*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 15 de outubro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO


TIMBAÚBA TERÁ UM CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

.....
     Timbaúba poderá ganhar uma unidade ou campus da UFPE, Universidade Federal de Pernambuco,  nos próximos quatro anos. Segundo Anísio Brasileiro,  novo reitor da UFPE, “Estamos avaliando uma maior presença física da UFPE na Mata Norte para dar suporte às indústrias automotivas. Inicialmente, pode ser implantada uma unidade da Universidade, mas nos próximos quatros anos  ela pode evoluir para a construção de um campus.” A notícia foi veiculada no  Diário de Pernambuco, no último dia 12. ***** Ana Glória, Diretora de Segurança Alimentar, na foto com Anísio Brasileiro, é uma das personalidades timbaubenses que estão exultantes com a notícia.  

     No próximo mês, Timbaúba deverá receber a visita de Anísio Brasileiro, Reitor da UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, e de toda Pro-Reitoria Acadêmica,  a convite do Prefeito Marinaldo Rosendo. Será realizado um levantamento dos cursos que irão atender à demanda dos profissionais das indústrias que serão construídas na região. Assim, teremos um Campus UFPE/Timbaúba.  Tudo isso faz parte da interiorização da UFPE. Caruaru e Vitória de Santo Antão, por exemplo, estão se desenvolvendo  ainda mais com os Campus, com  5.000 alunos estudando nos mesmos.
      Os estudantes de Timbaúba e das  dezoito cidades circunvizinhas poderão ter acesso à Universidade pública sem precisarem de deslocamento para outras cidades onde o ensino superior é gratuito.  Para tanto, a Princesa Serrana já está inserida no projeto Diálogo com os Munícipios, da UFPE, que já realizou Cursos de Extensão no  Centro Educacional Maria Emilia Dutra Ferreira Lima e  na Escola Municipal de Mócos. 

       Ana Glória, Diretora de Segurança Alimentar de Timbaúba, declarou  ao PASSARELA CULTURAL:  “A luta de trazer a UFPE para Timbaúba-PE é muito grande,mas me sinto muito feliz em ser uma ex-aluna da UFPE que contribui para a realização desse sonho na minha cidade natal.  Em âmbito nacional existe uma corrente de contribuições e apoio à implantação do Campus. Grandes timbaubenses, anonimamente,  estão de mãos dadas em torno da  implantação da UFPE em solo timbaubense”.

*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE  
Timbaúba, década de 1950. O Morro da Abolição (Alto do Cruzeiro) era praticamente desabitado. No início da Rua José do Patrocínio havia um curral de gado, local onde foi construído o Cine Alvorada, com capacidade para 1.044 lugares, inaugurado em 06/01/1960, com o filme "Melodia Imortal", desativado em 27/04/1985. 
  ***** 


ECOS DA FESTA UM SÁBADO EM TIMBAÚBA
.....
 

Ainda repercute o sucesso da festa "Um Sábado em Timbaúba", realizada no dia 1º, promovida por Rogério Falcão, um evento cujo prestígio cresce a cada ano. ***** Acima, a alegria estampada nos rostos de várias personalidades. ***** Abaixo, o global Hugo Esteves, que cantou, encantou, e atendeu a todos os pedidos para posar com os fãs. 
.....

Outras fotos da festa "Um Sábado em Timbaúba", assim como imagens de eventos recentes, inclusive do aniversário do Motor Clube, estão em pauta para postagens nas próximas edições de PASSARELA CULTURAL. ***** O conteúdo desta secção fica on-line durante três semanas, em média, por isso, recomendo pesquisar no blog os espaços pertinentes às postagens mais antigas.
 ***** 

3 comentários:

tranquelino disse...

Daslan,

Realmente a Festa UM SABADO EM TIMBAÚBA foi de uma magnitude fora de serie. A sua cobertura jornalistica foi muito importante para mostrar um pouco do que se passou naquela noite de UM SABADO EM TIMBAÚBA, principalmente para quem não mora em Timbaúba.

tranquelino disse...

Daslan,

Gostei da sua postagem da foto de Magda/Marcelo, ele com a timidez caracteristica dele, quase sempre não é postado foto dele, apesar dele ser a estrela que mais se destaca na Banda Podre.

Unknown disse...

Oi, Daslan!
Encontrei o seu blog enquanto procurava informações sobre uma pessoa de Timbaúba. Não encontrei nada dela aqui, mas ela foi minha professora. Acho que a última vez que lhe vi foi em 1990 ou 1991, mais ou menos no início do seu casamento. Uma professora chamada Vânia, Tia Vânia, como a chamo até hoje. Ela lecionava numa escola rural no Engenho Água Azul, acho que são terras da Usina Cruangi. Não tenho certeza. Quando a vi pela última vez, ela morava na Rua Almirante Barroso em Timbaúba, mas eu não sei por onde procurá-la. Infelizmente, não sei o seu sobrenome, e nem me lembro de mais ninguém que possa localizá-la. Onde você sugere que eu a procure?
Um grande abraço, parabéns pelo trabalho feito aqui. Já estou lhe seguindo. Se puder, visite o meu blog também. São assuntos diferentes, mas está convidado.
Fica com Deus!