*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 17 de agosto de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - Vera Arruda, Miss Alagoas 1986

Daslan Melo Lima


                                                                       PRÓLOGO


     
          Na segunda-feira passada, 12, o meu amigo Roberto Macêdo, arquiteto e   jornalista baiano, postou no Facebook uma foto sua, clicada  quando de  recente viagem a Maceió,  ao lado de uma placa onde se lia Praça Vera Arruda. A postagem transportou-me no túnel do tempo para o ano de 1986, quando o Estado onde nasci enviou para disputar o Miss Brasil uma jovem de Palmeira dos Índios chamada Vera Ítala Leão Rêgo de Arruda. Tempo depois, Vera Arruda ficaria famosa como uma das maiores artistas do Brasil. Entre os  comentários que a postagem do Roberto Macêdo gerou no Facebook, destaco o de Deise Nunes, a gaúcha que foi eleita Miss Brasil naquele ano, e o do meu conterrâneo Barros Expedicutus.

      “... a Vera era uma pessoa muito especial. Simpatizei com ela logo que a conheci no concurso, tanto é verdade que emprestei um vestido para que fizesse a entrada com traje de gala. Fiquei muito triste quando soube da morte dela.” Deise Nunes.
      “... esse local não é apenas uma "praça", chama-se CORREDOR CULTURAL VERA ARRUDA, onde acontecem exposição cultura de artes plásticas, eventos e demais movimentos.das artes...só que, não havendo atividades, as crianças e jovens da redondeza (que é uma área nobre desta cidade) aproveitam para lazer. Foi realmente uma grande homenagem que fizeram à Vera Arruda, não exatamente por ter sido Miss Alagoas 1986, pois muitos nem sabiam disso, na verdade essa homenagem foi em virtude da grande artista alagoana que ela era.” -  Barros Expedictus. 
       Roberto Macêdo acrescentou: “... Vera casou com um baiano. Eu sempre a encontrava aqui. Tiveram uma filha linda. A última vez que vi o marido dela tem uns quatro anos, e a menina estava linda, com uns 10 anos de idade. O pai dele é dono da Construtora Pampulha, e a irmã, Danielle Campinho Araújo, é uma das diretoras da empresa. Ela é engenheira civil e foi candidata a Miss Bahia 1983 representando o mais querido, o Esporte Clube Bahia. A outra irmã, Iami (se não me engano é esse o nome) foi casada com Arnaldo Jabor. No dia em que levava Danielle Nascimento (Miss AL 2003) ao aeroporto, para embarcar para o Miss Brasil, encontrei Vera. E fiz uma foto das duas. Vera se desculpou por não sorrir, pois - segundo ela - estava com um lado do rosto paralisado. Já era a manifestação da doença.”
-----
            VERA ARRUDA NO MISS BRASIL 1986
Da esquerda para a direita, Maria Aparecida Correia, Miss Mato Grosso; Núcia Maria da Costa Melo, Miss Acre; Vera Arruda, Miss Alagoas; Roberta Moreira da Silva, Miss Paraíba, quinta colocada; e Elisa Gizely Kasminseki, Miss Paraná, eleita Miss Simpatia. ***** Foto: revista Manchete. 
----------
Candidatas durante um intervalo dos ensaios. De blusa listrada verde e amarelo, Deise Nunes, Miss Rio Grande do Sul, primeiro lugar. No centro, Solange Alves Correia, Miss São Paulo, segunda colocada. Atrás de Solange, Vera Arruda, Miss Alagoas. À direita, Roberta Moreira, Miss Paraíba, quinto lugar. ***** Foto: reprodução/web.
----------
Da esquerda para a direita, Vera Arruda, Miss Alagoas; Gina Santiago de Araújo, Miss Amazonas; Morgana Campos Brasil, Miss Bahia, semifinalista, top 12; Jaciara de Souza Coutinho, Miss Amapá;  e Núcia Maria da Costa Melo, Miss Acre. ***** Foto: reprodução/web.
-----
VERA ARRUDA, UMA MULHER MUITO CRIATIVA
 
           Saudosa Vera Arruda foi uma mulher muito criativa, construiu uma grife ainda na adolescência, virou um ícone da moda, usada por várias celebridades. Nasceu em Palmeira dos Índios, no dia 9 de julho de 1966. Aos 20 anos foi eleita Miss Alagoas e participou do Miss Brasil, em São Paulo. Vera começou como artesã, produzindo bijuterias para comercializar entre as amigas. Ela ainda foi artista plástica e vitrinista.
         Em 1998 foi escolhida como a melhor estilista no Phytoervas Fashion Awards, evento que deu origem ao São Paulo Fashion Week. De lá, foi convidada para estudar no Studio Berçot, em Paris e começou a desenvolver acessórios para as grifes Ellus e Rosa Chá. Ivete Sangalo, Astrid Fontenelle, Margareth Menezes e Adriane Galisteu foram algumas de suas clientes, que desenvolvia trabalhos com patchwork de tecidos nobres, bordados, pedraria e flores.
      Vera morreu em 30 de julho de 2004, após ser vítima de câncer no timo e hepatite medicamentosa fulminante. No período em que ficou internada, Vera criou 15 pijamas coloridos para serem usados no hospital. Ela morreu aos 38 anos e deixou Maria João, fruto do seu casamento com João Luiz Araújo. 
 _______Fonte: espalhai.tnh1.com.br, 13/08/2012.
  -----
Criações de Vera Arruda na esposição Viva Vera, Vera Viva, Associação Comercial de Maceió, agosto/2012. - Fonte: jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias ,16/08/2012.
-----
Essa sim, foi e para sempre será the real deal. Vera Arruda foi a estilista que apostou primeiro na moda artesanal, muito antes da avalanche de vestidos longos e batas estampadas que se viu por aí. Ela era única e linda. Uma artista de verdade que criava, não copiava. A marca continua firme e forte. O João Araújo, marido dela, me chamou para um bazar que acontece na loja na Rua Melo Alves 293 em SP, com peças assinadas de coleções antigas. E, eu vou. Imperdível! “  -------- Fonte: gabrielapegurier.blog.uol.com.br, 29/08/2006.
 -----
                                                                      EPÍLOGO


Praça Vera Arruda, Maceió-AL 
Foto: Geraldo Vitório/www.bairrosdemaceio.net
         A próxima fez que eu for a Maceió, visitarei o Cemitério Parque das Flores, depositarei uma rosa branca no túmulo de Vera Arruda e em seguida irei para um banco da praça que tem o seu nome, a fim de meditar sobre os mistérios da Vida e da Morte. 
          Farei minhas orações silenciosas ao lado do Vento  e agradecerei a DEUS pela caminhada de Vera Arruda no planeta Terra, como Miss, artista e ser humano iluminado. Óbvio que eu poderia fazer minha orações agora, mas lá, na capital de Alagoas, ao lado do Mar, as vibrações do Cosmos serão maiores. Assim Seja !
***** 


Nenhum comentário: