*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 21 de maio de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

PROGRAMA MUNDO ALTO


Famosos por estarem na bandeira, no hino e embelezarem nossa paisagem, dando-nos o título de Princesa Serrana, os morros de Timbaúba receberam  um olhar mais atento do governo municipal. ***** O Programa Mundo Alto, Resgatando a Cidadania , desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar , deseja ser um exemplo de ação de desenvolvimento social bem-sucedida em Timbaúba e  no Estado  de Pernambuco. ***** Tendo como principal parceiro o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, o Programa Mundo Alto objetiva  possibilitar, através de ações sociais, o resgate da dignidade de uma parcela da população  dos morros que vivem em situação de vulnerabilidade social ou risco, oportunizando condições de amenizar as dificuldades, promover o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população do Alto do Cruzeiro, Alto da Independência e Alto Santa Terezinha. ***** Graças ao Muro Alto, a vocação gastronômica desses bairros  conquistou  sua visibilidade com as seguintes comidas típicas: Tapioca (Alto do Cruzeiro), Cuscuz (Alto da Independência) e Pamonha (Alto Santa Terezinha).
 *****

O LEGADO DE LEDA PACHECO 


A educadora Leda Pacheco (in memorian) deixou várias criações de Boi de Carnaval expressas  em papel e coloridas com lápis de cor.  Em 2009, Luzanita Monteiro  deu assistência ao Grupo da Terceira Idade Primavera e trabalhou arteterapia com as idosas utilizando as imagens criadas por Leda Pacheco.  ***** Quando as criações foram transportadas para as telas, Leda Pacheco já tinha partido para uma nova missão em outra dimensão.  As pessoas que pintaram as telas não colocaram assinatura em virtude da não autoria. ***** Oportunamente, outras imagens de  Bois de Carnaval concebidas por Leda Pacheco irão ilustrar esta secção.
*****

MEMÓRIA TIMBAUBENSE 



Se você era adolescente nos anos 60 conheceu em Timbaúba os jovens acima. Eles faziam parte de um conjunto no melhor estilo da Jovem Guarda. Cantavam e encantavam.***** O conjunto chamava-se Carlos de Mendonça e os Dez do Ritmo, composto por alguns integrantes que depois fariam parte de outro conjunto de sucesso, Os Líderes. ***** Da esquerda para a direita: Delmon, Carlos de Mendonça, Hebert, Marcão,  Iveraldo Lima (Leonardo Sullivan), Jurandir Sá, Reginaldo Pessoa, Vonez, Édson, e Pinino. (Imagem do arquivo pessoal de Delmon, gentilmente cedida ao PASSARELA CULTURAL) *****Para visualizar a imagem em tamanho maior, basta um clique com o lado esquerdo do mouse em cima da foto. ***** Colabore com PASSARELA CULTURAL no resgate da memória fotográfica de Timbaúba. Adesão/sugestões/colaborações/críticas construtivas: enviar e-mail para daslan@terra.com.br com cópia para odilonflj@gmail.com
  
*****

4 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Maria do Rosário Dutra (Professora Zarinha), via Orkut
>>>>>>>>>>

MEMÓRIA TIMBAUBENSE - Daslan, "Os Líderes", alguns conheci e outros não.
O moreno de bigode tocava na Igreja, filho de seu Gino e outros como: Reginaldo Pessoa, Edson, Marcão, Jurandir Sá, Lalá , só voltando no site, lembrarei mais algum.
Esta foi a primeira composição do conjunto, as seguintes todos eram meus amigos.
Nesse tempo, era vedada a entrada de menores de 14 anos e meu pai era juiz de menores.
Abraço iluminado.

tranquelino disse...

Zarinha,

Eu acho que esse conjunto não é OS LIDERES, apesar de estar Jurandir Sá, Marcão, Reginaldo Pessoa. Para ser OS LIDERES teriam que ter José Mário e Franklin e não estou visualizando ninguém parecido com um dos dois.

Marcos disse...

Acho que é "Os Lideres", sim, mas não lembrava desse formato... acho que eu ainda era "menino lá em Timbaúba...rs rs rs" Mas, parece-me que além de Jurandir Sá, Marcão, Edson, Lalá, tem um que é parecido com Delmon e outro com o Iveraldo Lima (O Leonardo?). Lembro-me que também fazia parte dos Líderes -Toinho Dativo(teclado), Arnaldo(piston), além de Franklin, Zé Mário e Enicênio. Ví também o nosso amigo Metaxas, na percussão. Parabéns pela foto!

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Tranquelino Ferreira Monteiro, via e-mail
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Daslan,
Consultei José Mário (ex-Lideres), ele confirmou que esse conjunto era uma Orquestra que tinha como empresário Tão da hoje Compesa (que na epoca não chamava Compesa), ele não lembrou do nome da Orquestra. Ele juntamente com os irmãos Franklin e Enicênio criaram um conjunto chamado THE KINGS BOY, que tocava nos intervalos dos Bailes animado por essa Orquestra, como o estilo de música do THE KINGS BOY era Jovem Guarda, e na epoca era a música da vez, o sucesso foi de imediato. Então resolveram fundir a ORQUESTRA com THE KINGS BOY, criando OS LIDERES, cujo nome foi sugerido por Brivaldo Teixeira, o qual tinha uma Loja chamada LIDER, e confeccionou por cortezia os paletós na condição do nome ser vinculado a sua Loja, então ficou: OS LIDERES.
Tentei colocar em comentário, mas deu erro, por essa razão estou enviando com cópia para Odilon e Marcos de Nadja.
abç,
Tranquelino