*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 2 de novembro de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - SALVADOR, OS MÁGICOS RECANTOS BAIANOS DE MARTHA ROCHA, MARIA OLÍVIA E MARTHA VASCONCELLOS

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

      “Ali morou Caetano Veloso! Estão vendo aquele prédio? Ivete Sangalo tem um apartamento ali.” Enquanto o ônibus circulava pelas ruas de Salvador, eu pouco prestava atenção a essas observações do simpático guia da minha excursão.  Meu pensamento estava no city-tour que faria no dia seguinte, ocasião onde meu amigo Roberto Macêdo haveria  de me mostrar alguns locais especiais, todos ligados à nossa paixão pelas Misses. "Daslan, tô saindo de casa. Vamos iniciar um dos dias mais inesquecíveis da sua vida. Da minha também! Abraço.” O relógio marcava 08h30min da ensolarada manhã baiana do domingo, 13 de outubro, quando acessei minha página no Facebook e li essa mensagem enviada às 08h04min por Roberto Macêdo. Meus companheiros de viagem tinham ido curtir Itaparica e eu tinha ficado aguardando o Roberto que chegaria momentos depois para me conduzir a este passeio fantástico, o qual foi devidamente documentado por ele.

-----

OS MÁGICOS RECANTOS BAIANOS DE MARTHA ROCHA, 
MISS BAHIA, MISS BRASIL, VICE-MISS UNIVERSO 1954

     
     ----------


Edfício Martha Rocha - No local da casa onde Martha Rocha nasceu e passou a infância e adolescência existe um edifício de apartamentos que foi construído pelo seu pai, engenheiro catedrático da Universidade Federal da Bahia. O imóvel, propriedade dos herdeiros, tem o nome de Edfício Hansa, em homenagem à mãe da Miss, mas todas as pessoas só conhecem o prédio pelo nome de Martha Rocha. 
----------


Alameda Martha Rocha - A eterna Miss Brasil é nome de uma alameda no Shopping Center Iguatemi.  
----------


Rua Chile - A Rua Chile conheceu uma das maiores movimentações da sua história quando Martha Rocha regressou dos Estados Unidos com o título de vice-Miss Universo 1954 e passou numa loja para receber um prêmio. Centenas de pessoas queriam vê-la. Houve tumulto e foi preciso reforço policial para conter a multidão. A vice-Miss Universo 1954 acabou saindo em carro aberto da Rua Chile para a Barra.

OS MÁGICOS RECANTOS BAIANOS DE MARIA OLÍVIA REBOUÇAS CAVALCANTI, MISS BAHIA, MISS BRASIL, 5º LUGAR NO MISS UNIVERSO 1962

----------

Casa colonial de Genaro Carvalho - Em frente da casa colonial onde morou o artista plástico Genaro Carvalho (1916-1971), Maria Olívia posou para a capa da revista Quatro Rodas,  ao lado do carro mais antigo do Brasil, um Clement 1895. 
----------


Igreja do Passo - A Miss Brasil 1962 também posou na escadaria da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo para a capa e reportagem na revista O Cruzeiro.


OS MÁGICOS RECANTOS BAIANOS DE MARTHA VASCONCELLOS,
MISS BAHIA, MISS BRASIL, MISS UNIVERSO 1968

----------


Viaduto Marta Vasconcelos  - Martha Vasconcellos, nome de viaduto, onde seu nome foi escrito sem o th e os dois ll.
----------



Alameda Marta Vasconcelos - Martha Vasconcellos, na placa sem o th e os dos ll, nome de alameda no Shoping Center Iguatemi.
----------

EPÍLOGO


No final do city-tour uma surpresa fantástica me esperava. Roberto Macêdo levou-me ao apartamento de Martha Vasconcellos, assunto abordado na minha crônica de duas semanas, e depois fomos almoçar diante do Mar sem fim do Senhor do Bonfim.

     Ao encerrar esta série de matérias sobre minha primeira viagem a Salvador, quero externar mais uma vez o meu muito obrigado ao Roberto Macêdo. As palavras de agradecimento fogem todas, pois nenhuma definiria o meu sentimento de gratidão pelas horas baianas maravilhosas que ele me proporcionou.  

      O texto desta Sessão Nostalgia será postado no caderno de turismo da próxima edição do jornal Correio de Notícias. Vou enviar este material para o guia da minha excursão, a fim de que ele, durante os city-tour, faça referência a estas mulheres maravilhosas que levaram o nome da Bahia para o mundo. Espero ser atendido, em nome da minha paixão pelas Misses, pois gosto muito de dizer que paixões são paixões, simplesmente paixões, não se explicam.

***** 

Nenhum comentário: