*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 15 de junho de 2013

SESSÃO NOSTALGIA-ESPECIAL, MISS PERNAMBUCO LATINA 2014

                        

Daslan Melo Lima
 
PRÓLOGO
      Na chuvosa noite de quinta-feira, 13, a convite de Fernando Bandeira Diniz, coordenador do Miss Brasil Latina, estive no Atlante Plaza Hotel, em frente ao mar de Boa Vigem, no Recife, para o coquetel de lançamento do Miss Brasil Latina 2014. Logo em seguida, aconteceu a eleição da jovem que representará Pernambuco no concurso Miss Brasil Latina 2014.

O COQUETEL
           O espaço do coquetel foi numa área do primeiro andar, onde se ouvia as vibrações positivas do  som da água que descia da parede para  a área verde do pavimento inferior, permitindo, também, escutar um pianista que  executava grandes sucessos da música popular nacional e internacional. O cerimonialista Alexandre Sá e o diretor geral da TV Replay, James Paiva, estavam atentos aos detalhes. A festa foi gravada pela TV Replay e James Paiva me disse que a empresa pretende expandir seus contatos na mata norte pernambucana. A comitiva da Copa das Confederações da FIFA estava hospedada no Atlante Plaza Hotel, mas os flashes eram para as misses. 

Júlia Guerrra (Miss Rio Grande do Sul Latina e Miss Brasil Latina 2013), estilista Leonardo Sandres e Edilene Peixe (Miss Goiana e Miss Simpatia do Miss Pernambuco 1983). Júlia Guerra estará em agosto em Riviera Maia, México, disputando o título de Miss América Latina Del Mundo.  ***** Foto: DML/Passarela Cultural.
-----
Joaquim Francisco de Morais Andrade Filho (Quinquinha) ladeado por Taynara Gargantini, Miss Pernambuco World 2013,  e  Elizabeth Muniz Falcão, Miss Macaparana 2012, semifinalista do Miss PE 2012 e Miss Terra Pernambuco-Coroa do Avião 2013.***** Foto: DML/Passarela Cultural.
Leonardo Sandres e Júlia Guerra. O belo vestido é uma criação do Leo. Ele viveu momentos de suspense antes de chegar ao Atlante Plaza. Não encontrou voo de Maceió para o Recife e veio de carro com um amigo. Deveria estar no hotel às 18 horas, mas às 16 estava em Jaboatão dos Guararapes em meio a um engarrafamento. Chovia.  Não teve dúvida e desceu do veículo, saiu a pé com a mala e caminhou durante uma hora para pegar um táxi. ***** Foto: DML/Passarela Cultural.
-----
Leonardo Sandres ladeado por Denia Giellzi, hair style, e Ana Paula, Miss Terra Pernambuco-Porto de Galinhas 2013.***** Foto: DML/Passarela Cultural.
-----
 Lado a lado, duas misses que representaram a cidade de Goiana no Miss Pernambuco. Da esquerda para a direita, Edilene Peixe (Miss Goiana 1983), Maria Anthonieta (Miss Goiana 2012 e uma das candidatas ao Miss PE Latina 2014) e Auricélia Ferreira (mãe de Maria Anthonieta). Edilene atuou como coordenadora de sua conterrânea. ***** Foto: DML/Passarela Cultural.
-----
Ana Paula Paz, Miss Terra Pernambuco-Porto de Galinhas 2013; Taynara Gargantini, Miss Pernambuco World 2012; Elizabeth Muniz Falcão, Miss Terra Pernambuco-Coroa do Avião 2012; Quinquinha e Jéssica Vicente, Miss Ribeirão 2012. ***** Foto: DML/Passarela Cultural.
    
 O MISS PE LATINA 2014

O local – O  aconchegante salão do Atlante Plaza  que serviu de palco para o desfile tem o nome do célebre pintor Lula Cardoso Ayres (1910-1987). As misses ficaram concentradas na sala anexa, que funcionou como bastidores, e  cujo nome homenageia outro pernambucano famoso, o sociólogo Gilberto Freyre  (1900-1987).
-----
Os apresentadoresFernando Bandeira Diniz e Cristina Cadaval.  Fernando anunciou que mais uma vez Pernambuco será sede do Miss Brasil Latina.  A grande novidade é que o concurso será realizado ar livre, no dia 19 de outubro,  num grande palco armado na praia de Porto de Galinhas, Ipojuca.
-----
Os patrocinadores -  O  evento teve o patrocínio das seguintes entidades: Grupo Empresarial Henrique Aguiar, Village Porto de Galinhas, Grupo Nativo/Comunicações e Eventos, Secretaria de Turismo e Cultura do Ipojuca, Prefeitura do Ipojuca, Parafitas/jewellery design, Bazar do Cabeleireiro e Itaoca.
-----



A comissão julgadora -
Tive a satisfação de integrar a comissão julgadora da qual fez parte, entre outras pessoas, Leonardo Sandres, Ricardo de Castro, Raby da Galiléia Mota Silveira e quatro misses, Júlia Guerra (Miss Rio Grande do Sul/Miss Brasil Latina 2013),  Étila Santiago (Miss Pernambuco Latina 2013/terceira colocada no Miss Brasil Latina 2013), Taynara Gargantini (Miss Pernambuco World 2013) e Júlia Kátia Lopes (Miss Grupo Jovem de Boa Viagem 1976). ***** Diálogo entre Leonardo  Sandres e Júlia Kátia Lopes, na foto ao lado. /// Ele: Ai que inveja que eu tenho de Marcílio Campos! Você foi sua top  e como queria ter sido daquela época só para tê-la nos meus desfiles. /// Ela: Marcílio Campos ia te adorar! Eu ia desfilar para você com muito prazer. Nos desfiles, muitas vezes ele não podia nem chegar perto de mim por conta dos ciúmes mil. Mas nas nossas trocas de olhares, eu sabia exatamente o que ele queria que eu fizesse na Passarela. Na volta da apresentação,  na porta do camarim, eu perguntava se era assim que ele queria, meu bem, kkkkkkkkkk...
----

As candidatas – Onze jovens disputaram o cobiçado título. Por ordem de entrada na passarela, 1-Adryelle Bourbon, 2-Alline Menezes, 3-Débora Nascimento, 4-Kássia Silva,  5-Magna Lopes Nunes, 6-Maria Anthonietta, 7-Pamela Ivana, 8-Priscila Niedens, 9-Roberta Xavier, 10-Rubi Soares e 11-Suellen Fragoso.
-----
O critério de votação: As misses desfilaram em traje de banho (biquíni) e em traje de gala. Cada membro da comissão julgadora recebeu dois mapas. No primeiro, com ênfase na plástica, marcava-se um X ao lado dos nomes das cinco mais, e no segundo, as cinco mais elegantes. As garotas com mais indicações integraram o Top 5 . Daí, cada membro recebeu uma ficha para anotar o nome da sua favorita ao primeiro lugar.  Um sistema de votação simples, prático e  objetivo.  
-----
O Top 3 - Depois do anúncio das cinco semifinalistas, expectativa geral quanto ao Top 3 que ficou assim anunciado: terceiro lugar, Roberta Xavier; segundo lugar, Suellen Fragoso; primeiro lugar, Alline Menezes.

Étila Santiago, Miss Pernambuco Latina 2013, terceira colocada  no Miss Brasil Latina 2013, antes do anúncio do Top 3/MPL 2014. ***** Foto: DML/Passarela Cultural.
 -----
 
 

Alline  Menezes, Miss PE Latina 2014, recebendo a faixa de sua antecessora.***** Foto: DML/Passarela Cultural.
-----
Da esquerda para a direita, Suellen Fragoso, segundo lugar; Alline Menezes, primeira colocada; e Roberta Xavier, terceiro lugar. ***** Foto: Facebook/FBD.
-----
Outras imagens do desfile serão postadas durante o transcorrer desta semana. 
-----                                
EPÍLOGO
         

Alline Menezes, Miss PE Latina 2014. ***** Foto: Divulgação.
       Posso afirmar que não é fácil eleger uma rainha da beleza. É difícil apontar, entre tantas jovens lindas e preparadas, apenas uma para receber faixa e coroa. Só o fato de estarem ali na passarela, sonhadoras e determinadas, em busca de um título que mudará suas vidas, já fazem de todas elas jovens guerreiras inesquecíveis. O resultado final pareceu-me justo e equilibrado. Alline Menezes, Miss Pernambuco Latina 2014,  tem um tipo que impressiona. Agradeço ao Fernando Bandeira Diniz pelo convite, ao tempo em que parabenizo  a ele e sua equipe pelo esforço e dedicação. 

       
      Estava chovendo quando saí do Atlante Plaza Hotel.  Antes de pegar a pista de volta para Timbaúba, fui fazer uma oração diante do mar. Uma placa advertia: PERIGO - ÁREA SUJEITA A ATAQUE DE TUBARÃO, mas como estava ali para mergulhar no meu Mar interior e não na praia, relaxei. Se algo me atacasse não seria um tubarão, mas as lembranças de alguma ilusão que há muito tempo se diluiu em  doce recordação. 



      Após minha oração, ao lado do Vento e de bem com a vida, voltei leve para Timbaúba, embalado pelas ondas serenas do meu Mar interior.  

       
*****

Nenhum comentário: