*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 1 de outubro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

GUILHERMINO NETO, IN MEMORIAN

Eis um assunto que jamais gostaria de ver publicado em PASSARELA CULTURAL. Infelizmente, "cést la vie", assim é a vida, dizem os franceses. Guilhermino Neto, um jovem timbaubense de 21 anos, filho de Rostan (funcionário do INSS) e Marli (funcionária pública aposentada), encontrou a morte na noite de quarta-feira, em Itambé-PE, assassinado com um tiro no peito. O motivo do crime ainda não foi esclarecido, se é que há motivo para alguém tirar a vida de um ser humano, principalmente de um jovem. Lamentavelmente, a cada dia cresce a estatística da violência envolvendo a juventude brasileira. À família enlutada, as condolências de PASSARELA CULTURAL.

*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE - 1

Dinamérico Pessoa de Albuquerque, Seu Dino
           Na esquina da Rua Regente Amaro Jorge, esquina com a Dantas Barreto, no bairro de Timbaubinha, um senhor tranqüilo contempla a tarde passar na frente da sua casa comercial onde predominam cerâmicas utilitárias. Ele é Seu Dino, apelido de Dinamérico Pessoa de Albuquerque, timbaubense nascido em 22/07/1949. O quarteirão inteiro pertenceu ao seu pai, Abdon Pessoa de Albuquerque, negociante de secos & molhados, esposo de Luiza Alves de Albuquerque. O casal teve seis filhos além do Seu Dino: Luiza, Natércia, Epitácio (o “Doutor”, goleiro do Estudantes de Timbaúba), Edite (mãe de Arleide Guerra, secretaria de educação), Maria José (Dedé, mãe do prefeito Marinaldo Rosendo) e Maria do Perpétuo Socorro (Branca), os quatro últimos já falecidos. Seu Dino é casado com Maria Zuleide, mãe dos seus quatro filhos Dinamérico Junior, Deyse, Epitácio e Abdon Neto. 

Abdon Pessoa de Albuquerque e Luiza Alves de Albuquerque
         São muitas as histórias para contar de quem nasceu, cresceu e ultrapassou seis décadas de vida vivendo em um mesmo bairro. Discreto, Seu Dino limita-se a responder perguntas que falem mais de si. Maior alegria: Quando nasceu seu primeiro filho. Uma personalidade timbaubense que a história guardou: Prof. José Mendes da Silva. Personalidades timbaubenses que a história vai guardar: Meus ex-professores José Guedes e Christina Queiroz. Um político: Lula e Marinaldo Rosendo. Clubes esportivos: Sport Recife e Santos. Pessoa que é a cara de Timbaúba: Aderbal Queiroz (Bau).

      Católico, devoto de Santa Terezinha do Menino Jesus, Seu Dino adora uma buchada e aprecia cerveja. Tranquilo, afirma que não aposentou os sonhos. Possuir uma fazenda de gado é o maior deles. Tem um lado romântico: adora os antigos sucessos de Nelson Gonçalves e Núbia Lafayette, sente muitas saudades dos carnavais passados e deixa a emoção fluir ao cantarolar o frevo “Juventude Dourada”. Eu quero ver esse ano/A juventude dourada/Na rua que é do povo/Camisa aberta no peito/Fazendo o que os seus avós/Fizeram em tempos passados/Ao som do frevo bem quente/O passo sem preconceito./Estou aqui para ver/A juventude dourada/ Nessa alegria de louco/Entrando na madrugada.

***** 
MEMÓRIA TIMBAUBENSE - 2

Reginaldo Pessoa marcou época no período da Jovem Guarda, tendo se apresentado nos maiores programas de auditórios da televisão brasileira. Sábado, 1º de outubro, na AABB, durante a festa "Um Sábado em Timbaúba", ele recebeu uma merecida homenagem, simbolizada através de uma placa de prata. Foi uma cena emocionante, onde Reginaldo Pessoa revelou o sério problema de saúde que enfrentou há seis meses, tendo que se submeter a um tansplante de fígado. Agradecendo, ele terminou cantando alguns sucessos românticos, mostrando que continua com voz excelente. Reginaldo Pessoa será focalizado em entrevista exclusiva numa das próximas edições de PASSARELA CULTURAL. A propósito, a seleção de imagens da festa "Um Sábado em Timbaúba" será postada no próximo sábado, 08.
 *****

UM FATO EM FOCO
 
A elegância de Tranquelino Ferreira Monteiro (o criador dos EMTM-Encontro dos Matutos de Timbaúba dos Mocós) e de sua esposa Fátima, no casamento do filho Eloy com Carolina, no dia 24 de setembro. A cerimônia foi realizada na Igreja N. S. das Dores, no bairro de Apipucos, Recife,  e a recepção  na Usina Dois Irmãos.
*****

 Secção ainda em construção
Durante o transcorrer da semana, postarei novas reportagens, inclusive  outras imagens dos últimos eventos (Antigomobilismo,Garota Safada no Forró do Sítio e Aniversário do Motor Clube).
Mais abaixo, na secção "Vale a Pena Ler de Novo", você  encontra as matérias da semana anterior. No rodapé final, ao clicar em "Postagens mais Antigas", você também confere a seleção de assuntos que continuam on-line.
*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Merecidíssima a homenagem prestada ao Seu DINO.

Parabéns!

Carlos Antônio de Araújo