*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 18 de junho de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Cruz do Caboclo, o renascicmento de uma lenda

CRUZ DO CABOCLO, 
O RENASCIMENTO DE UMA LENDA

 


       No domingo, 12 de junho, o casal José Ramos e Ana Marinho promoveu uma carreata saindo da Igreja Matriz de N.S.das Dores, centro de Timbaúba-PE,  para a Capela de Santo Antônio, no pequeno povoado de Cruz do Caboclo.
         O evento religioso teve um caráter místico e cultural de grande importância: a  reinauguração da capela, fundada em 02/01/1936, e a revitalização do nicho onde fica a Cruz do Caboclo.  
             A área, propriedade particular  dos promotores da iniciativa, está envolta em muitas lendas. Para uns, ali está sepultado um índio; para outros, trata-se de um ponto energético do planeta. Seja como for, pela fé em Santo Antônio ou pelo fascínio envolvendo a Cruz, o espaço é um convite para o exercício da fé e da religiosidade, independente de religião.

 Ana Marinho
A matriarca  Glorinha Monteiro e os filhos Teotonio e Ana Glória, um amor incondicional às raízes que os unem à Cruz do Caboclo.
Maria José estava muito emocionada. Ela mora no Recife e veio à Timbaúba para assistir à Santa Missa ao lado do irmão Artur de Moura Apolinário, o  Dr. Mourinha, cunhada e sobrinhos. Maria José estava ali em nome do amor que sua família tem à Cruz do Caboclo, por isso fez questão de declarar à PASSARELA CULTURAL que estava representando suas irmãs Neide, do Recife, e Conceição, de Manaus, além da sua tia Terezinha, do Rio de Janeiro.
O espaço da capela foi insuficiente para todas as pessoas. Do lado de fora, um cachorro vira-lata juntou as patas dianteiras como se estivesse em estado de oração. Tinha chovido de madrugada, mas a chuva cessou quando a Santa Missa teve início. Ninguém teve dúvida que foi um sinal de DEUS
Representantes das famílias Rosendo de Albuquerque e Ferreira Monteiro.
Os irmãos Maria José e Artur de Moura Apolinário (Dr. Mourinha) 
João Pedro, filho do casal José Ramos e Ana Marinho, ao lado da namorada, estava feliz com a realização do evento religioso-cultural. Se depender  dessa nova geração, o carinho e o amor pela história e preservação de Cruz do Caboclo permanecerá para sempre. Amém! 

*****

MEMÓRIA TIMBAUBENSE
.....
A foto das crianças é de dezembro de 1954. O menino é Zonilton e a menina é Zoraide, filhos do Dr. Milton Queiroz (imagem ao lado de 1946) e D. Nila. Zoraide morreu no dia 03 deste mês, no Recife.  À família enlutada, as condolências de PASSARELA CULTURAL.

*****



Um comentário:

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Lamartine Lira, timbaubense radicado em São Paulo-SP
>>>>>>>>>>


Daslan, muito obrigado por voltar aos meus bons tempos, e poder rever amigos e amigas da minha família.

Por exemplo, Dr. Milton. Amigo, patrão, médico da minha família. Padrinho de meu irmão Laureano Lira. O posto de gasolina onde o Sr. Arruda trabalhou era do Dr. Milton. Hoje o posto é de propriedade da nossa família junto com os irmãos Campos.

Sra. Nila, uma grande amiga da família que participou do meu nascimento e dos meus irmãos Laureano e Luciano.

Sobre Zoraíde, senti muito o falecimento dela. Família Queirós, receba os nossos sentimentos.

Sra. Glorinha Monteiro, fiquei muito contente em revê-la e saber que está bem e os seus filhos também.

Um grande abraço a todos.



Lamartine Lira

>>>>>>>>>>