*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 3 de março de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

A TRAGÉDIA DE OLINDA - MIRIAN NUNES MACHADO ERA TIMBAUBENSE E ESTUDOU NA ESCOLA SANTA MARIA 
        Este é o tipo de notícia que jamais gostaria de publicar em PASSARELA CULTURAL. Infelizmente, “c’ést la vie”, assim é a vida, dizem os franceses.  O Bispo da Igreja Espiscopal Anglicana, Edward Robinson de Barros Cavalcanti, de 64 anos, foi assassinado a facadas, junto com a esposa, Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também com 64 anos, na noite do domingo , 26 de fevereiro, no bairro dos Bultrins, em Olinda. O autor do crime foi o próprio filho adotivo do casal, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos de idade, que em seguida tentou se matar.

          Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti era Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e com licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)  foi coordenador de graduação, de pós-graduação e de mestrado, chefe de Departamento, além de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele também atuou nas campanhas presidenciais de Lula, de 1989 e 1994, e foi candidato a vice-prefeito de Olinda (1996).  Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti era professora aposentada. Dom Edward morreu no local e Mirian chegou a ser socorrida, mas faleceu ainda na ambulância. O enterro do casal foi realizado na quarta-feira , 29,  às 16h30min, no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.  

          O criminoso morava nos Estados Unidos e veio a Pernambuco para aproveitar os festejos de carnaval. Aos 16 anos, Eduardo foi enviado para a casa de uma tia nos Estados Unidos, segundo familiares para que não abandonasse os estudos. Nos Estados Unidos , o rapaz deixou a casa da tia, abandonou os estudos e sucumbiu às drogas. Em 13 anos, engravidou ao menos três mulheres. Envolveu-se em crimes. No início do mês, depois de apelar ao pai, voltou para o Brasil.  

           Até quando ocorrências trágicas como esta irão semear angústia no Planeta Terra? Senhor, tende piedade de nós!

 *****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
O Hotel chama-se H-Ucha. A grafia é estranha, originalíssima. Poderia ser A Gaúcha, mas é H-Ucha. Perto passa o singelo Rio Capibaribe-mirim, parente distante do caudaloso Rio Guaíba, mas H-Ucha está aqui.   
 *****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE 
Recebi esta foto no dia 30 de janeiro deste ano, por e-mail, acompanhada do seguinte texto:

           Prezado Daslan, parabéns pelo excelente trabalho realizado no resgate da memória de Timbaúba. Gostei de rever o Clube dos Motoristas. Conversando com a Professora Fafá, tomo a liberdade de enviar uma foto que guardo com muito carinho, trata-se da turma do 2º ano  primário da Escola Elizabete Lyra (Professora Dulce). Assim, peço ajuda dos demais colegas para identificar cada aluno. Tenho certeza que através do seu trabalho, PASSARELA CULTURAL, teremos pleno êxito. Lembro de alguns, e peço desculpas aos demais, eis que a memória já não tem tanto vigor.

        Chico (Filho de Dª Julieta/Cenecista), Rosinaldo, Robertinho Viana, Edgar (Filho do Sr.Dega), Josimário (BB), Antonio Carlos (Filho do Dr. Edgar Pessoa), Rejane Feliciano (Filha do Cabo Zuquinha), Lindaci, Valdete, Ana Rosa...

Abraços

Marcilio Dias

_____________

Peço a quem identificar qualquer pessoa na imagem acima que deixe um  comentário ou envie e-mail para daslan@terra.com.br . A propósito, quem é o Roberto Viana Batista Filho (Robertinho Viana) na foto?


*****
2012, UM CARNAVAL PARA RECORDAR
Outras imagens serão postadas na próxima edição de PASSARELA CULTURAL. 
Acompanhe a série 
"2012, Um Carnaval para Recordar" , semanalmente nesta secção.

*****

2 comentários:

LADY disse...

Quero parabeniza-lo por este trabalho tão bonito em levas a cultura não de Timbaúba, mas de tantos lugares para o mundo. E agradece-te pois através do teu trabalho me sinto mais perto de Timbaúba, da minha gente desse lugar que vive em mim apesar da distancia e do tempo a você muito, muito obrigado e que Deus continue te abençoando um grande abraço.

tranquelino disse...

Daslan,

O Robertinho Viana que Marcilio se refere é sim Roberto Viana Batista Filho, um dos maiores empresários em Jazida de Gás do mundo.