicioso foram os ingrediente de uma noitada de classe que terminou em frevo. O conjunto Emoções cantou e encantou.   





*****

Um comentário:

tranquelino disse...

PARABENS PELA FUNDAJER POR ESSA INICIATIVA DE MOSTRAR PESSOAS QUE NÃO SÃO MAIS LEMBRADAS, MAS QUE NA ÉPOCA DELAS FIZERAM MUITO.