*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - O CONCURSO MISS UNIVERSO NOS ANOS DE 1959, 1969, 1979, 1989 E 1999

Daslan Melo Lima

               No próximo dia 23 de agosto, nas Bahamas, Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte, Miss Brasil 2009, estará ao lado de outras 83 lindas jovens do mundo inteiro disputando o cobiçado título de Miss Universo. A TNT irá transmitir o evento, assim como a Rede Bandeirantes de Televisão, ao vivo, a partir das 22 horas. A SESSÃO NOSTALGIA desta semana relembra um pouco do Miss Universo realizado há 50, 40, 30, 20 e 10 anos.

               O concurso Miss Universo teve início oficialmente em 1952. O Brasil começou a participar do mesmo a partir de 1954, quando a baiana Martha Rocha perdeu o título de Miss Universo para Miriam Stevenson, Miss Estados Unidos, por causa das lendárias duas polegadas a mais nos quadris.

               O Brasil já conquistou duas vezes o título de Miss Universo. Em 1963, com a gaúcha Ieda Maria Vargas, e em 1968, com a baiana Martha Vasconcellos. Para muitos, o correto é afirmar que o Brasil conquistou o título de Miss Universo três vezes. Antes de 1952, existiram concursos internacionais de beleza com a denominação de Miss Universo, sendo o de Galveston, Texas, Estados Unidos, o mais famoso. Em 1930, aconteceu um Miss Universo no Rio de Janeiro e a vencedora foi a gaúcha Yolanda Pereira, Miss Brasil, que concorreu com representantes de diversos países.

....................

HÁ 50 ANOS, MISS UNIVERSO 1959

               O concurso Miss Universo 1959 foi realizado no dia 24/07/1959, em Long Beach, California, Estados Unidos, com a participação de representantes de 30 países.


As cinco finalistas do concurso Miss Universo 1959, na foto da esquerda para a direita, foram: Vera Regina Ribeiro, Miss Brasil, quinto lugar; Terry Lynn Huntingdon, Miss Estados Unidos, terceiro lugar; Akiko Kojima, Miss Japão, primeiro lugar; Jorunn Kristjansen, Miss Noruega, segundo lugar; e Pamela Anne Searle, Miss Inglaterra, quarto lugar. (Foto-reprodução de imagem feita originalmente por Gervásio Batista, revista MANCHETE, 08/08/1959)

               Akiko Kojima era uma modelo elegante e meiga de 22 anos de idade e tornou-se a primeira asiática a conquistar a coroa de rainha da beleza universal. Tinha 1,67 de altura, 54 quilos, 94 cm de busto, 58,5 cm de cintura, 96,5 cm de quadris. O Brasil conquistou o quinto lugar com Vera Ribeiro, carioca, que tinha sido eleita Miss Brasil representando o então Distrito Federal, Rio de Janeiro.

....................

HÁ 40 ANOS, MISS UNIVERSO 1969

               O Miss Universo 1969 aconteceu em Miami Beach, Flórida, Estados Unidos, em 19/07/1969 , e dele participaram representantes de 61 países.


As 10 mais do Miss Universo 1969 em traje de banho. Na fila de trás, da esquerda para a direita: Miss Filipinas, Gloria Maria Diaz, eleita Miss Universo; Miss Áustria, Eva Von Rueber-Staier; Miss Finlândia, Harriet Marita Eriksson, segundo lugar; Miss Colômbia, Margarita Maria Reyes Zawadsky; e Miss Austrália, Joanne Barret, terceiro lugar. Na fila da frente, da esquerda para a direita: Miss Israel, Chava Levy, quarto lugar; Miss Estados Unidos, Wendy Jane Dascomb; Miss Peru, Maria Julia Mantilla Mayer; Miss Brasil, Vera Lúcia Fischer; e Miss Yugoslavia, Natasa Kosir. (Foto: www.pageantopolis.com)

               O Top 5 foi composto por :
Miss Filipinas, Gloria Maria Aspillera Díaz, primeiro lugar;
Miss Finlândia, Harriet Marita Eriksson, segundo lugar;
Miss Australia, Joanne Barret, terceiro lugar;
Miss Israel, Chava Levy, quarto lugar;
Miss Japão, Kikuyo Osuka, quinto lugar.

               Gloria Maria Diaz, Miss Filipinas, a vitoriosa, não figurava em nenhuma lista de favoritas. Vera Lúcia Fischer, hoje atriz famosa, nascida em Blumenau, eleita Miss Brasil representando o seu estado natal, Santa Catarina, ficou entre as semifinalistas. Eva Rueber-Staier, Miss Áustria, semifinalista, foi eleita em 27/11/1969, em Londres, Miss Mundo 1969.

....................

HÁ 30 ANOS, MISS UNIVERSO 1979

               O cenário do Miss Universo 1979 foi a cidade de Perth, na Austrália, em 19/07/1979, e contou com a presença de 75 candidatas.


As cinco finalistas do Miss Universo 1979, da esquerda para a direita: Miss Inglaterra, Carolyn Ann Seaward, terceiro lugar; Miss Suécia, Anette Marie Ekström, quinto lugar; Miss Venezuela, Maritza Sayalero Fernández, primeiro lugar; Miss Bermuda, Gina Ann Casandra Swainson, segundo lugar; e Miss Brasil, Martha Jussara da Costa, quarto lugar. (Foto: MANCHETE)

               Maritza Sayallero foi a primeira das cinco venezuelanas a ser eleita Miss Universo. As outras foram: Irene Saez (1981), Bárbara Palacios (1986), Alicia Machado (1996) e Dayana Mendoza (2008). 
               Após o momento da coroação da Miss Universo 1979, quando as câmaras de televisão encerraram a transmissão do evento, uma parte do palco desabou. Entre as dezoito participantes vítimas da queda estavam Carla Facio Franco, Miss Costa Rica; Lorraine Davidson, Miss Escócia, semifinalista; Dian Borg Bartolo, Miss Malta; e Fusin Tahire Dermitan, Miss Turquia. Miss Costa Rica teve contusões e as Misses Malta e Turquia sofreram lesões nas pernas.
               Duas misses do top 5 disputaram o Miss Mundo 1979: Gina Swainson, Miss Bermuda, e Carolyn Ann Seaward, Miss Inglaterra. Gina Swainson foi eleita Miss Mundo e Carolyn Seaward foi a segunda colocada.
               Martha Jussara da Costa era paulista e foi eleita Miss Brasil como representante do Rio Grande do Norte.

....................

HÁ 20 ANOS, MISS UNIVERSO 1989

               Cancun, no México, tornou-se o centro das atenções do mundo inteiro em 23/05/1989, quando 76 misses disputaram o titulo de Miss Universo 1989.


Angela Visser, Miss Holanda, Miss Universo 1989

As cinco finalistas do Miss Universo 1989:
1º Lugar: Miss Holanda, Angela Visser;
2º Lugar: Miss Suécia, Louise Drevenstam;
3º Lugar: Miss Estados Unidos, Gretchen Lynn Polhemus;
4º Lugar: Miss Polônia, Joanna Gapinska;
5º Lugar, Miss México, Adriana Abascal López Cisneros.

               Angela Visser, Miss Holanda, eleita Miss Universo, assim como Joanna Gapinska, Miss Polônia, quarta colocada, tinham participado um ano antes do Miss Mundo e não tinham conseguido nenhuma classificação.


O Brasil marcou presença com Flávia Cavacalcanti Rebêlo, Miss Ceará, baiana de nascimento, criada em Fortaleza. Flávia Cavalcanti não classificou-se entre as semifinalistas, mas destacou-se com o prêmio de melhor traje típico da competição. Acima, Flavia Cavalcanti em comercial do maiô Catalina. (Foto: MANCHETE,15/04/1989)

..................

HÁ 10 ANOS, MISS UNIVERSO 1999

               Em 26/05/1999, a cidade de Chaguaramas, em Trinidad & Tobago, reuniu 84 jovens de várias partes do mundo.


As três finalistas do Miss Universo 1999 (foto www.uoi.com). Da esquerda para a direita: Miss Filipinas, Miriam Redito Quiambao, segundo lugar;Miss Botswana, Mpule Keneilwe Kwelagobe, primeiro lugar; e Miss Espanha, Diana Nogueira González, terceiro lugar. Não houve anúncio do quinto e do quarto lugar, ficando Miss África do Sul, Sonia Raciti, e Miss Venezuela, Lucbel Carolina Indriago Pinto, na condição apenas de finalistas.

               Mpule Keneilwe Kwelagobe foi a terceira negra a conquistar o titulo de Miss Universo. As outras foram : Janelle Penny Commissiong e Wendy Fitzwilliam, em 1977 e 1998, respectivamente, ambas de Trinidad-Tobago. Mpule tinha participado do Miss Mundo 1997, sem ter obtido classificação. Sonia Baciti, Miss África do Sul, finalista no Miss Universo 1999, foi terceira colocada no Miss Mundo.


Renata Fan, gaúcha, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, hoje famosa apresentadora de televisão, não obteve classificação no Miss Universo 1999, mas no ano seguinte, em Seul, na Coréia, venceu 45 concorrentes e foi eleita Miss Mundo Universitária. (Foto: Revista Miss Brasil 2000, Gaeta Promoções e Eventos Ltda)

....................

A POUCOS DIAS, MISS UNIVERSO 2009

               Pouco importa a nacionalidade, o sotaque, a origem, a condição social e a cor da nova Miss Universo, a ser eleita nos próximos dias, no domingo, 23 de agosto de 2009. Importa que a sua personalidade, inteligência, beleza, simpatia, plástica e carisma formem um todo harmonioso e que tudo isso seja um detalhe excepcional que reflita sua beleza interior. Importa que saiba honrar o título de Miss Universo, não apenas por um ano, mas pela vida inteira. E que tenha a humildade de agradecer a DEUS por seu espírito ter encarnado num corpo lindo e numa cara linda a serviço de um planeta Terra mais humano, mais justo, mais iluminado.

*****

2 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de MUCÍOLO FERREIRA, via e-mail.
>>>>>>>>>>

Daslan,

você fez um belo resgate das misses vencedoras nos anos terminados em nove, 1959/69/79/89 e vamos tocer para que em 2009 a brasileira que representa o Brasil, ja que a outra conterrânea disputa pelo Canadá, traga a coroa para o hemisfério sul.

Particularmente, fiquei feliz por rever Vera Fischer. De todas as brasileiras focalizadas nos anos terminados em 9, foi a mais bonita. Vera Fischer tinha um rosto semelhante às deusas do cinema mundial e uma plástica perfeita para os padrões da época, corpo com medidas preferidas dos brasileiros, apesar de não ter figurado nas cinco finalistas do Miss Universo.

Também adorei reencontrar na Sessão Nostalgia a Flávia Cavalcante Rebêlo, com a qual tive o prazer de encontrar quase diariamente, tanto no saguão do Hotel Eldorado, situado na região central de São Paulo, como na Academia de Joyce, na Rua Oscar Freire, na semana que antecedeu o Miss Brasil, na última semana de março de 1989.

Os encontros não era casuais. Como eu era um dos coordenadores do Miss Pernambuco, de 1988/89, o Jornal do Commércio custeou passagens aérea, hospedagens e manutenção de uma semana para que pudesse acompanhar o certame, enviando notícias diáras sobre a participação da Miss Pernambuco, Ana Cristina de Medeiros.

Abraços,

Mucíolo.
>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

muito bom MAS A MISS ESPANHA DIANA NOGUEIRA FOI 2 LUGAR NO MISS UNIVERSE OU COMO ELES FALAM 1 FIRST RUNNER UP