*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de julho de 2011

SESSÃO NOSTALGIA - MISSES NUMA TARDE DE INVERNO

Daslan Melo Lima

              Timbaúba-PE, tarde fria do último sábado de julho de 2011. Ao meu redor, várias álbuns de recortes sobre concursos de Misses, mágica paixão que me acompanha desde a infância. Vontade de nada escrever, apenas de ver o tempo passar mergulhando lentamente em dezenas de recortes que mostram mulheres lindas que ocupam doces lembranças em meu coração. Entre tantas, aleatoriamente, destaques para cinco deusas de um álbum da década de 1980.

.....

MARTHA VASCONCELLOS, Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968, em propaganda da filial da empresa Presentes Rachel, localizada no terceiro pavimento do Shopping Center Iguatemi, em Salvador-BA. O anúncio, publicado no jornal "A Tarde", em 17/08/1981, transmitia um charme incomun, graças a Martha Vasconcelos, um orgulho nacional.

MARY ANN STAVIN, Miss Suécia, Miss Mundo 1977, fotografada quando esteve no Rio de Janeiro, em julho de 1983, divulgando o filme "007 Contra Octopussy", onde desempenhava o papel de uma "gata-polvo".
ALDILENE LOPES, Miss Cabo de Santo Agostinho 1983, semifinalista no Miss Pernambuco, em foto de junho de 1984. Era a mais alta candidata ao título de Miss PE 1983, no ano em que a vencedora foi Mônica Lima, Miss Igarassu. Assisti ao vivo ao concurso, realizado numa tarde de sábado, no Centro de Convenções de Pernambuco. A linda morena tinha tudo para ter ido mais longe naquele certame.  A imagem de Aldilene Lopes é uma das mais gratas recordações que trago daquele 1983. Detalhe: Na época, a cidade de Cabo de Santo Agostinho chamava-se apenas Cabo.
JANE BEZERRA, Miss Rio Grande do Sul 1975, em foto de abril de 1982, aos 23 anos de idade, quando atuava como modelo e tinha trabalhado como atriz no programa "O Planeta dos Homens", da Rede Globo. Sua não inclusão entre as semifinalistas do Miss Brasil 1975, ano em que a vitoriosa foi Ingrid Budag, Miss Santa Catarina, descontentou o público. 


MÁRCIA CRISTINE MACEDO, Miss Rio de Janeiro 1982, em foto de maio de 1983, aos vinte anos de idade. Márcia Cristine empatou em terceiro lugar com Simone Valença Duque, Miss Pernambuco, no concurso Miss Brasil 1982, ano em que a eleita foi Celice Pinto Marques, Miss Pará, e a segunda colocada Solange Frazão, Miss São Paulo. Na época da imagem, Márcia Cristine estava no México, na condição de convidada especial dos organizadores do Miss Universo, para compor a comissão julgadora do Miss México 1983.
                 .....

               Timbaúba-PE,  noite fria do último sábado de julho de 2011. Ao meu redor, várias álbuns de recortes sobre concursos de Misses, mágica paixão que me acompanhará enquanto eu viver. Vontade de nada escrever, apenas de saborear o momento ao lado destes recortes, enquanto lá fora a chuva cai, copiosamente cai.
***** 

5 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Muciolo Ferreira, jornalista, Recife=PE
>>>>>>>>>>

Daslan,

bons tempos aqueles. Observem que todas as misses focalizadas têm algo em comum: não são plastificadas. A beleza é natural como exigiam os organizadores da época.

Atualmente, a mais bela candidata não vence o Miss Brasil, porque em seu lugar é eleita a "preparada".

Por conta disso, o concurso se encontra desprestigiado, em queda livre e sem direito a pára-quedas.
Neste ano, a audiência foi a pior de toda a história.

O Ibope registrou apenas míseros 3 pontos no horário de sua exibição.
A Band perdeu para a Globo, SBT e Record. Ficou à frente apenas da RedeTV, que é uma emissora inexpressiva.

Uma boa semana a todos os leitores e missólogos.

muciolo ferreira

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Que bom rever aqui estas rainhas da beleza !

Nota 10 para tudo que vc escreve.

Lourdes I. Silva
Minas Gerais

Silveira/Pel disse...

Jane Bezerra, cuja foto está postada acima, foi Miss RS/75, e teria sido uma excelente Miss Brasil. Ocorre que ela disputou o Miss Brasil com a idade de 16 anos, quando o mínimo permitido era dezoito. Quando isso foi descoberto pela organização do concurso, não chegaram a excluí-la do certame, mas não deram a ela qualquer classificação. Como o público presente no Miss Brasil ignorava esse fato, protestou que Jane não tivesse ficado no top 5. Acho que ela pode ser incluída na lista das mais belas Miss RS. Uma pena que não tenha esperado um pouco mais para participar do Miss Brasil com a idade regulamentar. Mas, com Jane, tudo foi rápido demais. Com dezesseis foi Miss RS, com a mesma idade casou, sem ser apressado o casório, com empresário de Brasília, com vinte já era mãe de dois filhos e também separada do marido. Tudo isso pode ser aprofundado se nos valermos do Google, clicando em Jane Bezerra, Miss RS/75.

Pierre WINICKI disse...

Hello. Would you know by chance where Marcia Cristine Macedo lives today and how I could get in touch with her? I was a close friend of her, from France,when she was 25, ans totally lost track of her since then... thank you in advance for your help.
Pierre

DASLAN MELO LIMA disse...

Hi, Pierre WINICKI
I would love to help you find Marcia Cristine, but I don't have her address.
I'll check with some friends and I'll contact you when I hear anything new.
A hug.
---
Daslan Melo Lima