*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 22 de dezembro de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO


                                                  O MEU LUGAR É AQUI 

(Texto da professora Luciânia Rodrigues Cruz)

           O meu aluno Thiago Oliveira da Silva, 14 anos, estudante do Ensino Fundamental II, cursando o 9º ano na Escola Alaíde Muniz Dias, cuja gestora é Maria Eliêta de Brito Albuquerque, no Sítio Queimadas, foi classificado para a Etapa Regional das Olímpiadas de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro. Seu texto foi analisado pelas comissões julgadoras da escola (onde alcançou o 1º lugar), municipal (2º lugar) e estadual (selecionado entre os cinco melhores de Pernambuco). Depois de passar por todas essas etapas, ele foi selecionado como um dos 125 semifinalistas das Olimpíadas na categoria Memórias Literárias. Eu e ele participamos da Oficina Regional, realizada em São Paulo-SP, de 12 a 14 de novembro, com todas as despesas custeadas pela organização do evento. O encontro teve por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
         O trabalho do Thiago conta a história do nome Queimadas, com base num depoimento do morador José Pedro da Silva.  “Recordo com saudade, quando ainda era um menino. A minha comunidade tão pequena, com poucas casas, umas distantes das outras. (...) Um dia aconteceu um fato que me deixou muito triste, pois não é que ali sempre passava um trem bonito, cheio de fumaça saindo e subindo até ao céu. (...)  Nunca imaginei que dessa Maria Fumaça saísse tanta faísca que pudesse cair no Luca (capim seco em tempo de verão). Dali o fogo se alastrou e foi queimando tudo. (...) Se Maria Fumaça não tivesse passado por aqui e soltado faísca que queimou tudo, como seria o nome deste lugar?”
         Eu e o Thiago ganhamos certificados, medalhas de bronze e uma experiência ímpar. Finalizando, quero citar Gabriel Garcia Marquez, “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.”

*****

OSSAM, UM ATO DE AMOR 

          A melhor forma de transformar a vida de uma criança é transformar o mundo onde ela vive. Apadrinhando uma criança você ajuda a trazer à comunidade em que ela mora mudanças significativas que farão com que ali seja um lugar melhor para ela viver e crescer.  A Ossam, Obra Social Santa Maria, localizada na Rua Lauro Borba, s/nº, no bairro de Jardim Guarani, encoraja as crianças e jovens em condições de vida de alto risco a não caírem no mundo das drogas e da criminalidade.Com apenas R$ 80,00 (oitenta reais) você pode ajudar uma criança da instituição. Maiores informações: Telefone (81) 3631-0404 /  E-mail: ossam.obrasocial@ gmail.com / Site: http://www.ossam.org.br


A equipe da Ossam conta com mais de 20 funcionários. São 12 professores que se dividem na educação infantil, banca de estudos e trabalhos manuais. Quatro instrutores ministram os cursos profissionalizantes para os jovens e adultos.  Três funcionários de serviços gerais zelam pela limpeza do ambiente da entidade e do jardim. As duas cozinheiras cuidam da alimentação das crianças, adolescentes e adultos que fazem parte dos cursos. Há também uma psicóloga com a incumbência de resolver problemas relacionados a comportamento e ajuda aos familiares. Na área de administração, dois profissionais cuidam de toda parte burocrática  e administrativa da entidade e da biblioteca. 


*****

MEMÓRIA TIMBAUBENSE
Craques da Liga Lítero-Atlética, personagens de um tempo que se foi, para sempre se foi. Da esquerda para a direita, nesta ordem, em péAdemar DiasTorquato Ferreira LimaWalfredo TavaresManoelzinho dos SantosJacques Ferreira Lima e Odilon Gomes Barbosa. AgachadosPedro FreireToinho LimaEliHildebrando de Queiroz e Arthur Lima. SentadosIsaac ChateaubriandOdon Cunha e José Ivanildo Cavalcanti de Morais.***** Foto:Acervo do Museu de Timbaúba/Fundação Jader de Andrade. Doação de Manoel Barbeiro.

*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA


PORQUE É NATAL - Na avenida principal que liga  a zona sul ao centro da cidade, há profusão de luzes. Alguém, só ou acompanhado, senta num banco e faz reflexões. À direita, em cima do alto onde fica a repetidora de TV, uma árvore de natal iluminada parece que tocou no céu. É NATAL, tempo de renovar as esperanças. *****   Porque é Natal, as luzes brilham na noite da rua principal. Alguém senta num banco de praça, acompanhado ou não, e se perde (e se encontra) em coisas do coração.  Em silêncio, alguém faz um balanço dos dias que se foram e contabiliza perdas e ganhos. Em silêncio, alguém renova as esperanças, ensaia um canto e recicla sonhos
– Daslan Melo Lima
*****

Nenhum comentário: