*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 31 de julho de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - Zayra Pimentel, a pernambucana que poderia ter sido Miss Guanabara 1961


Daslan Melo Lima


          A Sessão Nostalgia da semana passada, dedicada a Zayra Moreira Pimentel, Miss Pernambuco 1957, relembrou um fato interessante: a bela pernambucana disputou o Miss Guanabara em 1961.  A matéria desta semana é um desdobramento da anterior, um documento que vai ao encontro dos missólogos de ontem e de hoje, interessados em preservar a memória dos concursos de beleza.   
          As imagens de Zayra que ilustram esta Sessão Nostalgia pertencem ao acervo de Adília Pimentel, filha de Zayra com o inesquecível cantor português Francisco José.

Olinda, Pernambuco, 1957. O mar, a brisa mansa e um poema chamado Zayra.
----------
Era 1957 e o futuro estava distante. Daquele tempo mágico que se foi, mil coisas ficaram, inclusive o olhar de Zayra, musa eterna de um tempo que vale a pena recordar.
----------
Depois daquela manhã de 1957, o Mar de Olinda avançou  o suficiente para destruir os coqueiros, menos a lembrança de Zayra.

----------

 A MAIS BELA CARIOCA 
PODERIA TER SIDO UMA PERNAMBUCANA

           Na noite de segunda-feira, 26 de julho, meu celular tocou. Era Zayra Pimentel, emocionada, ligando  para  agradecer o tributo que lhe prestei através da Sessão Nostalgia, em PASSARELA CULTURAL. Ela conversou comigo durante quase duas horas. Falou sobre sua vida, alegrias, experiências, saudades do Recife, etc. O jornalista Mucíolo Ferreira já tinha comentado comigo que Zayra tinha sido  uma das favoritas ao título de Miss Gunabara 1961. Zayra corroborou  o que Muciolo tinha me dito e confessou com sua bela voz:

          "A redação do jornal Diário de Notícias, pertencente ao grupo Diários e Emissoras Associados, promotor do concurso Miss Brasil, era composta de muitos pernambucanos. Eles adoraram quando fui indicada para representar a AABB, Associação Atletica Banco do Brasil,  no Miss Guanabara.  Eu era apontada como forte candidata e o pessoal do jornal empenhou-se em me promover. A estratégia de me beneficiar acabou me prejudicando. Dias antes do concurso Miss Guanabara, saiu no jornal:  “Se Zayra ganhar haverá três pernambucanas no Miss Brasil.” As outras eram Maria Lúcia Santa Cruz, Miss Pernambuco, e Carmem Aurélia Rodrigues de Lima, Miss Rio Grande do Norte, que tinha ficado em segundo lugar no Miss Pernambuco. No dia do concurso, o Diário de Notícias publicou: “Se Zayra for eleita Miss Guanabara, a mais bela carioca será uma pernambucana”. Ora, a carioca era exaltada como uma das mulheres mais belas do mundo e o bairrismo do carioca, óbvio, falou mais alto. "
   
----------

O CONCURSO MISS GUANABARA 1961

Alda Maria Coutinho de Morais , Miss Guanabara 1961. (Foto: Gervásio Batista, revista Manchete, 24/06/1961).

          Vinte e oito jovens disputaram o Miss Guanabara 1961. O publico ficou dividido entre Maria Helena Soares de Souza, Miss Riachuelo, e Iara Santos, Miss Renascença, mas quem venceu foi Alda Maria Coutinho de Morais, Miss Clube Leblon, uma loura de olhos verdes, estudante do segundo ano de Direito.  

          A forte presença de Zayra Pimentel na passarela do Maracanãzinho despertou a atenção do repórter  Ubiratan de Lemos. Ele escreveu na revista O Cruzeiro, de 24/06/1961:  

“Pedimos licença para referir o azulão-veludo de Zaira Pimentel, da AABB, orçado em 300 mil.  Rita Nery, Ana Maria Amorim e Zaira Pimentel ficaram de fora. Os jurados não tiveram oportunidade de vê-las com cuidado." 

          Detalhe : A grafia correta do nome de Zayra é com “y”, mas até hoje, de vez em quando, seu nome saí na imprensa escrito com “i”.

----------
 
ZAYRA, 
DEUSA DO CAPIBARIBE

          Adília Pimentel, filha de Zayra, com base em duas fotografias em preto e branco de sua Mãe, elaborou duas imagens mágicas.

Zayra Pimentel e o Rio Capibaribe, no centro do Recife
                                                                              ----------
Zayra Pimentel, Miss Clube Náutico Capibaribe, na passarela do Clube Português do Recife, na noite em que foi eleita  Miss Pernambuco 1957
   ----------

ZAYRA, 
DEUSA DE COPACABANA



 

Zayra Pimentel, radicada há muitos anos no Rio de janeiro, no bairro de Copacabana, é uma Miss que o tempo contribuiu para tornar ainda mais bela. 


----------       

          E se o jornal Diário de Notícias tivesse silenciado sobre a origem pernambucana de Zayra Pimentel e deixasse as coisas fluírem normalmente?  Ela teria sido eleita Miss Guanabara 1961?  
         Alda Maria Coutinho de Morais, Miss Guanabara 1961,  ficou em terceiro lugar no Miss Brasil e representou a beleza brasileira em Londres, no Miss Mundo, onde não obteve classificação. Zayra Moreira Pimentel teria ido mais longe? Nem o vento frio desta última tarde pernambucana de julho de 2010 saberá responder.

*****

7 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Júlio Seabra dos Santos Cavalcanti, de Campinas, São Paulo, via e-mail.
>>>>>>>>>>

A pernambucana Zayra Pimentel poderia ter sido a mais bela carioca de 1961. E aí? Tudo é Brasil.

Quantas nordestinas possuem cara e atitude de cariocas? Muitas. Quantas cariocas possuem cara e atitude de nordestinas? Muitas.

O importante é exteriorizar a beleza e a garra do povo brasileiro. E isso, Zayra Pimentel tinha de sobra.

Um abraço de Júlio Seabra dos Santos Cavalcanti.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Patrícia de Mello Gouveia da Costa e Silva, de Campina Grande, Paraíba, via e-mail.
>>>>>>>>>>

Conheci Zayra Pimentel pessoalmente há muito tempo.
Estou encantada com tão bela homenagem.

Esta reportagem é pura poesia. Um merecido tributo a uma mulher que tanto divulgou o nome de Pernambuco pelos quatro cantos do Brasil.

Parabéns!!!

Patrícia Mello
>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, jornalista, Recife-PE, via e-mail
>>>>>>>>>>

Daslan,

agora sim, a história foi contada como os fatos aconteceram para que os missólogos mais jovens fiquem sabendo e tenham uma boa fonte de pesquisa.

A 2ª parte da Sessão Nostalgia focalizando a Miss Pernambuco de 1957, Zayra Pimentel, resgatou por inteiro sua bem sucedida presença nas passarelas dos concursos Miss Pernambuco e Miss Brasil de 1957, e no Miss Guanabara de 1961.

Renderá muitos outros comentários e questionamentos que suergirão em outros espaços no universo virtual das misses.

Uma boa semana a você e aos leitores do Passarela Cultural.

Muciolo Ferreira - direto do Recife
>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ivana disse...

Oi Patricia,

Com atrazo agradeço o comentário tão gentil um dia ei de encontra-te e abracar-te.podemos manter contato no e-mail ivbarreto@hotmail.com
abraço

Anônimo disse...

Para mim,Zayra,a gaúcha e Miss Ba eram as melhores de 57.Concorrer ,de novo,com o peso da faixa de PE (ainda na lembrança) em concurso,então,visado?dificilmente qualquer estado a elegeria!Se hoje é assim...De fato, Alda,não parecia a melhor escolha,Zayra e as outras duas,pareciam melhores.Mas os jurados veem diferente.às vezes acertam nos contrariando,às vezes erram feio!Linda!Sempre linda,Zayra!Pela semelhaça de nome,lembrei de Zayda,Vice no DF e Miss ER,Vice no Brasil 54.Assisti um filme com Zayda,estava lidíssima!Abraços e parabéns pela homenagem!Sou fã ,tanto de Zayra quanto de Zayda.Esse teu relato da Miss PE candidata à Miss GB,quase não se vê.É para registrar,mesmo.Japão

Anônimo disse...

Voltandoo:quanto ao MB61,Zayra,se Miss GB,teria a lindíssima Vera Brauner pela frente.Acho que seria um duelo incrível!Fui ao blog do Fernado,e me lembrei que,quando era pequeno,ouvia falar que Zayra (a cantora,como eu a conhecia) tinha sido Miss...Essa Sessão Nostalgia rendeu...ainda pode render mais.Abraços a todos,Japão

Unknown disse...

Conheci quando eu era criança, era de uma beleza singular e cultivava em mim um amor platônico, seu pai grande musico era amigo da família assim como ela, sua chegada a Olinda após o concurso do Miss Brasil foi triunfal.