*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 2 de julho de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

                NAL DA IGREJA: 
“DOEI MINHA VIDA AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO”
 
                 José Inaldo dos Santos, o Nal da Igreja, solteiro, 45 anos a completar no dia 10 de agosto, mora com uma irmã de 55 anos, também solteira. Nunca teve vocação para ser Padre, mas sentiu o chamado para se dedicar às coisas da Igreja aos 13 anos, quando passou a colaborar com a decoração da lapinha na época natalina. No dia 12/05/1983, engajou-se totalmente como voluntário nos trabalhos da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Filho de Maria José dos Santos, já falecida, uma corajosa mãe solteira que criou cinco filhos como lavadeira, Nal só tem uma tristeza na vida: nunca ter conhecido Nélson Roberto dos Santos, seu pai. De domingo a domingo, sua rotina é esta: de casa para a Igreja e vice-versa, exceto nas manhãs das quartas-feiras e nos sábados, quando comercializa utensílios de alumínio e plástico na feira-livre. 

               Nal por ele mesmo:  
“A Igreja é minha casa. Sou devoto de N.S.da Conceição. Quando volto à noite para minha casa, não saio, fico rezando, pedindo a Deus pela paz no mundo. Sou uma pessoa realizada e feliz. Faço o que mais gosto, zelar pela Casa de Deus. Não recebo nenhuma remuneração, mas de vez em quando alguém me oferece um presente. Preciso de óculos, alguém me dá. Tenho apenas o primeiro grau e adoro vinho doce. Tenho minhas falhas como qualquer ser humano. Tudo na minha vida poderia ter sido diferente, menos o meu amor pelo Santíssimo Sacramento.”

 Nal e Maria do Carmo da Conceição
.....
               O trabalho voluntário de Nal tem um quê da missão de um leigo. Na hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana, leigo é o fiel comum, é a pessoa que é batizada e segue os mandamentos da Igreja, mas que não fez nenhum voto eclesiástico perpétuo e nem recebeu a unção sacerdotal. O leigo não deve ser uma pessoa passiva, como acontece com a maioria.  Embora a figura do catequista tenha maior visibilidade, a definição de leigo também abrange os agentes de pastorais e movimentos como: Renovação Carismática, Legião de Maria, Pastoral da Criança, Pastoral da Família, Pastoral do Batismo, Pastoral da Juventude, etc.
                
               Nal é responsável pelo setor social da Igreja, juntamente com o diácono Edmilson Queiroz de Araújo, que presta ajuda a 64 famílias da paróquia. Colabora com a Obra dos Tabernáculos, sob a coordenação de Maria do Carmo da Conceição (Carminha) e é vice-coordenador da OVS-Obra das Vocações Sacerdotais. Também cuida da Capela de Adoração do Santíssmo Sacramento com um desvelo incomum, e justifica:
Muitas graças foram alcançadas em nome da devoção ao Santíssimo." 
               
               Uma católica que é a cara de Timbaúba: Maria da Carmo da Conceição, Carminha. / Um católico que é a cara de Timbaúba: Dionísio, o Sacristão. / Um defeito: Sou muito exigente comigo e com os outros. / Uma virtude: Simplicidade. Programa de TV: Os da Canção Nova / A maior invenção do homem: A Televisão. / A pior invenção do homem: As drogas. / Um Pároco de Timbaúba que a história guardou: Monsenhor Marques da Fonseca / Um Pároco de Timbaúba que a história vai guardar: Monsenhor Orlando do Nascimento / Uma virtude: Simplicidade / Uma mania: Coleciono santinhos de missas de sétimos dias. Tenho dezenas deles e exponho todos eles nos Dias de Finados. É uma maneira de preservar a memória dos timbaubenses que Deus chamou. / Viver é... Ser feliz / Morrer é... Terminar esta vida e começar outra. / Se o Mundo fosse acabar hoje: Continuaria rezando.
                
              Na condição de católico praticante, Nal confessa que  

“Hoje, as pessoas freqüentam menos a Igreja. É uma pena. Elas não entendem como é importante o valor da religião em suas vidas.”
               
               E assim, conhecemos um pouco de José Inaldo dos Santos, o Nal da Igreja, cujo maior sonho é envelhecer com saúde, e na hora da morte poder dizer a mesma frase que Jesus Cristo disse:
                   "Oh, Pai! Em Tuas mãos entrego o meu espírito!”
*****

MEMÓRIA TIMBAUBENSE
Timbaúba-PE, 02/07/1961 *****  Na fila da frente, de paletó e gravata, Dr. João Coutinho. Ao seu lado, de óculos,  Dr. Milton Queiroz. O segundo da esquerda para a direita é Adhelbar Barbosa, o  terceiro é o Prof. Pedro Crescêncio e o quinto é Carlos Pacheco Leal. ***** Na  fila de tras, sob uma seta, o enfermeiro Manoel Vicente, enquanto o primeiro, da esquerda para a direta, é Gilson Muniz Dias.***** Você que viveu naquele tempo saberia identificar outras pessoas da foto?
*****

Um comentário:

tranquelino disse...

Daslan,

Na foto da esquerda para direta, o segundo é ADHELBAR BARBOSA(pai do Geologo funcionário do Ministério de Minas e Energia Ahelbar Filho) e terceiro é PEDRO CRESCENCIO.