*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 14 de maio de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Vânia Lúcia Barreto de Oliveira Souza, Secretária de Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar. Representando o prefeito Marinaldo Rosendo, Vânia Lúcia deu as boas-vindas aos convidados da I COMUSAN.

 Ana Glória Araújo, Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional

               Na quarta-feira, 11, foi realizada a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, evento de grande importância para as discussões de ações à luz da Lei Federal  nº 11.346, de 15/09/2006, do Decreto Estadual nº 35.101, de 07/06/2010, e da Lei Estadual nº 13.494, de 02/07/2008.  
               A conferência teve os seguintes objetivos: 1-Construçao do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Timbaúba; 2-Priorizar princípios, diretrizes e propostas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável como direito do cidadão; 3-Propiciar o intercâmbio e a troca de experiências entre os participantes; 4-Propiciar o controle social dos programas públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, incentivando a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), fortalecendo os existentes; 5-Discutir o tema, estabelecer propostas e contribuições relacionadas ao tema; 6-Dimensionar os desafios, prioridades e medidas necessárias a serem adotadas para que o município consolide a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PMSAN); 7-Estabelecer compromissos entre sociedade civil e poder público para a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) em Timbaúba.

 "A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à sua dignidade e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público estadual adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional sustentável da população do Estado." (Artigo 2º da Lei Estadual nº 13.494)

 
               Ana Glória Araújo, Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, deu o seguinte depoimento à PASSARELA CULTURAL:

"Já é uma realidade em solo timbaubennse o projeto NUTRIÇÂO, ECOLOGIA POR UMA CULTURA DE PAZ . Trata-se da extensão da UFPE-Universidade Federal de Pernambuco , interiorizando suas pesquisas e estudos na área de Nutrição. Esse Projeto está sendo desenvolvido na Escola Reunidas de Mócos ,onde os professores estão sendo capacitados para ensinar as crianças de 2 a 5 anos a desenvolverem uma alimentação adequada e saúdavel, capacitação essa que também contemplou a comunidade de Mócos. Já foram realizadas palestras sobre hipertensão , obesidade, e  diabetes. Todos estão muito satisfeitos com o trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional em Timbaúba, a comunidade e a equipe do projeto,  com os resultados que estão aparecendo em curto espaço de tempo, pois o início foi em março deste ano. O prefeito Marinaldo Rosendo  de Albuquerque e a primeira dama Analice Barbosa Rosendo estão felizes com a grande iniciativa da UFPE em Timbaúba-PE."

               Os convidados para a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional não mediram esforços  para comparecerem ao evento, apesar das fortes chuvas caídas na região.
             
Ivan Melo, diretor do Proext, Pro Reitoria de Extensão da UFPE.

Luzanita Monteiro (gestora do Programa Bolsa Família); Suelene Maria (Leninha, presidente da Associação do Alto do Cruzeiro); Maria Ode Aquilino (diretora da Escola Municipal Cel. João de Andrade); Antônio Silva (representante do Loteamento Panorama); Tarciana Cristovão Verçosa (nutricionista, representante da Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária); e Ana Glória Araújo (Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional).

Cleuza Pereira, assessora do governador Eduardo Campos, coordenadora do Projeto Mãe Coruja-PE, ex-prefeita de Salgueiro por três gestões.

Vírgina Holanda - Programa Estadual Mãe Coruja

A educadora Dora Oliveira, seus alunos e Ivan Melo.
*****
.......... 
  PROGRAMA TERRA NOSSA


O "Terra Nossa", programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Timbaúba está inserindo jovens da zona rural em atividades que resgatam os sons, as luzes, as cores e a magia das mais genuínas manifestações culturais.

Jovens da Usina Cruangi interpretam Caboclinhos no antigo Colégio Decisão. Uma poça d'água deixada pela chuva reflete a magia do momento.
Jovens do distrito Livramento do Tiuma (São José do Livramento) apresentando Cavalo Marinho.


                    O  Programa Terra Nossa é uma ação do prefeito Marinaldo Rosendo, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar que tem como secretária Vânia Lúcia Barreto de Oliveira Souza. O Governo Municipal de Timbaúba, através da Secretaria de Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar, percebeu a necessidade de desenvolver ações voltadas para reduzir as desigualdades sociais, promover o desenvolvimento social sustentável e melhorar a qualidade de vida da população que vive em situação de vulnerabilidade social, na zona rural do município de Timbaúba.
Realizado o diagnóstico sócio econômico e ambiental, passou-se a estruturar o Programa de Desenvolvimento Sócio Rural – TERRA NOSSA, com os seguintes objetivos: Identificar necessidades de cada comunidade; desenvolver potencialidades; levar cidadania e melhoria da renda, através de ações de inclusão produtiva; promover o desenvolvimento sócio econômico e oferecer os serviços sócio-assistenciais in loco.  Em seguida foram realizadas palestras em 21 comunidades rurais, conscientizando a população sobre os objetivos do programa, ocasião em que houve tempestade de idéias para identificação da origem do nome de cada comunidade, problemas e potencialidades locais. Foram capacitados 252 jovens e 132 mulheres, sendo os primeiros na área de danças culturais e as segundas para produção do prato típico de cada localidade.

As comunidades beneficiadas foram: Aningas, Bela Vista, Canafístula, Catucá, Coités, Cutias, Gravatá, Guabiraba, Lagoa do Meio, Limoeirinho, Mirador, Panorama, Patos, Queimadas, Santiago, São José do Livramento, Sossego, Usina Cruangí, Várzea do Carpina, Vila Cruangí e Xixá. Atualmente estão sendo trabalhadas as ações de reflorestamento e iniciando as hortas orgânicas. Ao final das etapas foram realizados “intercâmbios” entre as localidades participantes, com o intuito de proporcionar uma maior interação entre as mesmas e como forma de exercitar as práticas realizadas durante o programa.
No dia 08 de dezembro, no Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Mocós, foi realizada a I Exposição de Arte Rural -  ExpoArt Terra Nossa, cujo objetivo foi  criar espaços para geração de renda às mulheres beneficiadas pelo Programa de Transferência de Renda BOLSA FAMÍLIA, residentes nas comunidades rurais de Timbaúba.
        
  *****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE 

Nenhum veículo estacionado na Praça Carlos Lyra. Pessoas passam tranquilamente pelas calçadas. Duas linhas que atravessam a rua remetem a uma Timbaúba onde o bonde era o maior e melhor meio de transporte da cidade.  Por onde andam as pessoas e o bonde? Nem o vento sabe a resposta, responde silenciosamente essa foto. ***** Lembrete: Para visualizar a imagem em tamanho maior, basta um clique com o lado direito do mouse em cima da foto. ***** Colabore com PASSARELA CULTURAL no resgate da memória fotográfica de Timbaúba. ***** Adesão/sugestões/colaborações/críticas construtivas: enviar e-mail para daslan@terra.com.br com cópia para odilonflj@gmail.com


            
*****

5 comentários:

zanna_santos disse...

Gostaria de conhecer meu avô bem como meus tios e tias que não conheço aí em Timbaúba, e quando abro esse site vejo uma nota falando justamente de uma das pessoas que queria muito conhecer meu avô Manoel José dos santos, e fico mais feliz ainda por saber que ele contribuiu para o crescimento e desenvolvimento não só de Timbaúba como de cidades de outro estado. Sou filha mais nova e "Zezo" José Rodrigues dos Santos, ele conheceu minha mãe aí em Timbaúba se namoraram, conviveram juntos, não sei como era o relacionamento de minha mãe com a família do meu pai, só sei que quando minha mãe foi conviver com ele tinha meu irmão chamado Elievandro o qual ele registrou como filho. Minha mãe engravidou do meu irmão Edivandro que tempo apelido "Tone”, e depois de dois anos ela me teve.
Ao chegar à Bahia, mas precisamente em Jequié. Minha mãe teve um parto difícil e quebrou o resguardo de mim, ficando muito doente nesse tempo meu pai trabalhava em uma oficina de mecânica, o relacionamento dele também já não ia muito bem com minha mãe, foi quando eu já tinha por volta de três meses que ele foi embora sem dar satisfações a ela. Hoje sou casada tenho dois filhos adolescentes, estou cursando Pedagogia, mas queria conhecer minha origem meus parentes distantes. Um dia procurei no Google por Timbaúba, fui até um site de relacionamento onde encontrei Paula Francinete que por conhecidencia tem um irmão que conhece Metaxas, meu tio. Ela me disseque que “Zézo” meu pai, tinha falecido há dois anos na época, hoje deve ter uns três anos. Apesar de ele não está vivo porque era uma das pessoas que mais eu queria conhecer. Também ficaria muito feliz em ser recebida e acolhida no seio da minha família que ainda não conheço.

DASLAN MELO LIMA disse...

Recado para Zanna Santos:

Será uma satisfação contribuir para estreitar os seus laços de família.
Por gentileza, faça contato comigo através do e-mail daslan@terra.com.br , a fim de combinarmos alguns detalhes.

Daslan Melo Lima

Heliana disse...

Coloquei fotos recentes da nossa querida Martha Vasconcellos para o seu acervo, espero que goste. Mandei por email.
Abraços

Heliana Tenuta

tranquelino disse...

Daslan,

Veja que maravilha, através do Passarela Cultural, uma neta de Manoel José quer conhece-lo. Mais uma vez parabenizo seu Blog Passarela Cultural por esse feito tão importante na vida de Zanna Santos neta do homem mais velho de Timbaúba e que daqui alguns anos o mais velho do mundo.

zanna_santos disse...

Fiquei muito triste em saber que meu avô Manoel José já é falecido, mas isso não impedirá de ainda conhecer meus familiares timbaubenses, pois há tempo para todas as coisas debaixo do sol.