*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

quarta-feira, 5 de março de 2014

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - FOLIA 2014, UM CARNAVAL PARA RECORDAR


     Na realidade, aqui não se trata de uma retrospectiva fiel do carnaval timbaubense, mas um registro de algumas cenas ao sabor dos meus sentimentos, a materialização do meu olhar poético diante do que presenciei e fotografei.  
     Recebi muitos convites para marcar presença em festas e blocos, mas seria humanamente impossível comparecer a todos. Deixei que o momento e o meu estado de espírito me conduzissem. 
       E lá se foi mais um Carnaval no nosso Brasil tropical, onde tomei minha overdose anual de Frevo. A quarta-feira de cinzas não me causa nenhuma melancolia, pois volto para as minhas overdoses de Fé e Poesia, pérolas que o Vento e o Silêncio me oferecem todo dia. -  Daslan Melo Lima.
--------------------
O BAILE MUNICIPAL
Trícia e Junior Rodrigues, a primeira dama e o prefeito de Timbaúba, os anfitriões do 5º Grande Baile Municipal de Timbaúba. *****    Trícia usou uma fantasia de baiana estilizada, à Carmen Miranda.
O jovem vereador Fellipe Vasconcelos e seu grupo em clima havaiano.

          De mãos dadas, a animação, o Frevo, o glamour e a descontração.
Urias Rodrigues (de chapeu e blusa verde) liderou um dos grupos mais animados da noite.

A empresária Márcia Tarciana Andrade, vice-presidente do grupo Alves de Andrade, fez parte da comissão jugadora que elegeu o rei e a rainha do carnaval e as mais belas fantasias do baile. Antes de cair no frevo, recebeu uma homenagem da coordenação do evento por seu senso de empreendedorismo e comprometimento com o sociocultural da região.

Risos-Alegria-Frevo
Alberto Pereira Vital e Maria José Macedo Vital
Luiz Carlos Alves SoaresThássia Cristina.
Simpatia em dose tripla - Tetê Andrade, esposo e filha.
--------------------

O AMARELÃO


Um show de Frevo no bloco Amarelão. 
--------------------

AS PIRUAS
Criado em 1991, o irreverente bloco As Piruas (assim mesmo, com a letra "i") arrastou uma multidão para as ruas na manhã do domingo, 23, culminando com a eleição da Miss Pirua 2014. Rafael Carlos, Gato Verão de Timbaúba 2003 e Mister Timbaúba 2006, com a fantasia Miss Universo, faturou o troféu de primeiro lugar.  
Walfredo Silva, o Wal Boy, saiu de Deusa do Pilates, e ganhou uma medalha de semifinalista.
--------------------

PRESENÇA DE TIMBAÚBA NO GALO DA MADRUGADA
O camarote da Hidraupeças, na Av. Sul, Recife, reuniu dezenas de timbaubenses. Creuza, Cíntia e Carmélia estavam animadíssimas. Foi a primeira vez de Carmélia no Galo e mesmo com problemas nas articulações no braço esquerdo não deixou de frevar.
"Quando um dia eu tiver uma neta, desde cedo vou colocá-la numa escola de dança para aprender a dançar frevo", confessa Rosinha Albuquerque.


-------------------- 

NO POLO DAS MARCHINHAS
Os saudosistas fizeram da Praça do Centenário o quartel-general da saudade, que o dia Metaxas Rodrigues dos Santos.

Armando e Rosinha Albuquerque, simpatia em dose dupla.

--------------------

ELAS POR ELAS
O Guiness Book ainda não homologou, mas a imagem não deixa dúvida alguma: o Elas por Elas é o maior bloco carnavalesco só de mulheres do mundo. No seu 11º desfile, este foi o primeiro ano que aceitei o convite para acompanhar o cortejo em cima do trio elétrico, uma visão única e deslumbrante. 
Cláudio Brandão, filho de Risalva Brandão, fundadora do bloco, acompanhado de beldades.
Lilian Cavalcanti (ao centro), timbaubense radicada em Petrolina, PE, onde atua como assessora parlamentar de Ibamar Fernandes, vice-presidente da Câmara de Vereadores, feliz ao reencontrar as amigas Irenize Almeida e Neves Dias, no Elas por Elas
Cláudio Brandão, Risalva, Jorge Rodrigues e Lilian Cavalcanti.

Risalva Brandão
, a fundadora do Elas por Elas, e o esposo Jorge Rodrigues, pausa para um flash com Lilian Cavalcanti e Neves Dias.
Nos braços do pai Victor Brandão, a garotinha Maria Eduarda, neta da fundadora do bloco, estava atenta a todos os detalhes. 
As fãs foram ao delírio, quando um dos vocalistas da Cia do Kuarto saiu da dianteira do trio e se posicionou na traseira como se fosse pular.

Ranielle Rosendo e Risalva Brandão

Na extrema direita, Daniel Oliveira e Adriana Rodrigues, privilégio de ver o bloco passar de camarote.
--------------------

VACA ATOLADA
O intenso calor da manhã do domingo não assustou os integrantes do Vaca Atolada. Um carro pipa acompanhou o cortejo e os jatos d'água amenizaram a temperatura.
O carnavalesco Rinaldo da Mangueira, criador do bloco, está convalescendo de um enfarte sofrido há um mês, mas brincou moderadamente.
Waldeck e Avani.
--------------------

NAÇÃO RUBRO-NEGRA
Criado pelo carnavalesco Rinaldo da Mangueira, o Nação Rubro-negra saiu pela primeira vez pelas ruas de Timbaúba.

João Hélio Bezerra Guerra
--------------------

DESTAQUES
  
Elizabeth Muniz Falcão, na foto ao lado do namorado Joaquim Filho,  conseguiu mais dois titulos de beleza neste Carnaval. Além de Miss Macaparana 2012;  semifinalista no Miss PE 2012;  Miss Pernambuco Terra Coroa do Avião 2013; e semifinalista no Miss Brasil Terra 2013; ela se tornou vice-Musa do Galo da Madrugada e Musa do bloco timbaubense Imperial 2014.   
Elizabeth Muniz Falcão e Camilla Oliveira, Garota Verão de Timbaúba 2013, beleza em dose dupla no Baile Municipal.
--------------------

A PORTA

Os irmãos Renato, Rejane e Roberto Travassos.
Renato, Rejane, Roberto, Josefina Barbosa e Joselma Melo.


A Porta foi criado em 1996 por Vital Bertino ( in memoriam) e Roberto Travassos Bezerra   (Roberto Cajá). O bloco tem como símbolo uma porta de guarda roupa. Roberto Cajá  instalou a sede do bloco num anexo da sua residência, na Praça José Lins do Rêgo, 201, no bairro de Timbaubinha, zona norte da cidade. *****  Sem fins lucrativos, sem vendas de kits, em meio a uma generosa feijoada   regada a muita cerveja, A Porta saiu da concentração na  segunda-feira, 03/03, às 11 horas da manhã. ****   O frevo que enalte o bloco, composição de Renato Travassos e arranjos do maestro      Paulo Ramos, traduz o espírito do folião.  “Abre a porta e eu quero entrar para brincar o Carnaval. /     Carnaval é só folia, com muita alegria, eu quero brincar. / O Carnaval me contagia, no bloco da porta vou botar pra quebrar.    / Com a morena do lado, da cor do pecado, é de arrepiar. / Vem, a  porta está no frevo e a gente não vai parar de frevar!” 
                                                   *****

Nenhum comentário: