*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 13 de julho de 2013

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

ANA LYGIA, 
UMA PERSONALIDADE TIMBAUBENSE


          Na última edição, postei nesta secção a primeira foto da esquerda e solicitei dos leitores que mandasse e-mail identificando quem era.  Recebi 198 mensagens.  O resultado foi o seguinte: Celma Lucia Vasconcelos, com  101 indicações; Edna Morais, com 87; Risalva Brandão, com 7;  Nadja Palma, com 02 e Ana Lygia Bezerra, com 1 indicação. Resultado: A garotinha da foto é Ana Lygia Bezerra, a Lyginha Cajá, funcionária do Ministério Público de Pernambuco, e a leitora que acertou foi Ana Glória Araújo,  nutricionista timbaubense radicada há anos no Recife.
         Ana Glória disse o seguinte:  “Conheço Lyginha desde que nasceu. Como a minha madrinha Ode é vizinha dela, e morei na Rua Dr.Alcebíades, daí acompanhei de perto o crescimento dessa criança. Lyginha é muito solícita com todos, uma pessoa muito sincera, verdadeira e amiga. É reflexo da mãe, D.Dulce, que com muita dedicação e trabalho criou seus filhos para serem felizes. Gostava de andar com seu avô.  É muito familia. Lyginha é uma pessoa feliz, porque ama o que faz. Parabéns poeta  Daslan em divulgar essa criança que cresceu ajudando a todos, sem discriminação de raça, cor e classe social.”
.....
      Ana Lygia não parece, mas é uma pessoa tímida, daí que solicitei ao seu amigo Gabriel Chaves,  timbaubense radicado no Rio de Janeiro, que traçasse um breve perfil  de Lyginha. Abaixo, o texto do Gabriel. Vale a pena conferir.
     

      O que posso falar dela é sempre entrelaçando com a minha vida e da minha família. Bem, ela nasceu em... isso não deve ser revelado. Seria indelicado de minha parte, porém posso dizer que ela está ótima para as primaveras que possui. Dotada de uma personalidade ímpar e de um jeito muito Lygia de ser, adoramos ela. Posso dizer que faz parte da minha família do coração de Timbaúba.

      O primeiro contato dela com nossa família, lembro bem, minha Mãe sempre falou que ela chegou bem pequenina na farmácia, assim que foi inaugurada nos primeiros dias de funcionamento. Meio que fugida de casa, pediu um comprimido de AAS e sentou em um banquinho de madeira que havia para proteger o registro de água, na entrada da farmácia do lado esquerdo, sim, e começou a comer AAS como confeitos. Vale salientar que antigamente não havia essa consciência de que todo medicamento deve ser indicado pelo médico. O mundo em si era mais puro e inocente como o olhar de uma criança. Meu Pai e minha Mãe ficaram olhando para ela e acharam muita graça o desembaraço daquela criança que tinha ido ali para pesquisar e conhecer quem eram aqueles “estrangeiros” vindo de Ferreiros para a sua rua, a Dr. Alcebíades.

      Ali, Mamãe conheceu Lyginha, nossa amiga. Acompanhou meus irmãos crescerem e, a mim, viu nascer. Não consigo lembrar de nenhuma fase de minha vida de que não tenha participado. Datas comemorativas, festas, primeira comunhão, formatura, meu casamento aqui no Rio de Janeiro. Sempre lá, chorosa como sempre.

      Honestidade, dinamismo, gênio forte, falante são itens que compõe sua vida tanto pessoal quanto profissional. Cor predileta: de certo algo forte que chame atenção por onde passar, ser igual à massa ou à moda, isso não é seu forte. Ela é do signo de Peixes e por curiosidade fui pesquisar características. Para minha surpresa concordo com esta frase: “... a maior dificuldade deste nativo é nadar de acordo com a maré. Por viver no limite entre o seu turbilhão de emoções e as razões impostas pela vida, é um nativo que está sempre em busca da formação de sua personalidade. Muitos o consideram vulnerável, quando na verdade, a história não é bem assim.”

      Adora boas festas, mas, por favor: ninguém a convide para tumulto, pois, de certo, ela não irá, então não perca seu tempo mesmo. Adora bolos e doces e troca qualquer prato de feijão com arroz por uma boa guloseima fácil, fácil. Aliás, sobre hábitos alimentares, esse é outro assunto bem delicado. Quer mais um outro conselho? Se quiser convidá-la para comer algo, leve-a a uma lanchonete ou sorveteria e nunca para uma churrascaria! Adora pijamas e roupas de cama limpa. Se por acaso um dia vocês a virem indo lá na Farmácia Estado com alguma roupa folgada ou de estampas miudinhas, pode ter certeza que é um pijaminha que ela está usando, já está preparada para dormir e foi dar um cordial boa noite. 
 
      Tomo a liberdade de usar uma frase de Clarice Lispector de "A descoberta do mundo", que diz o seguinte: “Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado”. Minha querida Lygia é bem isso. É o não querer entendê-la, porque isso é muito limitado. Com todo o meu carinho, essa é a minha amiga Lyginha. - Gabriel Chaves  - Rio de Janeiro, julho de 2013
*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA


A PÉROLA DE UMA MANHÃ -  De dentro da Relojoaria Pérola, na Praça João Pessoa, obervo o movimento. Não estou sozinho na contemplação. A árvore chamada Timbaúba e as palmeiras imperiais também testemunham a manhã do sábado que logo mais dará lugar à do domingo. O tempo precioso corre  e a manhã é uma pérola que ele rápido consome.
*****
UM SÁBADO EM TIMBAÚBA
 




          No último sábado do próximo mês, 31 de agosto, será realizada a tradicional festa Um Sábado em Timbaúba , na AABB-Recife, tendo como atrações musicais a Banda Túnel do Tempo, que se apresentará em primeiro lugar, e em seguida a Banda Podre, prata da casa, comemorando os 10 anos desses encontros criados pelo Grupo Matutos de Timbaúba dos Mocós. ***** Os homenageados serão Luiz Gonzaga da Cruz (in memoriam) e Manoel Barbeiro. ***** O valor da mesa será de R$ 80,00 (oitenta reais) e a entrada individual de R$ 30,00 (trinta reais). ***** O lucro da festa será revertido na compra de fraldas geriátricas descartáveis para doação a duas instituições beneficentes que cuidam de idosos em Timbaúba: o Lar Vicentino e o Lar Espírita Lícia Campos. ***** Maiores informações e reservas de mesas com Tranquelino Ferreira Monteiro, e-mail tranquelino@gmail.com.
-----



 
MUSEU DE TIMBAÚBA - Aberto de terça à sexta-feira, das 09 às 12h e das 15 às 17h30min,  sábados, domingos e feriados das 15 às 17h30min ***** Rua Almirante Barroso, vizinho ao Ministério Público, no bairro de Três Cocos.
*****



UM FATO EM FOCO

 Uma notícia triste tomou conta de Timbaúba na manhã deste sábado, 13. Um grave acidente entre um carro e um caminhão, na BR-408, por volta das 9h30, feriu gravemente  Adriana dos Santos Araújo, 30 anos, funcionária da Caixa Econômica Federal. Ela conduzia um Vectra, cor preta, de placa PEK 4561(Petrolina), quando próximo a uma curva, no sentido Timbaúba-Aliança, ao tentar uma ultrapassagem, colidiu frontalmente com um caminhão de bujão de gás, de placa KKC 7045, conduzido por Elinaldo Francisco da Silva. 
 


Adriana Araújo está internada no Hospital Português, no Recife, e precisa de sangue tipo B negativo. Os doadores poderão  fazer contato com Rômulo Gomes, agência da CEF-Timbaúba, (81) 3631.0722. 
*****
 

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Daslan,

Como lhe disse, ninguém me reconheceria... Ana Gloria não reconheceu a criança de imediato, ligou o ambiente (casa de sua madrinha Ode) e a menina da vizinha kkk ou, D. Glorinha tem uma foto igual em seu álbum de recordações dos amigos timbaubenses. A amiga Ana Gloria agradeço de coração as carinhosas palavras quanto a minha família, em especial a minha mãe e a meu inesquecível Vovô Cajá, realmente adorava andar com ele.. Quanto ao meu perfil traçado pelo meu grande amado e idolatrado AMIGO GABRIEL ... ele realmente o fez muito melhor do que EU faria; sou exatamente como ele descreveu ! !
Grande abraço,
Ana Lygia...Lyginha, a eterna criança da R. Dr. Alcebíades.

Anônimo disse...

Estudei com Lyginha, uma das pessoas mais fascinantes que conheço.
Timbaúba seria outra se houvesse outras Anas Lygias!

J.

Anônimo disse...

"Viajo" nestas coisas que fazem o encanto das cidades do interior.

Ana Lygia deve ser uma figura sensacional.
Morri de rir com a história dela ter comido comprimidos AAS.

C.Rocha de Floripa

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Ana Gloria Araujo, via e-mail

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Daslan:
A reportagem e homenagem a Lyginha está sendo muito
comentada, realmente, você acertou em divulgar essa
criança feliz e que hoje ajuda a todos sem discriminação.

Acabei de falar com ela pelo telefone, ela está muito
emocionada.
Teotonio também parabeniza você pela excelente iniciativa.

Fiquei supresa com a divulgação
dos resultados, acho que estava presente na hora de tirar
essa foto (ativei a minha memória, quando conversei
com Lyginha).

POETA DEUS SEMPRE LHE ILUMINE.
GRANDE ABRAÇO,
ANA GLORIA, TEOTONIO E GLORINHA.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Daslan,

Tive a oportunidade de conviver com Ana Lygia (como ela adorava que lhe chamasse) e realmente ela é uma criatura sem igual; perdemos o contato a bastante tempo mas por ter boas recordações do tempo que passei ai em Timbaúba sempre que tenho um tempinho entro no seu blog e hj me deparei com uma materia sobre minha grande e inesquecivel amiga Ana Lygia, alegre, amiqa, humana, muitas vezes brava quando pisavam no seu dedão do pé (como ela sempre dizia). Foi otimo ver como ela tornou-se tão bonita e elegante. J. Batista -