*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de fevereiro de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - LIA PIRES DE CASTRO, A GRACE KELLY DO CEARÁ

Daslan Melo Lima

      Hotel Quitandinha, Petrópolis, 22 de junho de 1957. Era quase meia noite e o público impaciente queria que o concurso Miss Brasil 1957 começasse, pois a festa tinha sido agendada para ter início às 21 horas. Alguém teve a idéia de protestar pelo atraso jogando um balde de gelo em direção do palco e uma das pedras atingiu a testa de Clóvis Salgado, Ministro da Educação, membro da comissão julgadora. Enfim, vinte lindas jovens entraram na passarela e os aplausos entusiasmados invadiram o espaço.


As torcidas organizadas estiveram a postos. Miss Minas Gerais foi a mais aplaudida, e os aplausos vinham principalmente das galerias, onde mais se concentrou a colônia mineira. 
Miss Ceará teve sua torcida liderada pelo Ministro Parsifal Barroso, Governador Paulo Sarazate e Deputado Carlos Jereissati, todos numa só mesa, com as famílias.  
(Revista Manchete, 29/06/1957)

     Naquele 22/06/1957, uma nordestina encantou o Brasil, Lia Pires de Castro, Miss Ceará.
..........
 
Lia Pires de Castro na passarela do Náutico Atlético Cearense, Fortaleza-CE, 11/05/1957, eleita Miss CE 1957 representando os clubes elegantes unidos da capital cearense. 


Lia Pires de Castro, Miss Ceará 1957, vestindo o maiô Catalina com o qual desfilou no Quitandinha. (Manchete, 06/07/1957). 
..........
 
A cearense Lia Pires de Castro tinha um rosto que lembrava as fisionomias de Grace Kelly e Ingrid Bergman. Em certas ocasiões, o público aplaudia Lia e gritava pelo nome de Grace Kelly. 
..........

      A responsabilidade de eleger a Miss Brasil 1957 coube a uma comissão julgadora composta pelas seguintes pessoas : Clóvis Salgado, Ministro da Educação; Herbert Moses, presidente da Associação Brasileira de Imprensa; Accioly Neto, teatrólogo e diretor da revista O Cruzeiro; Maria Helena Raja Gabaglia, socialite ; Mena Fiala, modista; Francisco Olympio de Oliveira, diretor dos Laboratórios Leite de Rosas; Carlos Machado, empresário da noite carioca; Alfred Bluhm, presidente da indústria de maiôs Catalina; Harry Stone, vice-presidente da Motion Picture Association para a América Latina, considerado embaixador de Hollywood no Brasil; Jacinto de Thormes, cronista social; e Reinaldo Reis, Chefe de Gabinete do Prefeito do Distrito Federal.

      Lia Pires de Castro ficou em 4º lugar no Miss Brasil 1957, concurso que deu o 1º Lugar a Terezinha Gonçalves Morango, Miss Amazonas, que em Long Beach conquistou o segundo lugar no Miss Universo. As demais finalistas do Miss Brasil 1957 foram: Maria Dorotéia Antunes Neto, Miss Minas Gerais, 2º lugar; Sandra Hervê, Miss Rio Grande do Sul, 3º Lugar; e Karin Japp, Miss Paraná, 5º lugar.
..........
Grace Kelly (1919-1982)
_________


Lia Pires de Castro, acima, a mistura brasileira perfeita de Grace Kelly e Ingrid Bergman. (Foto-reprodução da Revista do Globo, acervo de Evandro Silva). 


Ingrid Bergman (1915-1982)________ 
           ..........


      Lia Pires de Castro, Miss Ceará 1957, quarta colocada no Miss Brasil 1957,  a Grace Kelly do Ceará, não tornou-se estrela de cinema e não casou com nenhum príncipe. Bastou sua beleza, sua classe e a aura mágica de um título de Miss para ganhar um lugar eterno nos corações dos cearenses.


*****

2 comentários:

Anônimo disse...

Daslan,

acabei de ver a Sessão Nostalgia com Lia Pires de Castro, Miss Ceará 1957, e postei um comentário. Obrigado pela atenção.

Em tempo: você deveria, vez por outra, requentar algumas das Sessões Nostalgia conforme o quantitativo de acessos, o interesse e os pedidos para reedição. O que achas?

Pelo menos vc teria um trabalho a menos.

Bj,

Muciolo Ferreira
Recife-PE

Anônimo disse...

É!Impressionante.Também acho incrível seus retornos aos concursos anteriores e homenagens às Misses q se tornaram eternas.Abraços,Japão.PS:Este ano Tabira vai bem...E aquela "japonesinha"?Não vai concorrer mais?