*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de maio de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO


CINE TEATRO RECREIOS BENJAMIN, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS


A educadora Francisca Rodrigues Pereira, na foto segurando uma pasta azul, diretora do tradicional educandário timbaubense Escola Santa Maria, teve a iniciativa de liderar um abaixo assinado para reivindicar às autoridades municipais e estaduais providências urgentes para restauração do maior bem imóvel cultural de Timbaúba: o Cine Teatro Recreios Benjamin. Ontem, sexta-feira, uma delegação da qual fiz parte foi ao Palácio do Governo do Estado de Pernambuco entregar o dossiê ao Diretor da Casa Civil e à Fundarpe. 


O Cine Teatro Recreios Benjamin foi inaugurado em 05/03/1916,  um presente do  poeta-jornalista-industrial Jader de Andrade (1886-1931) ao povo de Timbaúba. O espaço cultural viveu anos de glória, e hoje, sem estar sendo utilizado para aquilo que foi criado, precisa urgente de uma restauração, antes que seja tarde demais. O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico, mas não foi desapropriado, pertence a terceiros, a quem a Prefeitura Municipal paga aluguel.   

Palácio do Governo - Momento em que Francisca Rodrigues Pereira entrega a Roseane Fernandes, Assessora de Imprensa da Casa Civil,um dossiê sobre as condições precárias do Cine Teatro Recreios Benjamin e um abaixo assinado com 1.636 assinaturas de timbaubenses pedindo uma solução para o problema.
Após ter saído do Palácio do Campos das Princesas, o grupo liderado por Francisca Rodrigues esteve na Fundarpe. Acima, a arquiteta Rosa Bonfim examina uma documentação sobre a situação do Cine Teatro Recreios Benjamin ao lado de Roberto Carneiro da Silva, técnico em restauração patrimonial. ***** A ida do grupo ao Recife teve o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Timbaúba, que patrocinou o transporte numa van executiva, e do vereador Guel Barbosa, que se responsabilizou pelo almoço. ***** Voltaremos ao assunto na próxima edição de PASSARELA CULTURAL.

 *****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE

Você conhece algum desses motoristas? Qual o ano da foto? ***** Colaboração/sugestões/remessas de imagens: daslan@terra.com.br.***** Lembrete: para visualizar a foto em tamanho maior, basta um clique com o lado direito do mouse em cima da imagem
*****

2 comentários:

tranquelino disse...

A foto dos fusquinhas em frente a Igreja Matriz deve ter sido tirada em 1970. E acredito que tenha sido em maio no dia da Noite Mariana dos Motoristas. Quando Sr. Arrudinha (pai de Lamartine, Lauriano e Luciano), colocava luminária com efeito rotativo. Era a única Noite Mariana que tinha esse tipo de iluminação com efeito.

Anônimo disse...

Tranquelino,eu não tinha ideia que você sabia desta historia do Sr. Arruda. Vou ti contar mais uma, um dia recebi uma ligação em casa era meu pai (Sr. Arruda) pedindo para que eu ajudasse Dr. joãozito a instalar uma radio fm em Timbauba, dias depois outra ligação era seu irmão Antonio monteiro, dizendo que Dr. joãozito iria falar comigo atendir, ele pediu que cuidasse deste assunto, com ajudar dos amigos paulista, e os tres Timbaubense citados acima A Radio de Timbauba Fm entrou no AR.

Essa é mais uma dessa historia que Timbauba tem no esquecimento.
Muito obrigado por ter lembrado da nossa familia, e uma grande abraço na sua.
Lamartine