*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - O ARRASTA PÉ DO ZÉ IVANILDO CAVALCANTI DE MORAIS

ARRASTA PÉ DO ZÉ
O GLAMOUR E A DESCONTRAÇÃO DE UMA NOITE JUNINA

 "Rasta pé não tem mió, na casa de Zé Ivanildo e Terezinha de Jesus..."

 "...Vamo simbora !"
No amplo espaço da bela residência do casal José Ivanildo Cavalcanti-Terezinha de Jesus, a  descontração deu o tom em clima junino. Um toque de glamour, no entanto dominou a cena. Muita gente deixou de lado o xadrez (que sempre foi moda no nordeste nos meses de junho) para dar preferência a outros looks. ***** Nize Cavalcanti, que sempre foi sinônimo de mulher elegante na mata norte pernambucana, com seu encanto e jovialidade, organizadora do Arrasta Pé do Zé, foi uma perfeita anfitriã. ***** Em meio a tanta variedade de pratos típicos e de um bom uísque, a preferência dos convidados recaiu para os espetinhos de camarão. Em termos de bebidas, a maioria optou pelo vinho tinto, degustado em generosas taças. ***** Os componentes do Forró Encabulado, da Paraíba, e a cantora Irene Silva, de Timbaúba, foram as estrelas do show musical. O legítimo forró-pé-de serra foi a sensação, sem a parafernália de iluminação e dançarinas insinuantes que caracterizam as  chamadas "bandas de forró" .  
Nize Cavalcanti ladeada pelas filhas Patrícia e Priscila.
Nize Cavalcanti, filhas e genros. Da esquerda para a direita, Túlio Padilha, Patrícia Morais, Nize, Priscila e Felipe Moura.
Em pé, da esquerda para a direita, Geraldo Xavier, Lúcia, Rute Brandão, Terezinha de Jesus, Ilko Correia Aráujo e Nize Cavalcanti. Sentados, José Ivanildo Cavalcanti e Gilvan Celso.
Izabel Régis, Joaquim Filho (Quinquinha), Rute Brandão, Adriana Morais e Fernando.
Beatriz, representante da novíssima geração da família Morais Cavalcanti, ladeada pelo pai Pedro Morais e pela avó Nilda Cavalcanti.
Mércia Moura foi a responsável pela criação do souvenir mais significativo da festa.
     Saulo, Simone e Fabiana, pausa para um flash

Nize e Ilko
Paulo Henrique Rabelo
                O ponto alto da festa foi quando Nize Cavalcanti entrou no salão vestida de noiva, ocasião onde teve início a quadrilha. No intervalo, Pedro Morais e Paulo Henrique Rabelo exercitaram seus dotes de cantores sertanejos, arrancando muitos aplausos. O Arrasta Pé do Zé durou até às 5 horas da manhã. Foi de arrochá o nó ! 
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
Três personalidades que marcaram época na Princesa Serrana: Padre Sotero, a educadora   Maria de Lourdes Pereira do Nascimento, que exerceu a função de diretora da Escola Elizabete Lyra, e  Monsenhor Marques da Fonseca.
***** 
UM CARNAVAL PARA RECORDAR
Quantos frevos o grupo dançou e cantou? No III Grande Baile Municipal de Timbaúba a alegria reinou. Outros momentos aguardam o gruipo no Timbaúba Tênis Clube, quando o Carnaval de 2012 chegar.
*****
SOB O CÉU DE MACAPARANA
IV ARRAIAL DOS AMIGOS
O majestoso casarão do Engenho Latão foi transformado em Castelo de São João. Imagens  e lembranças ficarão, até junho de 2012, até que volte outro São João.
Ladeado por Rute Brandão e Adriana Morais, mãe e filha, descobri uma verdade neste junho de 2011: os reveillons fora de época existem.
                 Poucas festas juninas privadas possuem a organização e o charme do Arraial dos Amigos, um evento macaparanense com a assinatura de quatro damas da sociedade da mata norte: Rute e Adriana Brandão Morais, Betânia e Karina de Morais Borba. O IV Arraial dos Amigos, realizado no dia 18, no Engenho Latão, foi o terceiro ao qual compareci. A cada ano, as organizadoras se superam na decoração do local, nos pratos típicos e na atenção para com os convidados. Perfeitas anfitriãs, atentas a tudo, o prazer de Rute, Adriana, Betânia e Karina é ver familiares e amigos confraternizando em clima junino. Guardando as devidas proporções, é como se fosse um reveillon fora de época, com a descontração abençoada por São João.
               O profano e o sagrado dão as mãos no Arraial, se é que podemos chamar de profano o autêntico forró pé-de-serra, sem a parafernália de instrumentos e iluminação, sem bailarinas com suas danças e vestes insinuantes. O sagrado não fica de lado, pois Rute Brandão, católica fervorosa, faz questão de incluir na decoração os famosos santos de barro produzidos pelos artesãos de Tracunháem. Entre os presentes, figuras expressivas do mundo social, político, econômico e cultural da região, inclsuive gente que circula pouco, mas que jamais perderia o que considero o maior e melhor São João privê do interior de Pernambuco.
                Santo Antônio, São Pedro e São João são testemunhas de que já estou sonhando com o Arraial dos Amigos, edição 2012. 
 
 Marcelo Sarinho e Valquíria
   .                    Isabele Cristina e Cláudio Brandão........................
Sonia Oliveira, Rute Brandão, Marluce Cavalcanti, Adriana e Rose Morais.


Ramirinho Brandão ladeado pelos filhos Ramiro Neto e Rômulo.
Emanoel Kênio e Alexsandra Lins
Rute Brandão ladeada pelas netas Mariana e Larissa
Rute Brandão e uma das mesas de comidas típicas decoradas por ela
Animação, ao som do legítimo forró pé-de-serra
Izabel Régis, Karina Borba, Joaquim Filho e Adriana Morais

Santo Antônio, São Pedro e São João são testemunhas de que todos já estãou sonhando com o Arraial dos Amigos, edição 2012.
 ***** 

Nenhum comentário: