*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 12 de novembro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO -

É preciso toda uma aldeia para educar uma criança



(Timbaúba, PE) - A equipe da Escola Estadual Mariana Ferreira Lima, no bairro de Timbaubinha, está radiante. Motivo: no próximo ano, os alunos do ensino fundamental terão o privilégio de estudar em tempo integral. 


"É preciso toda uma aldeia para educar uma criança", diz um provérbio africano. Hoje, mais do que nunca, educar é um compromisso não apenas da escola, mas uma atitude que deve nortear as ações de todo cidadão comprometido com a construção de um mundo melhor. 
----------

ESCOLA MARIANA FERREIRA, EDUCAÇÃO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

         Escola Mariana Ferreira Lima, localizada na Rua Arnóbio Henrique Paz, no bairro de Timbaubinha, inaugurada em 29/07/1988, iniciou as atividades do Programa Mais Educação – Educação Integral do Ensino Fundamental, na sexta-feira, 11, para atender 226 alunos. 
       A celebração da implantação do programa ocorreu com a participação dos estudantes, pais, professores, monitores, funcionários e da comunidade, com um pequeno desfile apresentando as modalidades oferecidas nas oficinas, percorrendo as principais ruas do bairro. Logo após, no pátio da escola, houve a apresentação do cronograma dos dez meses de execução e dos monitores, voluntários que irão desenvolver as oficinas.
      Ao aderir ao programa, a equipe da Escola Mariana Ferreira Limavisou uma educação de qualidade e, acima de tudo, a formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimentos necessários para o ingresso na vida profissional, conforme ressaltou a gestora Neves Pontes
        Implantar o programa na escola não foi tarefa fácil, em face de diversos obstáculos, entre eles a falta de espaço adequado para a execução das oficinas. O programa Mais Educação trouxe uma proposta encorajadora para a escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas os estudantes no horário em que não estão em sala de aula.
       O Programa Mais Educação da Escola Mariana Ferreira Lima está apenas começando. Neves Pontes tem a certeza que daqui para frente só tem que aprimorá-lo e inová-lo, e afirma: Iremos oferecer atividades como Letramento; Alfabetização; História; Geografia; Agenda 21 nas escolas; Educação para Sustentabilidade; Futsal; Direitos Humanos e Ambiente Escolar, numa tentativa de diminuir os problemas que vêm sendo diagnosticados nessas disciplinas. Nesta ocasião ressalto, alerto aos pais a importância e a necessidade da participação da família como agente incentivador da proposta do programa.

*****

                                              O PREÇO DA IMPRUDÊNCIA 
          Apesar de todas as campanhas de conscientização, encontramos motoqueiros imprudentes que dirigem suas motos sem capacete. Na noite de sexta-feira, 11, em torno das 20h30min, na Avenida Maciel Pinheiro, em frente ao antigo Detran, um rapaz  conhecido como Tales, dirigindo sem capacete, colidiu violentamente na traseira de uma camionete dirigida pelo empresário Antônio José Paz de Menezes.
          Eu estava no Centro Cultural Dr. Marcos Vasconcellos, próximo ao local do acidente, e registrei algumas imagens.  Longe de querer fazer sensacionalismo com estas fotos, minha intenção é a de que as imagens aqui postadas sirvam de alerta para os motoqueiros imprudentes. Pelas informações que ouvi, o rapaz da moto, além de estar sem capacete, dirigia em alta velocidade. 
       Ele "voou" e a pancada forte na cabeça destruiu totalmente o vidro da parte traseira do veículo de Antônio José. Esse, gente finíssima, permaneceu no local até chegar o socorro, o que não demorou. 
      Pela cena, tudo levava a crer que o motoqueiro tinha morrido, mas lentamente ele levantou-se tonto e foi ajudado a entrar na ambulância.

*****

Nenhum comentário: