*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - Taiomara do Rocio Borchardt, Miss Brasil Beleza Internacional 1981

Daslan Melo Lima

      No ano de 1981, as brasileiras alcançaram grande destaque nas passarelas dos maiores concursos de beleza do mundo: 
A gaúcha Adriana Alves de Oliveira, Miss Rio de Janeiro, eleita Miss Brasil no primeiro concurso promovido por Sílvio Santos, classificou-se em quarto lugar no Miss Universo, realizado em New York, Estados Unidos, em 20 de julho;
A paranaense Taiomara do Rocio Borchardt conseguiu ser vice Miss Beleza Internacional em Kobe, no Japão, em 06 de setembro;
A paulista Maristela Silva Grazzia foi a Londres e conquistou o quarto lugar no Miss Mundo, em 12 de novembro.


Taiomara do Rocio Borchardt, morena de Paranaguá, Miss Brasil Beleza Internacional 1981. (Foto: revista Fatos & Fotos)

      A morena Taiomara, vinte anos de idade, trabalhava como secretária quando foi convidada por Paulo Max para disputar o titulo de Miss Beleza Internacional. Convite aceito, contou com a assessoria e companhia de uma celebridade que já tinha vivido em Tóquio: a carioca Maria da Glória Carvalho, eleita em 1968 Miss Guanabara, terceira colocada no Miss Brasil e Miss Beleza Internacional.


Uma brasileira reina no Japão. A beleza morena de Taiomara conquistou os japoneses de Kobe. (Foto: Fatos & Fotos). Eram quarenta e duas concorrentes. Taiomara venceu na cidade de Kyoto a competição de Miss Elegância e dois dias depois quase era eleita a mais bela, perdendo apenas para a loura australiana Jenny Annet Dereck.


Taiomara tinha esperança de, pelo menos, ficar entre as quinze semifinalistas e ficou surpresa com o segundo lugar. (Foto: Fatos & Fotos)

"A vitória pelo que representava, significava muito. Mas o alto preço que me custaria, sob o aspecto humnao, me aturdia", confessou Taiomara do Rocio Borchardt, a Tarlis Batista de MANCHETE.
"Me apavorei, confesso, quando as outras candidatas começaram a ser afastadas e fui me aproximando do título de Miss Beleza Internacional."
"Eu tinha medo de ganhar."
Mas, ficando em segundo lugar e sendo uma das misses que mais se destacou, os compromissos começaram a chover.
"Dentro do possível tentarei fazer com que as mudanças não sejam profundas. Dizem que vai ser difícil, mas estou disposta a pagar para ver."
Por isso mesmo, pretende passou a maior parte do tempo possível na sua Paranaguá.
(Recorte da revista Manchete, 31/10/1981, parte de um dos meus álbuns sobre concursos de misses)


O Top 3 do Miss Beleza Internacional 1981. Da esquerda para a direita: a irlandesa Michaelle Roca (terceiro lugar), a australiana Jenny Annet Dereck (primeiro lugar) e a brasileira Taiomara do Rocio Borchardt (segundo lugar). (Fatos & Fotos)

      Em 11 de novembro de 1981, a revista Veja publicou a foto acima, onde a imagem de Taiomara ilustrava uma matéria sobre seu entusiasmo em abraçar a carreira política.

      Revendo as páginas de um dos meus álbuns de recortes, e fazendo uma releitura do depoimento que Taiomara concedeu a Tarlis Batista, acredito que Taiomara optou mesmo por levar uma vida tranquila, onde não houvesse mudanças profundas.

      Taiomara do Rocio Borchardt teve medo de ganhar o Miss Beleza Internacional 1981 para não pagar o alto preço que isso lhe custaria, mas permaneceu na memória dos japoneses como uma das mais belas misses que o Brasil já enviou para disputar o concurso Miss Beleza Internacional.

*****

6 comentários:

Misses na Passarela disse...

Parabéns Daslan, mais uma vez, pela sua "Sessão Nostalgia"! Esta com Taiomara está belíssima, pois nos remete a outra beleza ímpar, que é Martha Jussara da Costa, Miss Brasil Universo 79. Abraços

DASLAN MELO LIMA disse...

Evandro, bem oportuna sua comparação.
Só agora é que despertei para a semelhança existente entre Taiomara do Rocio Borchardt e Martha Jussara da Costa, Miss Brasil, quarta colocada no Miss Universo 1979.
Um abraço, direto da chuvosa noite pernambucana.
Daslan Melo Lima

Vera Lúcia disse...

Daslan, parabéns pela matéria. Taiomara foi vice no Japão, mas não tem-se muita notícia sobre ela. E como Evandro disse, Taiomara faz lembrar muito nossa Miss Brasil Universo 1979,Martha Jussara da Costa, que hoje está completando 30 anos de sua participação no Miss Universo com um honroso 4º lugar.
Abraços de sua leitora assídua.

Anônimo disse...

Adorei sua materia a meu respeito.Sou Taiomara Borchardt Araujo, resido em Porto Alegre e tenho 3 filhos.Esta época foi muito imortante para mim,realizei muitos sonhos e principalmente pude representar meu País no Japão.É motivo de muito orgulho para meu marido e meus filhos todos os comentários postados.Agradeço sua atenção e renovo meus votos de muito sucesso .

Unknown disse...

Pela primeira vez vejo a pessoa de quem minha mãe me deu o nome de Tayomara.
Hoje, vendo a historia da Taiomara fico muito feliz, que assim como ela também fui miss e hoje sigo a carreira de blogueira de moda!!!! Como pode, o mesmo nome seguir o mesmo caminho voltado a moda!!! Feliz feliz.
Tay Gomes

Anônimo disse...

Puxa Taiomara, como o tempo voa. Meu nome é Clovis, conheci você no Santa Monica Clube de Praia, está lembrada? Ultima vez que conversamos foi na missa do Papa João Paulo II no Centro Cívico em Curitiba. Vi tuas fotos mais recentes, você continua bonita e a mesma morena simpática de anos passados. Tentei encontrá-la no facebook, mas não consegui. Sei que está casada, tem filhos e desejo para você continuação junto aos teus, dessa caminhada maravilhosa que a vida trouxe a você.
Felicidades morena Taiomara
Jose Clovis