*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 23 de fevereiro de 2013

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - José Guedes de Sena Filho, um orgulho timbaubense

JOSÉ GUEDES DE SENA FILHO, 
UM ORGULHO TIMBAUBENSE



           O analista do Laboratório de Microbiologia dos Solos da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), José Guedes de Sena Filho (foto), acaba de ser agraciado com o 1º lugar na categoria Pôster durante o 2º Congresso Mundial de Biotecnologia, realizado de 18 a 21 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.  Guedes divide a autoria com os pesquisadores Jeff Shaw, Dan Spakowicz e Scott Strobel, do laboratório Strobel, do Departamento de Bioquímica e Biofísica Molecular da Universidade de Yale, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos e do mundo, onde o analista da Embrapa cumpre programa de pós-doutorado desde abril de 2012.
          Intitulado ‘Potential biofuel compounds and novel triterpene from a Phomopsis sp. Isolate’, o trabalho tem foco na produção de biocombustíveis a partir de microorganismos, buscando indentificar fungos endofíticos (que vivem na parte interna das plantas) capazes de gerar Compostos Orgânicos Voláteis (VOC, sigla em inglês). Um dos fungos isolados no estudo produziu moléculas da mesma classe das utilizadas em aditivos para gasolina. Outra descoberta relevante da pesquisa foi a identificação de um triterpeno novo na extração de diclorometano. O sequenciamento do rDNA aponta para um isolado do gênero Phomopsis. O próximo passo foi o sequenciamento completo do genoma para identificar a base genética de produção dessas moléculas de modo que se possa, com auxílio da engenharia, aplicá-las à produção.
          O Pôster de Guedes concorreu com outros cerca de 90 trabalhos de pesquisa apresentados em três dos quatro dias do evento, e foi agraciado com premiação em dinheiro. O 2º Congresso Mundial de Biotecnologia é uma realização da Eureka Sciences Ltd. e Higher Colleges of Tecnhology. Na edição deste ano, foram conferencistas três ganhadores do prêmio Nobel – a mais alta láurea das ciências, Jeah-Marie Lehn, Ferid Murad e Harmut Michel. O professor Thomas Steitz, do Departamento de Bioquímica e Biofísica Molecular da Universidade de Yale, onde Guedes realiza pós-doutoramento, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química em 2009.
-------- FONTE:Trabalho de analista da Embrapa é 1º lugar em conferência mundialTexto de Saulo Coelho,  Jornalista (MTb/SE 1065), transcrito do site cpatc.embrapa.br, publicado em 21/02/2013.
-----



José Guedes de Sena Filho, natural de Timbaúba-PE, nascido em 06/12/1979,  possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio de doutorado Sandwish (PDEE-CAPES), na University of Oklahoma (USA), no Natural Products Discovery Group e na University of Minnesota (USA), no Department of Medicinal Chemistry. Revisor dos periodicos Natural Products Communication, Jounal of Medicinal Plants Research, Journal of Yeast and Fungal Research e Journal of Plant Breeding and Crop Science. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacognosia, atuando principalmente no isolamento e caracterização de metabólitos (plantas e fungos) utilizando técnicas cromatográficas e espectroscópicas.
-----
Detalhe: Em Timbaúba,  ele foi aluno da Escola Santa Maria, onde estudou até o primeiro ano do antigo segundo grau, em 1995. Em 1996, mudou-se para o Recife, onde concluiu o segundo grau em 1997, no CPI, Colégio Preparatório Integrado.
-----


José Guedes de Sena Filho e a esposa Veruscka Sena, analista judiciária federal.  
*****

CARNAVAL 2013, UMA FOLIA PARA RECORDAR 
-----
Entre um gole de cerveja, água ou uísque, sob o sol escaldante, eles e elas caíram no frevo. 
Esta é a primeira parte da seleção de imagens clicadas por PASSARELA CULTURAL no Carnaval de 2013. Outras fotos serão postadas durante o transcorrer da semana.
-----












*****

Nenhum comentário: