*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SESSÃO NOSTALGIA – Misses, os recortes de revistas deixados por Severino Soares Bastos

Daslan Melo Lima



..........Dezenas de recortes de revistas sobre Misses vieram parar nas minhas mãos de uma forma muito interessante. No dia 04/03/2012, recebi este e-mail:


Olá Daslan, 

boa tarde!

Meu nome é Isabela Aranha e achei seu e-mail pela internet quando procurava os colecionadores de revistas antigas de misses. 

Bom, meu querido pai, que hoje está no mundo espiritual (ele nasceu em 1931 e faleceu em 2009) era também um apaixonado por estes concursos de beleza (e convenhamos, as mulheres, ao meu ver, eram mesmo muito mais bonitas porque tinham uma POSTURA que hoje em dia é muito difícil encontrar). 

Comentários à parte, e indo logo ao assunto, eu gostaria de saber se vc tem interesse nos recortes de revistas que tenho em meu poder, que foram de meu pai, sobre misses antigas. Este material estava com uma irmã dele e só agora ela me devolveu, mas eu não pretendo ficar com eles, porém não queria simplesmente JOGÁ-LOS FORA, até porque quase todas as coisas importantes da vida de meu pai ficaram guardadas em lugares certos, como por exemplo um piano e todas as partituras que meu pai tinha (ele era músico) que ficaram no Conservatório Paraibano de Música. Então pensei que nada melhor do que deixar este material com alguém que viesse a valorizá-lo mais do que qualquer pessoa que não desse o real valor.

Se vc tiver interesse, me escreve que eu posso estar entrando em contato com vc e combinando a melhor maneira de te entregar, ok. Vc mora em Recife? Eu moro...

Boa sorte e até breve!
Muito obrigada!

Isabela Aranha

----------

..........Imaginem minha emoção! Fiz contato com a Isabela e numa tarde ensolarada do mês passado fui ao Recife e me encontrei com ela, que  me deu de presente o precioso acervo do seu pai. Ele se chamava Severino Soares Bastos, nascido em  19/08/1931, e falecido em  08/08/2009, músico (pianista) e funcionário público do SESP, Serviço Especial de Saúde Pública, hoje FUNASA, Fundação Nacional de Saúde,  órgão executivo do Ministério da Saúde. Emocionada, ao me entregar a coleção de recortes, Isabela me disse: "Meu pai era um apaixonado por tudo aquilo que era Belo, música, poesia... Essas coisas que ele deixou estarão em boas mãos."
..........Ao chegar em casa com as relíquias, coloquei-as em ordem cronológica. Alguns recortes, eu já tinha, mas outros nem sonhava possuir, tais como a cobertura completa do Miss Brasil 1929 e as imagens de todas as concorrentes ao título de Miss Brasil 1949.  O interesse do Sr. Severino Soares Bastos pelas Misses, a deduzir pelos recortes, permaneceu até 1980.  
.....

 
Capa da Revista da Semana, edição extraordinária, abril de 1929, focalizando Olga Bergamini de Sá, eleita Miss Brasil  1929, e a cobertura completa do evento.
----------
Capa da revista Manchete, focalizando Eveline Schroeter, Miss Brasil  1980. Pela ordem cronológica das publicações, terminou aqui a coleção de recortes sobre Misses deixada pelo Sr. Severino Soares Bastos.
---------- .....
Uma parte do acervo deixado pelo Sr. Severino Soares Bastos: capas das extintas revistas Manchete e O Cruzeiro das décadas de 1950 e 1960, a época de ouro do concurso Miss Brasil. 
----------

Severino Soares Bastos (1931-2009), pernambucano do Recife, funcionário público, músico, pianista.  Fotos: Álbum da Família. 

----------
 .....
..........Sou muito grato a Isabela Aranha Bastos por ter me doado este valioso material, fonte de inspiração para futuras Sessões Nostalgia. Prometo que saberei ser um fiel guardião de uma das paixões de Severino Soares Bastos, seu amado pai.

*****

Parte inferior do formulário

2 comentários:

Anônimo disse...

Daslan,

o Sr. Severino Soares Bastos deve está bem contente onde estiver. Porque o amor que ele tinha pelos concursos de miss ficará perpetuado por outra pessoa apaixonada, o editor do blog. Parabéns a filha dele Isabela por ter guardado durante tanto tempo essa preciosidade.

Uma boa semana a todos os leitores

Muciolo Ferreira - do Recife

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Isabela Aranha Bastos, falando da sua emoção ao ler esta Sessão Nostalgia e explicando o porquê do acervo musical do seu pai, o piano e as partituras, ter sido doado ao Conservatóro de Muúsica da Paraíba.
>>>>>>>>>>

Bom diiiiiiiia Daslan.

Meu querido, que emoção!!! Eu tinha certeza que estava fazendo a coisa certa qdo decidi doar pra vc aquele material. O blog está simplesmente liiiiiiiindo de viver!!!! Fiquei até emocionada, pode ter certeza!!! E meu pai tbm deve ter ficado muuuito feliz!!!

Bom, o sr Severino é (era) mesmo pernambucano, de Recife, mas de 2005 a 2009 morou comigo em João Pessoa. Faleceu aqui em Recife, exatamanente quando veio fazer uma revisão médica nas férias do meio do ano de 2009.

Quanto ao acervo dele ter ficado na Paraíba foi por dois motivos: primeiro por estarmos todos (inclusive o piano) morando lá e segundo porque as coisas de Deus são mesmo muito organizadas: antes dele partir pro mundo espiritual, ele começou a ter vontade de se desprender das coisas materiais, o que pra nós (família) foi um espanto porque ele sempre foi muito apegado aos seus pertences. Então o melhor lugar foi o conservatório paraibano até porque meu pai foi do tempo do fundador deste conservatório, sr Afonso Pereira (vc pode achar o site do AAP - arquivo Afonso Pereira - na net e dar uma olhada e até mesmo qdo for a JP visitar o local. Lá vc vai ver as doações que meu pai fez, inclusive o piano, é lindo!). O Acervo é muito bem cuidado pela esposa do falecido Sr. Afonso, que tbm foi fundador de uma das mais importantes universidades privadas de JP, a UNIPÊ, conhece?
Bom, a história é mais ou menos esta. Qualquer informação a mais, pode perguntar.

Abç
Isabela