*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 20 de abril de 2013

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

EDVALDO SANTOS, A VOLTA DE BIUZINHO

         
          Edvaldo Ferreira dos Santos, 73 anos a completar no dia 26/07, ferroviário aposentado, timbaubense radicado há muitos anos no Rio de Janeiro, retornou às origens no início deste mês para uma viagem sentimental inesquecível, ao lado da esposa Maria Helena e do neto Felipe. Edvaldo, o homem maduro de hoje, através do menino que foi um dia (Biuzinho, como era conhecido), antes de retornar para o Rio abriu o seu coração: 
         Cheguei diante da casa do meu padrinho João Chagas e olhei a Estação Ferroviária, fiquei de coração apertado quando soube que estava desativada. Fechei meus olhos, prendi a  respiração e dei vida com a materialização da Maria Fumaça e a agitação frenética e contagiante dos passageiros,entre o apito da chegada e o apito da partida. A fumaça era de cor sépia, que ficou preta e branca, e a grande fumaceira se dispersou numa realidade colorida, e ninguém me viu dar adeus, boa viagem...   
          Na Avenida Borba, no bairro de Timbaubinha, deixei a minha infância,mas encontrei meus vizinhos Dona Maria Preta,  Dona  Menininha, Sr. Ramos...  Rua Pedro José Damião... Três Cocos... 


          Reencontrei a Bibina (Severina Ana Barbosa), minha irmã por parte de pai, e Elza, sobrinha e afilhada da minha mãe Júlia. Ela me olhava e não conseguia somar o menino Biuzinho de 12 anos com a mesma raiz de 73 anos marcada pelo tempo. Demorou. Ela via, mas não se convencia. Quando mostrei uma carteira daquela época com foto. ela se rendeu e me abraçou e fizemos uma oração de agradecimento a Deus pelo nosso reencontro.  No mirante do Alto Santa Terezinha, girei 360° graus. Quantas  árvores timbouva sucumbiram em nome do desenvolvimento....

          Despeço-me dizendo até logo e aos familiares a esperança de voltar em definitivo.



*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE



Coronel Carlos Benigno Pereira de Lyra, industrial, filho do capitão João Alves C. Pereira de Lyra e de Feliciana Maria de Araújo Pereira de Lyra. Nasceu em Timbaúba-PE, no dia 13/02/1859, e faleceu em São José da Laje-AL, em 11/06/1924, onde foi sepultado. Esta foto está afixada na sacristia da Igreja Matriz de São José, em São José da Laje-AL.
                                    

            *****
UM FATO EM FOCO



Portando um galho de árvore, alguém viu tanajuras voando e vai transformá-las num exótico prato.  Ritual gastronômico diferente. A culinária oriental não está repleta de insetos?  Portando um galho de árvore, alguém viu um lanche delicioso.  ***** Você já comeu tanajura? ***** Foto acima: Facebook/Pablo Duarte.Foto abaixo: Facebook/Timbaúba em Números, Fatos e Fotos.



*****

Nenhum comentário: