*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 3 de abril de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - Ana Cristina Medeiros Sguissardi, Miss Pernambuco 1989, o glamour continua

Daslan Melo Lima

      A gravataense Ana Cristina Medeiros Sguissardi, nascida Ana Cristina de Medeiros, a única Miss Gravatá que foi eleita Miss Pernambuco, era ansiosamente aguardada para compor a comissão julgadora do último concurso Miss PE, realizado no Hotel Vila Hípica, em Gravatá, no dia 28 de março. No entanto, para frustração de muita gente, Ana Cristina não chegou em sua cidade natal a tempo de marcar presença no evento.


Ana Cristina Medeiros Sguissardi, Miss Pernambuco 1989, em foto recente. (Imagem: www.blogfernandatavares.com)

      Ana Cristina está radicada no Rio de Janeiro, onde mora numa belíssima cobertura, no bairro de Botafogo. Está casada há 14 anos com o industrial petrolífero Luís Sguissardi do Carmo. Desta união tem uma filha, Ana Carolina,13 anos, e dois filhos do primeiro casamento dele, André, 25 anos, e Pedro, 23 anos, criados por ela. Ana Cristina é formada em Fisioterapia, com bacharelado na área. Especializou-se em técnicas da medicina oriental: shiatsu, acupuntura, dietética chinesa, drenagem linfática e terapia manual. Está concluindo pós-graduação “sensu lato” em Acupuntura e em 2011 dará inicio a um mestrado em Medicina Tradicional Chinesa ou Gerontologia.

      Dias antes da realização do Miss Pernambuco 2010, encontrei no blog da jornalista Fernanda Tavares, www.blogfernandatavares.com, a entrevista abaixo:

Blog de Fernanda Tavares – Ana, recordando aqueles tempos, este ano fez 21 anos que Gravatá teve a primeira e única Miss Pernambuco, como você recebeu a notícia que, durante todo este tempo, só agora a cidade de Gravatá será palco do maior concurso de beleza do estado?
Ana Cristina - Fiquei muito feliz e orgulhosa ao saber da realização, pela primeira vez, do concurso de Miss Pernambuco em Gravatá, e confesso que fiquei emocionada e envaidecida de ter sido lembrada de que fui a primeira e única gravataense a ostentar o título de Miss Pernambuco. Fico honrada em poder participar como jurada desse concurso, que me deu a oportunidade de conhecer um mundo completamente diferente do que eu vivia, levando-me a trilhar caminhos que me mostraram novos horizontes e perspectiva de vida melhor.
----------
Blog - Daquela época o que ficou, qual o aprendizado e o que você sentiu mais falta?
AC - Daquela época ficou-me a emoção de chegar a minha cidade natal e ser recebida pelos amigos, conhecidos e população em geral, com aplausos carinhosos e demonstração de afeto, o que jamais esquecerei.
----------
Blog - Estar de volta, em sua terra natal, e de volta ao cenário, desta vez como jurada, qual é o peso maior?
AC - Com certeza o peso maior é estar de volta como jurada do concurso, pois me foi atribuída uma responsabilidade muito grande de julgar e contribuir para a escolha da melhor representante do Estado de Pernambuco.
----------
Blog - E a saudade da família, como você lida com isso, e como é estar de volta depois de tanto tempo?
AC - Ficarei em Gravatá apenas três dias, durante os quais buscarei aproveitar da melhor maneira possível junto à minha família e amigos, para matar a imensa saudade. Além, é claro, de me preparar psicologicamente para ser jurada desse evento tão importante.
----------
Blog - E a vida de glamour continua, ou você se dedica apenas ao lar e os filhos?
AC - A vida de glamour ainda continua, só que de forma diferente. Continuo viajando e conhecendo lugares e pessoas interessantes, por conta do trabalho do meu marido, que atua na indústria petrolífera, e sempre que posso viajo com ele para congressos ao redor do mundo, que é sempre de um grande prazer e oportunidade de aprendizado cultural.
----------
Blog - O que você acha que mudou daquela época do concurso do Miss aos dias atuais? Qual conselho você daria às meninas que participam do concurso de beleza como uma porta para a vida de modelo e passarelas?
AC - Aos meus 20 anos eu vislumbrava ser uma manequim profissional, se possível internacional; atualmente, candidatas a manequim precisam começar muito cedo, com 12 a 13 anos de idade. O conselho que eu daria para candidatas ao concurso de Miss Pernambuco é de que nunca parem ou interrompam seus estudos, pois eles são a chave do conhecimento, do crescimento e do sucesso, tanto no plano pessoal quanto profissional, e que corram persistentemente atrás dos seus sonhos, buscando atingir o sucesso nas passarelas e felicidade em sua vida.


Ana Cristina Medeiros, na noite de 11/03/1989, quando foi eleita Miss Pernambuco 1989. (Foto: Jornal do Commercio, Recife, PE, 13/03/1989)

          Os detalhes do concurso Miss Pernambuco 1989 já foram focalizados aqui, na Sessão Nostalgia, e continuam on-line, nos arquivos de PASSARELA CULTURAL,

      Espero que todas as concorrentes aos concursos brasileiros de misses de 2010 possam assimilar bem os sábios conselhos de Ana Cristina, e que daqui a muito tempo o glamour em suas vidas possa continuar, embora de forma diferente, como continua na caminhada de Ana Cristina Medeiros Sguissardi, Miss Pernambuco 1989.

*****

Um comentário:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário do jornalista Muciolo Ferreira, via e-mail
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Bom Dia, Daslan!

Que prazer imensurável rever Ana Cristina de Medeiros, Miss Gravatá e Pernambuco 1989, na Sessão Nostalgia desta semana. É como fechar os olhos e revisitar os meses de março e abril que antecederam suas vitórias em Gravatá e na passarela do Clube Português, num dos mais bonitos e organizados concursos de msises de todos os tempos em Pernambuco.

Recordar primeiro como apresentador do Miss Gravatá, numa fria noite de março, quando a bela morena de beleza estonteante venceu outras nove candidatas locais e já despontava como uma séria candidata ao título estadual. Depois vieram os dias maravilhosos com as 24 candidatas já no Recife e hospedadas no Mar Hotel, com o convívio mais prolongado.

Em seguida à sua vitória foram mais 15 dias acompanhando ela em São Paulo, nos preparativos do Miss Brasil, como enviado especial do Jornal do Commercio para fazer a cobertura jornalística diária dos ensaios e dar todo o apoio à nossa miss.

Mas o melhor de tudo isso foi a amizade que ficou até hoje, não apenas com ela mas com seus familiares que residem em Gravatá e no Recife.

Ana Cristina de Medeiros foi a última Miss Pernambuco eleita na "Era Silvio Santos". Passou a coroa, mas não perdeu a majestade e entrou para a história das grandes divas da beleza que são imortalizadas semanalmente na Sessão Nostalgia.

Parabéns por mais um belo resgate dos bons tempos dos concusos de miss.

Que tenhas uma semana iluminada, extensiva a todos os leitores do Passarela Cultural.

Muciolo Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>